O investimento em programas de gestão de saúde é uma das principais estratégias das operadoras para reduzir custos com os planos. Nesse sentido, um dos grandes desafios a serem enfrentados é a recorrência dos quadros clínicos após a internação — e é exatamente esse o foco do programa Alta Hospitalar Sharecare.
Com foco específico na redução das reinternações, essa iniciativa traz resultados extremamente positivos em diferentes países. Para mostrar como isso funciona e os benefícios para as operadoras de saúde, conversamos com a Dra. Ana Claudia Pinto, médica e especialista em Gestão de Qualidade de Vida, que compartilhou conosco seu conhecimento sobre o programa. Confira!
O Alta Hospitalar Sharecare é um programa desenvolvido com o objetivo de reduzir os casos de reinternação após a liberação do paciente. Sua implementação no Brasil segue o sucesso alcançado nos Estados Unidos. Como explica a Dra. Ana Claudia Pinto, o diferencial do programa vem de uma longa experiência, já que ele é fruto do “know how da Sharecare dos EUA, que conta com 35 anos de aprendizado“.
O funcionamento é bem simples. A Sharecare oferece uma equipe de especialistas que acompanha a recuperação de um paciente depois que ele recebe alta e deixa a clínica ou o hospital. Na prática, as pessoas nem sempre seguem as orientações médicas por falta de conhecimento ou de incentivo.
Consequentemente, a Sharecare percebeu que a melhor forma de evitar que o quadro voltasse a se agravar — e, é claro, diminuir internações — é dar um suporte adequado a essas pessoas. “São situações em que eu sei que a pessoa tem uma chance maior de reinternação por uma questão que pode ser muito simples de ser evitada”, conta a Dra. Ana Claudia.
O que motivou a criação do programa foi justamente o conhecimento da Sharecare sobre esse assunto. Entretanto, é preciso ter em mente que o objetivo não é simplesmente reduzir o uso do plano.
“O grande objetivo do programa é evitar reinternação nos próximos 30 dias“, explica a Dra. Ana Claudia, “e não evitar reinternação necessária. A gente trouxe uma lista de procedimentos das situações em que vale a pena fazer esse tipo de intervenção”, ela adiciona. O foco, então, continua sendo o bem-estar do paciente.
O acompanhamento é feito por diferentes canais de atendimento (telefone e ChatBot). “A enfermeira liga, conversa com a pessoa, verifica se ela tem alguma dúvida, se precisa de algo”. É um suporte bastante simples, mas que faz toda a diferença — principalmente quando a pessoa não entende muito bem as orientações médicas ou não tem a rede de apoio de que precisa.
A Dra. Ana Claudia dá um exemplo: “se a pessoa não souber onde comprar o remédio, a enfermeira ajuda. Às vezes, são coisas simples que a pessoa ainda não tem os elementos para resolver e acaba complicando”. A base desse trabalho, por sua vez, foi desenvolvida considerando cinco áreas sensíveis:
Os benefícios, como mostraremos a seguir, são muitos.
Um ponto importante é que o Alta Hospitalar Sharecare traz benefícios para o paciente e a própria operadora do plano de saúde. Veja quais são as vantagens que mais se destacam.
O Alta Hospitalar ajuda a reduzir custos com saúde ao colaborar com a melhora definitiva do paciente. Isso acontece “porque ele traz um maior retorno sobre investimento com um programa relativamente simples para evitar algo muito complexo que é a operação”, esclarece a Dra. Ana Claudia.
O programa ajuda a diminuir internações, algo que representa um grande alívio para os pacientes que recebem alta e para as operadoras de saúde, que arcam com parte dos custos. Vale lembrar que estamos falando de um dos gastos mais consideráveis dentro dos serviços oferecidos. Por isso, reduzir a readmissão é uma grande vitória.
Somado a isso, as orientações dadas ajudam as pessoas a desenvolverem o autocuidado.
O Alta Hospitalar ajuda os pacientes a seguir as orientações médicas, mas também oferece um olhar apurado para detectar a necessidade de um retorno à clínica. Isso faz com que as pessoas usem os canais adequados de atendimento — evitando, por exemplo, ir ao Pronto-Socorro quando o certo é agendar um retorno com o especialista.
O beneficiário se sente muito mais satisfeito quando sabe que conta com uma equipe capacitada para ajudá-lo. Essa boa experiência leva a uma valorização do atendimento e, consequentemente, do próprio plano de saúde.
A Sharecare é especialista em gestão de saúde populacional. Sua plataforma de serviços conta com uma série de soluções — além do Alta Hospitalar, podemos destacar soluções como o Coaching Preventivo, a Modelagem Preditiva, a central de atendimento Ligue Saúde e programas com focos mais específicos (saúde mental, envelhecimento saudável, gestão de crônicos etc.).
Um dos fatores que transformou a Sharecare em referência internacional no assunto é seu investimento em inovação e tecnologia. O Aplicativo Sharecare, por exemplo, é uma ferramenta individual que facilita o acesso do usuário às informações que ele precisa sobre sua saúde e os próprios serviços que utiliza.
O dashboard gerencial, por sua vez, é uma ferramenta que facilita a gestão realizada pela empresa. Neles, você encontra relatórios populacionais e outros recursos para que a operadora tenha um panorama mais claro da saúde da população. Esses dados ajudam a identificar as demandas que merecem maior atenção.
Com a Modelagem Preditiva, por exemplo, a operadora entende melhor os perfis de risco e adota medidas de prevenção, evitando os problemas de saúde. O resultado é o fortalecimento do bem-estar e da saúde dos beneficiários — algo que gera reconhecimento, por parte deles, e uma importante redução de custos para a empresa.
Então, agora que você já conhece o Alta Hospitalar, adote esse tipo de solução na sua empresa e conquiste resultados ainda melhores com a gestão desses recursos. Os benefícios, como você pôde ver, são muitos!
Se quer entender como isso pode ser feito no seu contexto específico, entre em contato com a Sharecare e fale com quem mais entende do assunto!