Checklist: 5 ações práticas para diminuir a sinistralidade dos planos de saúde

26 de abril de 2022

O benefício mais procurado pelos trabalhadores de uma empresa é a assistência à saúde. Para oferecer esses benefícios aos seus colaboradores, a organização precisa contratar uma boa prestadora de serviços nessa área. No entanto, não é segredo que, atualmente, a sinistralidade dos planos de saúde tem se tornado um desafio cada vez maior.

A busca por estratégias para a redução desses custos não é nada fácil. A adoção de medidas que tenham como objetivo enxugar gastos precisa ser feita cuidadosamente, pois isso poderá afetar a qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, devido à sinistralidade, os custos com planos de saúde representam o segundo maior gasto da maioria das empresas.

Os índices de sinistralidade medem diretamente o uso do plano de saúde — e, consequentemente, os gastos com ele. Isso quer dizer que, ao acionar o plano de saúde para algum procedimento, o colaborador abre um registro de ocorrência (chamado também de sinistro).

Na prática, o uso excessivo do convênio pode causar um desequilíbrio nas despesas das operadoras de saúde. Esse comportamento impacta diretamente as despesas das empresas, pois aumenta o valor das mensalidades pagas às operadoras de saúde.

No entanto, existem várias formas de reduzir os custos com os planos de saúde nas empresas. O ideal é adotar medidas preventivas, como a promoção de programas de incentivo a bons hábitos, o investimento em tecnologias e metodologias inovadoras e a priorização de planos coparticipativos.

Além de aplicar essas estratégias, é necessário que a empresa acompanhe o uso do plano de saúde. Para isso, é importante contar com uma gestão eficiente para negociar as taxas com a corretora, acompanhando os reajustes realizados.

A partir dessas iniciativas, é possível agir de forma proativa, diminuindo as consultas e os exames desnecessários. Além de auxiliar na motivação da equipe, as ações preventivas reduzem os custos da sua empresa.

Neste infográfico, falaremos sobre as 5 principais ações para diminuir a sinistralidade dos planos de saúde. Com ele, você aprenderá como otimizar seus custos e, ainda, aumentar a eficiência de sua gestão na área.

Quer diminuir os gastos da sua empresa com planos de saúde? Confira o infográfico a seguir e saiba quais ações tomar!

Referências

1. http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sobre-a-ans/5349-ans-assinara-acordo-de-cooperacao-em-atencao-primaria-a-saude

2. https://administradores.com.br/noticias/vida-saudavel-eleva-a-produtividade#:~:text=Estudo%20da%20Universidade%20de%20Brigham,que%20seguem%20uma%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel

3. https://www.iess.org.br/?p=imprensa&categoria=noticia&id=194

4. http://www.mercermarshbeneficios.com.br/capital-intelectual/news/coparticipacao-na-assistencia-medica.html

Panorama sobre os custos da obesidade para o sistema de saúde brasileiro