Atendimento médico pelo telefone: como funciona e por que investir?

31 de agosto de 2021
Atendimento médico pelo telefone

As inovações na área da saúde vêm ganhando espaço nos holofotes, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19. Nesse cenário, o atendimento médico pelo telefone se tornou um protótipo da revolução digital, que chegou trazendo vários benefícios aos envolvidos — sejam eles os usuários ou os gestores dos serviços de saúde.

Embora o atendimento remoto pareça ser exclusivo do mercado privado, o setor público também pode se beneficiar dele. Afinal, a medicina a distância oferece grandes possibilidades para fortalecer a saúde pública; a agilidade nos atendimentos, o fato de reduzir visitas ao PS e a consequente diminuição de filas são exemplos de melhorias com o uso da telemedicina.

Separamos, a seguir, alguns recursos e benefícios que o atendimento pelo telefone oferece para solidificar ainda mais a saúde pública. Continue lendo e se informe melhor sobre o assunto!

Como funciona o atendimento médico pelo telefone?

O atendimento por telefone geralmente funciona com uma central de orientação para o paciente. É um sistema que deve disponibilizar um canal direto e seguro entre pacientes e profissionais da saúde.

Um exemplo de atendimento médico pelo telefone é o Ligue Saúde, da Sharecare. Nele, o solicitante é atendido inicialmente por um enfermeiro capacitado para fazer a triagem do atendimento. O especialista identificará o problema e conduzirá o paciente ao serviço de saúde específico para aquele tipo de tratamento. O atendimento de triagem do problema de saúde é baseado em evidências científicas e melhores normas internacionais.

O canal atende todo o tipo de queixa do paciente em relação à sua saúde, como, por exemplo, as queixas agudas e dúvidas sobre medicamentos. Em casos de necessidade, um médico segue com o atendimento — e, se a situação for mais grave, o serviço de ambulância será acionado.

Após o primeiro atendimento de triagem e as orientações necessárias, ocorre um segundo contato para atualização sobre a evolução do problema. Esse novo contato tem o objetivo principal de saber se o paciente melhorou, se piorou ou se manteve a queixa inicial. Caso necessário, serão dadas novas recomendações e, conforme a evolução, será atualizada a conduta.

Quais são os diferenciais da solução da Sharecare para atendimento médico por telefone?

A Sharecare é uma empresa líder em gestão de saúde populacional. Nosso foco é a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. Utilizamos as melhores plataformas digitais, com soluções e programas de atenção primária e coordenação de cuidados efetivos. Separamos, a seguir, os 3 principais diferenciais da Sharecare para a saúde pública. Confira!

1. Disponibilidade em tempo integral

Pensando na máxima de que “doença não tem hora para aparecer”, a Sharecare também não tem horário determinado para atendimento. Por isso, o nosso sistema de atendimento a distancia está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O objetivo é minimizar o impacto de imprevistos e estar sempre à disposição, especialmente para queixas agudas — que levam o paciente ao pronto-socorro em qualquer horário do dia.

2. Atendimento em qualquer situação

O atendimento é o primeiro contato com o paciente para a solução do seu problema de saúde. Por isso, a primeira impressão do usuário precisa ser positiva e transmitir segurança. Pensando nisso, nós desenvolvemos um atendimento completo para atender a todas as necessidades dos pacientes.

Alguns exemplos de queixas que podem surgir no teleatendimento são dúvidas sobre medicamentos já prescritos ou sobre onde se encaminhar com determinada queixa. Quando o paciente não conta com o serviço por telefone, sua primeira opção é procurar por um atendimento presencial, especialmente no pronto-atendimento (que nem sempre é o ideal para a sua queixa).

3. Triagem do atendimento via enfermeiro

O programa de atendimento por telefone conta com um atendimento personalizado e de qualidade com o enfermeiro. Ele atuará no primeiro contato com o paciente e o encaminhará ao serviço de saúde mais adequado para o seu problema. Isso proporciona uma experiência mais fluida e contribui para o aprimoramento com os cuidados de saúde.

Assim, o enfermeiro identifica se o usuário está em situação de crise e se existe a necessidade de um atendimento presencial. Esse procedimento possibilita que, sem sair de casa, o paciente possa, em alguns casos, encontrar a solução para seu problema. Isso diminui os riscos de contaminação de outras doenças no ambiente hospitalar e reduz os custos com atendimentos presenciais.

Quais são as vantagens que esse processo oferece?

A facilidade em receber orientações de enfermeiros e tratar com um médico a distância contribui para melhorar o autocuidado com a saúde e bem-estar. Em casos de internações (por exemplo, após a desospitalização), o programa faz contato com o paciente para saber se ele está seguindo as orientações médicas. Isso pode gerar uma grande redução no número de reinternações e, consequentemente, uma diminuição de custos para o setor público.

A seguir, destacaremos os principais benefícios do atendimento por telefone, tanto para o paciente quanto para os gestores. Confira.

Para o paciente

Em tempos de pandemia, as idas aos postos de atendimento aumentam as possibilidades de contaminação. Se o paciente estiver com uma dor de cabeça simples, por exemplo, talvez o problema possa ser resolvido por meio de uma ligação telefônica.

Assim, o paciente terá mais agilidade e poderá ser atendido no conforto de sua casa, de forma segura e prática. Todas as ligações são atendidas, pois a chamada será direcionada para um call-back se os enfermeiros estiverem ocupados. Assim, o sistema encaminha a pessoa para o próximo atendente disponível sem a necessidade de o paciente refazer a ligação.

Para a gestão

A Sharecare disponibiliza para seus clientes uma análise detalhada do perfil da sua população, favorecendo o acompanhamento dos pacientes. Além disso, como já mencionamos, um dos objetivos do programa é desafogar os centros de urgência e emergência, um problema unânime nos setores público e privado.

A longo prazo, também podemos citar o melhor controle de doenças crônicas (devido ao encaminhamento correto de pacientes não agudos) e a redução de gastos em saúde. Além disso, objetivamos aumentar a satisfação dos pacientes com a rede assistencial.

Com o atendimento médico pelo telefone, conseguimos aliar o melhor da tecnologia atual com um atendimento de qualidade para a população. Nesse contexto, contar com uma parceira de qualidade pode fazer total diferença. Além do Ligue Saúde, a Sharecare oferece uma série de soluções para a gestão em saúde, com uma atenção especial para o setor público.

Se você quer saber mais sobre elas, por que não entra em contato conosco? Estamos à disposição para conhecer você melhor e sanar suas dúvidas sobre nossos serviços.