É tempo de valorizar a vitamina D

7 de março de 2017

Essencial para o corpo humano, a vitamina D é a principal responsável pelo desenvolvimento e calcificação dos ossos. Podendo ser obtida pela exposição adequada ao sol e pelo consumo de laticínios, por exemplo, trata-se de uma vitamina que ajuda a absorver o cálcio e o fósforo dietéticos do intestino, além de suprimir a liberação do hormônio que causa reabsorção óssea. Dessa forma, a vitamina D promove a saúde óssea, regulando os níveis de cálcio e fosfato no sangue.

A forma mais eficaz de produzir vitamina D é por meio da exposição da pele à luz solar e a quantidade de ideal de luz varia de pessoa para pessoa.

Apesar de sua extrema importância, a falta de vitamina D ainda é um problema comum, principalmente na população idosa, pois a produção diminui com a idade. Ainda, o estilo de vida de grande parte das pessoas é também um dos fatores que contribuem para deixar de lado a preocupação com a saúde. Como resultado, a deficiência de vitamina D reduz a densidade óssea e provoca baixo nível de cálcio no sangue.