Atenção à evolução dos seus sintomas

13 de abril de 2020

Estarmos bem nutridos é um fator muito importante para o adequado funcionamento do nosso sistema de defesa. Diferentes micronutrientes como vitaminas e minerais estão envolvidos em diferentes etapas e funções do nosso sistema imunológico.

Uma vez que você deve ficar isolado, o ideal é que alguém lhe auxilie com as compras (um parente, amigo ou vizinho), para que você não saia de casa neste período. Você pode ainda recorrer a serviços de delivery de surpermercados. Em ambos os casos, você não deve ter contato com o entregador. Se você precisar sair, não esqueça de usar máscara. Programe as refeições dos próximos dias para centralizar tudo em apenas uma compra, se possível.

Hidratação

Mantenha-se hidratado, consumindo 2 a 3 litros de água por dia. A água é uma substância essencial para várias vias do nosso metabolismo. No caso de pessoas com infecções, é ainda mais importante. Infecções virais tendem a causar desidratação por diversas vias, incluindo febre, sudorese, vômitos e diarreias.

O adequado consumo de líquidos favorece ainda a manutenção de uma pressão arterial adequada, a correta depuração do sangue pelos rins e fígado e a manutenção da fluidez de secreções respiratórias, com sua melhor eliminação.

Alimentação

Muitas vezes, diante de um quadro viral, passamos a cursar com diminuição do apetite. No caso da infecção pela COVID-19, este problema pode ser agravado pela perda momentânea dos sentidos de olfato e paladar.

Mas é muito importante que você tente manter uma alimentação adequada e balanceada, mantendo a ingestão de calorias e micronutrientes.

Por isso, mantenha uma rotina alimentar, com horário para as principais refeições e lanches, com alimentos variados. Priorize aqueles minimamente processados e de fácil digestão.

A ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) destaca os efeitos benéficos dos tratamentos das deficiências específicas referentes às vitaminas A, D, C, zinco e selênio na evolução da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por infecções virais. Mas salienta que apesar de um efeito benéfico da manutenção de níveis adequados destes nutrientes, eles não constituem um tratamento específico.

O que evitar

Durante sua recuperação, evite frituras, comidas pesadas, alimentos ultraprocessados ou de origem suspeita.

Bebidas alcoólicas também não devem ser consumidas neste período.

Se você tiver dúvidas, não hesite em nos telefonar no 0800 591 6091 e falar com um de nossos consultores de saúde.

Fonte

Ministério da Saúde. “ Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 na Atenção Especializada.” Brasília: Ministério da Saúde, 2020[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]