Saiba mais sobre o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo

20 de fevereiro de 2022

O Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo está chegando. Com um tema tão importante, é essencial que a sua empresa se prepare e crie ações relevantes, informando, apoiando e conscientizando os funcionários. Para fazer isso da melhor forma, é necessário compreender do que se trata esse problema e como ele pode ser abordado.

A dependência de álcool e demais substâncias é uma questão recorrente na nossa sociedade. O assunto é delicado, exigindo um olhar cuidadoso e aprofundado. Para entender a importância desse tema e como o negócio pode se posicionar, continue a leitura deste post e confira as nossas dicas!

Qual é a importância do dia 20 de fevereiro?

O dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem intenção de informar e chamar a atenção para o tema, afirmando sua importância e conscientizando a população. 

A dependência de drogas — sejam elas lícitas, sejam elas ilícitas — é uma doença crônica, que afeta todas as áreas da vida e pode levar à morte. A adicção pode ocorrer com as mais diversas substâncias, incluindo medicamentos legalizados.

A questão é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no ano passado, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, cerca de 275 milhões de pessoas no mundo usaram drogas, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso dessas substâncias. 

Falar sobre o assunto é algo fundamental não só no dia a dia, mas nas corporações, de forma a orientar as pessoas e transformar esse cenário. 

Por que falar de prevenção e conscientização?

A informação ajuda a compreender os riscos, a identificar sintomas e a abordar a questão da melhor forma. Quanto mais difundidos forem os conhecimentos, maior será a prevenção e a procura por tratamento. A doença é gradativa e, muitas vezes, só se percebe o problema ao atingir níveis mais graves. Com informações mais claras, a ajuda pode começar mais cedo.

Os efeitos de cada droga são variados. De modo geral, a dependência afeta o corpo, a mente e o comportamento do indivíduo. O diálogo e o acolhimento são formas de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população. 

Outro ponto importante é a desconstrução de preconceitos. Em muitos casos, a questão não é vista como doença, mas como falha de caráter ou falta de força de vontade. Essa percepção não é correta e deve ser mudada, para que a pessoa doente receba os devidos cuidados, sem julgamentos. A vergonha e o medo, aliás, favorecem a negação e a resistência ao auxílio. 

A família e os amigos devem ser bem orientados, para agir da melhor forma possível e receber apoio. O problema deve ser visto de uma maneira integral, considerando todas as causas, os desafios e as circunstâncias que o envolvem. Assim, é possível contribuir não apenas individualmente, mas em um aspecto social.

Qual é o papel das empresas no combate às drogas e ao alcoolismo?

A empresa é responsável pela saúde dos seus funcionários, além de ter um importante compromisso com a comunidade. Assim, ela deve se posicionar em relação à saúde pública, mostrando-se consciente e engajada com o bem-estar das pessoas. 

Como parte dessa estratégia, é possível investir em ações de informação e incentivo à qualidade de vida, aproveitando datas como o dia 20 de fevereiro para se manifestar. Confira algumas dicas para a ocasião!

Convide especialistas para falar sobre o assunto

Promova palestras presenciais ou a distância, com o apoio de especialistas que trabalham com o assunto. Como o tema é bem delicado, um profissional da área faz toda a diferença, trazendo informações mais coerentes e usando a melhor linguagem. Você pode encaixar a palestra na melhor hora para as equipes, ou mesmo oferecê-la na forma de gravação. 

Além disso, a criação de folders e materiais informativos é interessante. Vale lembrar, ainda, que existem outras datas que abordam o tema. O Dia Mundial Sem Tabaco, por exemplo, é mais uma oportunidade para orientar e auxiliar as pessoas a pararem de fumar. 

Mostre onde é possível buscar ajuda

Divulgue o endereço de instituições especializadas, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses locais, há uma rede de profissionais — como médicos, psiquiatras e psicólogos — que auxiliam o indivíduo e seus entes queridos em questões relacionadas ao tratamento e à prevenção.

Invista no bem-estar e na saúde mental dos funcionários

Essa é uma dica para o ano inteiro. A redução do estresse e o incentivo à terapia são dois grandes aliados do combate às drogas e ao alcoolismo, pois ajudam a reduzir as causas, obter acolhimento e descobrir novos caminhos. 

O nosso modo de vida, acelerado e sobrecarregado, muitas vezes é o que incentiva o consumo de álcool e drogas. Essas substâncias se tornam uma forma de escape ou de busca pelo prazer. Assim, algumas ações fundamentais envolvem melhorar as condições de trabalho, tornar o dia a dia mais leve e incentivar o cuidado com as emoções.

Qual é o impacto de incentivar a qualidade de vida dos colaboradores?

Ao contribuir para o bem-estar social, uma empresa potencializa sua imagem e otimiza suas equipes. Com ações conscientes — que informam e não culpabilizam —, é possível incentivar um estilo de vida saudável, além de chamar a atenção para a importância de procurar ajuda, se necessário.

Tudo isso interfere no rendimento dos funcionários. Um ambiente seguro favorece o desempenho, ampliando o engajamento, a atração e a retenção de talentos. Assim, o negócio só tem a ganhar ao se empenhar nesse tipo de causa. É interessante, inclusive, contribuir para a reinserção de profissionais no mercado, já que o retorno ao ambiente laboral é um dos grandes desafios de quem se afasta pela doença.

Prevenir o alcoolismo e o abuso de outras drogas é uma tarefa complexa, que envolve várias estruturas, questões sociais e fatores emocionais. Quanto mais o tema for discutido, melhor será para toda a população. Agora você já sabe o que fazer no Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Não deixe de engajar sua empresa nessa data tão importante!

Se você gostou do conteúdo, compartilhe essas informações nas redes sociais. Ajude-nos a informar mais pessoas sobre essa data!

Panorama sobre os custos da obesidade para o sistema de saúde brasileiro