Quais são os prós e contras do avanço da tecnologia na saúde

13 de outubro de 2021
avanço da tecnologia na saúde

A Transformação Digital, conhecida também como Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, trouxe um conjunto de novos recursos que podem ser aplicados em diversas áreas da sociedade. Por esse motivo, é possível observar um significativo avanço da tecnologia na saúde, trazendo ótimas ferramentas para os cuidados com o bem-estar.

A inovação na saúde tem sido cada vez mais possível por conta dos novos recursos digitais e da maior facilidade ao acesso a informações que podem ajudar na oferta de serviços mais humanizados e de qualidade.

É assim que a tecnologia tem apoiado diversas questões, inclusive a manutenção da vida: oferecendo novas possibilidades e um olhar mais atento para o potencial das inovações. Atualmente, as ferramentas digitais já estão inclusas na maioria das atividades da sociedade e isso faz com que a área da saúde possa integrar tendências tecnológicas com melhorias no setor.

Para refletir sobre o assunto, neste post, vamos ressaltar os principais prós e contras do avanço da tecnologia na saúde. Acompanhe para saber mais!

Contras

De fato, como praticamente tudo na vida, existem algumas desvantagens do aumento do uso da tecnologia em todos os setores da sociedade, inclusive na saúde. É preciso levá-las em consideração para encontrar soluções que promovam um uso equilibrado desses recursos digitais, impedindo que possam trazer prejuízos ao bem-estar das pessoas.

A seguir, listamos alguns dos principais aspectos negativos do avanço da tecnologia!

Aumento da distração

Uma das principais críticas em relação ao aumento do uso da tecnologia é o fato de que esses recursos causam mais distração. Com mais facilidade de acesso à internet, as pessoas podem ter contato com uma maior quantidade de informações, o que aumenta o nível de distração.

No entanto, esse novo contexto requer a adaptação ao uso dos recursos tecnológicos. É possível aprender a aproveitar a grande disponibilidade de informações sem deixar que esse seja um fator de distração.

Desregulação do sono

O uso de mais ferramentas tecnológicas no dia a dia faz também com que as pessoas tenham mais contato com telas digitais. Esses monitores, como os de computadores, tablets, smartphones e TVs, emitem uma maior luminosidade, que interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono.

Além disso, o acesso ampliado a informações faz com que a mente tenha a tendência de se manter ligada por mais tempo, causando desregulação do sono. Assim como o problema anterior, esse ponto negativo tem solução.

Existem opções de filtro de luz azul na maioria dos dispositivos eletrônicos, que podem ser ativadas à noite. Além disso, é indicada uma rotina higiênica de sono, na qual se cria o hábito de se desconectar de dispositivos eletrônicos algumas horas antes de dormir, diminuindo o contato com telas que emitem esse tipo de iluminação.

Prós

Em contrapartida, o avanço da tecnologia na saúde e em demais setores da sociedade traz diversos benefícios que podem ser muito bem aproveitados. Por conta disso, a digitalização tem sido cada vez mais incentivada, justamente pelas vantagens serem maiores que as desvantagens.

Inclusive, os pontos positivos do uso da tecnologia podem ajudar a contrabalançar os prejuízos que o aumento do consumo de informações traz. Afinal, por meio da internet, é possível se informar de maneira muito mais prática e encontrar soluções que ajudam a prevenir danos e a fazer um uso mais saudável dos recursos disponíveis.

A seguir, confira por que vale a pena investir cada vez mais na saúde 4.0 e no desenvolvimento tecnológico! 

Otimização do tempo

Diversos softwares e programas permitem que algumas atividades sejam automatizadas, de modo que a rotina na área da saúde seja facilitada. Isso garante uma maior otimização do tempo, que pode ser aproveitada para aprimorar os atendimentos.

Tudo isso é possibilitado pela melhor gestão de dados, que é decorrente da aplicação nas instituições de saúde de tecnologias como o Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial.

Um exemplo prático é o prontuário eletrônico, que oferece a possibilidade de informação integrada aos diferentes profissionais da saúde, sendo possível obter o histórico de um determinado paciente de maneira facilitada e oferecer melhores diagnósticos em menos tempo.

O armazenamento em nuvem é outra vantagem que garante uma boa otimização de tempo, tendo em vista que é possível encontrar documentos com mais facilidade e de qualquer lugar, desde que haja acesso autorizado. Além disso, esse recurso permite que os dados sejam guardados com mais segurança.

Diagnósticos mais precisos

A tecnologia aplicada na saúde também oferece diagnósticos mais precisos. Ferramentas de desenvolvimento digital têm sido aplicadas, por exemplo, em exames de imagem, possibilitando melhores resultados de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Com acesso a dados mais detalhados sobre as condições de saúde dos pacientes, os profissionais da saúde são capazes de realizar diagnósticos mais precisos e iniciar tratamentos mais adequados.

A telemedicina também tem auxiliado no diagnóstico e no tratamento de pacientes, mesmo a distância. Esse recurso faz com que serviços especializados de saúde possam chegar também às regiões afastadas dos centros urbanos, de modo que uma maior população tenha acesso aos cuidados com o bem-estar.

Foco na prevenção

Os avanços tecnológicos têm chamado a atenção para uma nova tendência na área da saúde: a Medicina Preventiva. Além de gerarem economia financeira e de tempo, medidas de prevenção a doenças colaboram para a promoção de bem-estar e qualidade de vida na sociedade.

Um exemplo é o teste genético que permite que pessoas encontrem genes BRCA1 e BRCA2, que apontam indícios de maior propensão a câncer de mama e de ovário, por conta da hereditariedade. Desse modo, é possível realizar a prevenção antes do surgimento das doenças crônicas em mulheres.

A Transformação Digital traz um conjunto de aspectos positivos que permitem inovações nos cuidados com a saúde. Não é à toa que a Sharecare faz parte do avanço tecnológico. Adotando práticas de gestão de saúde tecnológica, a nossa proposta é trazer soluções que auxiliem na oferta de bem-estar.

Como visto, o avanço da tecnologia na saúde traz diversos benefícios que se sobrepõem aos aspectos negativos. Por esse motivo, incentivar a digitalização dos serviços e apostar nas inovações é fundamental para promover bem-estar e qualidade de vida a um maior número de pessoas. E a Sharecare tem alternativas tecnológicas que podem contribuir para um gestão de saúde mais eficiente.

Quer saber como aproveitar os benefícios do avanço da tecnologia na saúde? Então, entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços e entenda como aplicá-los ao seu contexto! 

Panorama sobre os custos da obesidade para o sistema de saúde brasileiro