Como lidar com o estresse e a ansiedade em tempos de isolamento

15 de abril de 2020

Provavelmente você nunca passou pelas situações que estamos vivendo. A maioria das pessoas nunca havia ouvido expressões como – isolamento social, quarentena, distanciamento.

Aos poucos fomos nos habituando aos novos hábitos, porém como lidar com projetos interrompidos, diminuição na renda familiar, administrar atividades escolares dos filhos, restrições em ir e vir além da preocupação com a própria saúde?

Muito provável que todas essas mudanças tenham causado momentos de estresse e ansiedade.

Veja algumas dicas para amenizar:

  1. O planejamento pode ser uma boa arma para manter a calma. Organize ao máximo seus horários e sua rotina
  2. Reduza o distanciamento dos amigos e parentes com uso de ligações de vídeo e apps de conversas coletivas, por exemplo. Compartilhe suas dificuldades auxilie nas soluções.
  3. Adquira informações de fontes confiáveis – essa é uma arma poderosa para fugir de Fake News.
  4. Neste período, você não deve consumir bebidas alcoólicas- inicialmente relaxantes, elas podem causar uma depressão posterior. Além disso, podem piorar seu quadro clínico;
  5. Peça ajuda se sentir necessidade – caso a ansiedade, angústia ou tristeza forem muito intensas, não hesite em pedir ajuda a um profissional capacitado.
  6. Lembre-se que este período é temporário. Neste momento você precisa de tempo para se recuperar e o isolamento social é necessário para minimizar os riscos para quem você ama. Mas mentalize que em breve, você estará melhor e poderá voltar a suas atividades habituais

Como complemento, cuide do seu corpo – durma bem, ingira água e se alimente corretamente.

Fonte

https://nacoesunidas.org/como-lidar-com-o-estresse-causado-pela-pandemia-do-coronavirus/