A importância de manter ambientes bem ventilados e iluminados

13 de abril de 2020

As medidas de quarentena e isolamento nos obrigaram a nos afastarmos de ambientes externos e ensolarados. Nos limitou a pratica atividades ao ar livre e sentir aquela brisa deliciosa no rosto.

Enquanto não podemos retornar a rotina, nos adaptemos a ela!

Tente aproveitar os raios que invadem sua janela, seja a hora que for. Aproveite esses momentos para dar aquela pausa e medite. Tome seu chá ou café e faça planos.

Sabemos que alguns minutos de sol são capazes de transformar nosso humor, aumentam os níveis de serotonina, e com isso melhoram nossa imunidade.

São muito importantes na nossa saúde física e mental.

Trabalho realizado em 2014 com trabalhadores mostrou que aqueles que se sentavam próximo da janela, portanto tinham exposição solar em parte do dia, tinham um sono mais tranquilo do que aqueles que ficavam em ambientes totalmente fechados. Isso ocorre porque o sol auxilia no ritmo circadiano.

A serotonina, hormônio que auxilia muito no nosso humor, tem relação direta com a exposição solar promovendo redução no índice depressivo. Situação muito comum nas condições de confinamento.

Ainda sabemos que a vitamina D é produzida através do seu contato direto na pele por cerca de 20 minutos, sendo fundamental no metabolismo ósseo.

Outro fator importante e a ventilação. Ambientes fechados dificultam a circulação de ar, comprometendo a qualidade naquele ambiente.

Mantenham as janelas abertas, a fim de que haja uma reciclagem desse ar.

Porém se precisar sair de casa, seja para trabalhar ou por motivo essencial, utilize a máscara facial.

Também não se esqueça dos cuidados de higiene que fazem parte da nossa rotina atual- lave as mãos por cerca de 30-40 segundos, na sua impossibilidade, utilize o álcool em gel.

Referencias                                                        

https://www.uptodate.com/contents/vitamin-d-and-extraskeletal-health?search=the%20benfic%20sun%20and%20health&source=search_result&selectedTitle=2~150&usage_type=default&display_rank=2

Relationship between Sleep Duration, Sun Exposure, and Serum 25-Hydroxyvitamin D Status: A Cross-sectional Study.

Choi, Ji Ho;  Lee, Bora;  Lee, Jae Yong;  Kim, Chang-Hoon;  Park, Bumhee;  Kim, Dong Young;  Kim, Hyun Jun;  Park, Do-Yang.

Sci Rep ; 10(1): 4168, 2020 Mar 06.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]