O clima organizacional na empresa influencia a saúde do colaborador?

14 de julho de 2020
clima organizacional

O clima organizacional é um conjunto de elementos que indicam o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa: política interna, relação com a liderança, alinhamento com os valores da instituição, relacionamento com os colegas de trabalho, modelo de gestão etc.

É uma espécie de “sensação coletiva” em relação ao bem-estar, que vai muito além da remuneração e abrange todos os âmbitos da empresa, incluindo líderes, colaboradores e até mesmo clientes. Além disso, o clima organizacional tem uma influência direta na saúde no trabalho e na produção da empresa.

Neste artigo, vamos mostrar como o clima organizacional pode afetar a saúde do trabalhador e como isso impacta na produtividade e, consequentemente, nos resultados da empresa. Confira a seguir!

Qual é a influência do clima organizacional sobre a saúde e a produtividade dos funcionários?

O clima organizacional pode aumentar ou diminuir a disposição em trabalhar, além de impactar na saúde. Saiba mais a seguir!

Estado físico e mental

Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Além disso, enquanto sociedade, nossas atividades refletem em quem somos e em qual é a nossa relação com o mundo. Por isso o clima organizacional está diretamente relacionado com o estado físico e mental dos colaboradores.

Ambientes de trabalho que priorizam resultados e métricas antes de olhar para o bem-estar dos seus funcionários tendem a criar um sentimento de insatisfação global, impactando negativamente na saúde do colaborador.

Assim, em vez de aumentar a produção e contribuir para a geração de valor da empresa, a cobrança excessiva acaba interferindo no bem-estar, prejudicando a produtividade e consequentemente impactando no faturamento.

Como exemplo, podemos citar a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Ela é um transtorno emocional que acontece quando o funcionário é exposto a um ambiente prejudicial, levando ao esgotamento físico, mental e até mesmo desencadeando quadros de ansiedade, crises de pânico e depressão.

Relações interpessoais

Outro ponto chave é a forma como os colaboradores se relacionam. Além desse aspecto estar ligado diretamente à qualidade da saúde mental dos funcionários, um time engajado e com uma boa sinergia, que divide conhecimentos e junta suas habilidades, também é sinônimo de um clima organizacional colaborativo, capaz de atingir os objetivos com mais agilidade.

Em contrapartida, ambientes competitivos, que tendem a minimizar as individualidades dos colaboradores, dificultar ou hostilizar a comunicação com os superiores ou ainda permitir que conflitos extrapolem a esfera profissional, tendem a adicionar obstáculos no andamento dos projetos.

Motivação

A motivação para trabalhar em determinada empresa vai muito além dos resultados financeiros e do plano de carreira que a instituição pode oferecer. O alinhamento dos valores da empresa quanto aos valores do funcionário, o ambiente colaborativo e a qualidade de vida no trabalho são elementos fundamentais no clima organizacional e que refletem na motivação do colaborador.

Desse modo, faz parte do clima organizacional como e quanto a empresa demonstra que se importa com o bem-estar das pessoas envolvidas em suas ações — clientes, colaboradores, fornecedores etc.

Esse alinhamento com valores humanos, além de melhorar a imagem da empresa junto à comunidade, também contribui para criar um “sentimento de dono” nos colaboradores, motivando-os e aumentando o engajamento do time com as ações propostas pela instituição.

Índice de absenteísmo

O clima organizacional também está diretamente ligado à taxa de absenteísmo, que mostra a quantidade de ausências no trabalho, seja devido a faltas, afastamentos por motivos médicos ou atrasos.

Além de expressar como anda a saúde dos colaboradores (o que pode revelar, por exemplo, condições de trabalho que contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais), esse indicador também mostra o grau de motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores.

Como estabelecer um clima organizacional que contemple o bem-estar?

É um grande desafio para os gestores criar um clima organizacional colaborativo e descontraído sem dar margem para o não cumprimento de metas ou prazos. Como garantir o bem-estar e a produtividade ao mesmo tempo? Confira abaixo.

Promova programas de saúde e bem-estar

Investir em programas de saúde e bem-estar, que incentivam a prática regular de atividade física e a alimentação saudável, bem como adotar medidas ergonômicas, contribui para a qualidade de vida dos funcionários e para a produtividade da empresa em médio e longo prazo.

Um bom exemplo é o programa de coaching preventivo da Sharecare, que oferece acompanhamento e suporte para a adoção de hábitos mais saudáveis. A solução oferece um tratamento personalizado, identificando as demandas individuais e colocando o colaborador no centro do processo em saúde.

Invista em ferramentas voltadas ao acompanhamento da saúde física e mental

Monitorar as condições de saúde é essencial para elaborar ações e orientar o planejamento estratégico da organização. Além disso, empresas que investem nesse tipo de ferramenta demonstram que se importam com o dia a dia do funcionário.

O acompanhamento de doenças crônicas também merece atenção. Ações nesse sentido impedem o agravamento de quadros como diabetes, hipertensão etc. Desse modo, além de melhorar a qualidade de vida do funcionário, esses esforços ajudam a diminuir o número de afastamentos.

O programa de Gestão de Crônicos da Sharecare busca minimizar os fatores de riscos modificáveis, oferecendo um tratamento personalizado com o intuito de melhorar a qualidade de vida do crônico e evitar o agravamento da condição patológica.

Engaje os colaboradores nos programas de saúde

A participação dos colaboradores é fundamental para que as propostas em saúde promovidas gerem bons resultados e melhorem o clima organizacional.

Nesse sentido, o aplicativo de saúde Sharecare é uma ferramenta de saúde projetada para engajar o usuário, colocando-o no centro dos cuidados e trazendo a saúde para um só lugar.

Além dos conteúdos educativos, o app conta com um sistema de inteligência artificial que identifica o estado emocional do usuário, com uma avaliação de saúde que indica a idade real do corpo, monitora fatores de risco, estabelece metas e desafios e permite a criação de campanhas e desafios.

Trabalhe a cultura de autocuidado

Atividade física, lazer, procedimentos estéticos e até mesmo a inscrição em um curso de ensino superior: o autocuidado compreende qualquer ação que o indivíduo toma com o intuito de cuidar da própria saúde e bem-estar, em diferentes esferas.

O termo está intimamente ligado à autoestima e à autoconfiança e, por isso, impacta diretamente no clima organizacional da empresa.

Ao longo do conteúdo, você conferiu o que é clima organizacional e como ele afeta a saúde e a produção da empresa. Também entendeu que o bem-estar no ambiente de trabalho não é apenas um benefício, e sim uma estratégia necessária para aumentar a produtividade.

Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre saúde no trabalho? Então, assine a nossa newsletter!