Engaje os beneficiários em programas de saúde seguindo 6 passos

16 de dezembro de 2022
Programas de saúde

Os programas de saúde estimulam a medicina preventiva e ajudam as pessoas na adoção de bons hábitos para uma vida com mais qualidade. Dessa maneira, podem ser usados pelas operadoras de saúde como estratégias para evitar procedimentos desnecessários, reduzir custos, dificultar fraudes e incentivar um melhor uso dos serviços.

É preciso ressaltar, entretanto, que tais objetivos são alcançados apenas se existir o engajamento dos beneficiários nas ações promovidas. É a partir desse envolvimento que eles se motivam e entendem a real importância do autocuidado.

No material que preparamos aqui, você ficará por dentro dos principais passos para engajar os beneficiários nos programas de saúde, os benefícios que isso traz e algumas opções para implementar em sua empresa.

Para isso, contamos com a ajuda da Dra. Jane Teixeira — Gerente de Produtos e Soluções Digitais na Sharecare — e Maurício Lima — Gerente de Implantação na Sharecare —, que contribuíram com informações relevantes. Acompanhe!

Como engajar os funcionários nos programas de saúde?

É possível alcançar esse objetivo com medidas simples, mas que precisam ser bem planejadas e alinhadas ao perfil dos colaboradores. Veja os seis passos para alcançar os melhores resultados,

1. Colha e estratifique dados importantes

O primeiro passo é conhecer o perfil dos beneficiários. Ao mapear a população, por meio de gestão de dados, é possível:

  • Identificar os principais problemas;
  • Fazer um diagnóstico prévio das necessidades e prioridades;
  • Compreender como as pessoas utilizam os recursos de saúde;
  • Descobrir condições crônicas e identificar grupos de risco, por exemplo.

Essas informações possibilitam segmentar os beneficiários em grupos, de acordo com o perfil de cada um, facilitando a promoção de ações específicas às condições, preferências e necessidades. Ao personalizar os programas de saúde, eles se tornam mais atrativos, o que aumenta as chances de engajamento.

Outra vantagem de uma colheita e análise de dados é poder criar indicadores de saúde. Eles facilitam o planejamento das ações dos programas, além de permitirem um monitoramento dos resultados e posteriores melhorias.

2. Explique a importância dos programas de saúde

As pessoas só aderem às ações nas quais conseguem enxergar vantagens, por isso elas precisam entender o que podem ganhar ao participarem de programas de saúde.

A Dra. Jane recomenda criar ações para deixar as informações bem claras:

“Sugiro uma forte comunicação, para que todos entendam o que é o programa de saúde, quais são os seus benefícios e como ele pode contribuir. É preciso divulgar, tirar dúvidas e dar esclarecimentos”.

Crie uma cultura de saúde. É importante que as pessoas se interessem pelos cuidados preventivos e tenham consciência de como os bons hábitos impactam a disposição física e mental.

3. Invista em uma relação próxima com os beneficiários

Para existir o engajamento do paciente, ele precisa confiar na instituição que está promovendo o programa de saúde ou realizando a recomendação. Esse sentimento de confiança costuma nascer a partir de uma autêntica relação.

Por isso, invista em formas de os beneficiários se sentirem mais próximos para que enxerguem credibilidade na promoção das ações. A internet e a tecnologia podem facilitar esse passo ao apostar em interações e comunicações por redes sociais, e-mail e blog.

Crie conteúdos relevantes, estimule os diálogos e dê atenção às mensagens recebidas. Além disso, tenha canais de atendimento que facilitem o contato.

4. Melhore a experiência do paciente

A experiência do paciente se traduz na forma como ele se sente durante todos os pontos de contato ao ser atendido ou receber um tratamento médico. Envolve os atendimentos dos profissionais, a estrutura do hospital, a espera na autorização de um exame, a demora no diagnóstico, entre outros detalhes.

Sendo assim, será que os beneficiários estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelo plano de saúde e pelos hospitais e clínicas conveniadas? A forma como eles se sentem pode influenciar na motivação para se relacionarem com a operadora e participarem dos programas de saúde.

Entenda o que eles precisam, analise como enxergam os serviços e identifique as falhas. Os beneficiários se sentirão mais engajados para participar dos programas de saúde se perceberem que a operadora realmente se importa.

5. Ofereça conteúdos educacionais

A educação em saúde também é essencial. Quando as pessoas têm informações confiáveis, elas têm mais preparo para adotar condutas adequadas. Entender assuntos relacionados à saúde faz com que compreendam a necessidade do autocuidado. 

Essa educação proporciona mais autonomia e consciência para que os beneficiários tenham ações preventivas e busquem os recursos apropriados a cada problema, o que facilita o engajamento aos programas de saúde.

A Dra. Jane chama a atenção para a realidade na rotina de muitas pessoas hoje em dia:

“Muitos de nós passamos a maior parte dos nossos dias dedicados a atividades de trabalho, o que influencia diretamente nossa saúde física e emocional. Por outro lado, a saúde também interfere em nosso rendimento”, explica.

Assim, refletindo sobre essas palavras, será que os beneficiários estão tendo a autoconsciência de como têm levado a vida? Talvez valha a pena fazer com que pensem sobre isso.

Alguns temas para conteúdos educacionais são:

  • Bem-estar: comportamentos simples e atividades físicas frequentes podem fazer diferença na qualidade de vida;
  • Saúde mental: sempre foi importante falar sobre depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Além disso, ações preventivas de saúde mental reduzem os custos assistenciais da operadora de saúde;
  • Problemas crônicos: hipertensão e diabetes são exemplos de condições que contribuem para que o beneficiário tenha a necessidade de usar o plano com mais frequência, principalmente quando não há o cuidado devido com a doença;
  • Envelhecimento saudável: a longevidade do beneficiário propicia uma vida com menos problemas graças ao incentivo da medicina preventiva. 

6. Promova a gamificação

A gamificação é uma estratégia que adota entretenimento, técnicas lúdicas, desafios e conquistas, incentivando assim a participação e o comprometimento das pessoas. Por isso pode ser usada para motivar a adesão aos programas de saúde.

A inovação tecnológica torna essa ideia acessível. Hoje, já existem plataformas, aplicativos e chatbots que promovem a interação dos usuários, tornando qualquer processo mais divertido e interessante. Com a ajuda da inteligência artificial, esses recursos contribuem para a educação, motivação e monitoramento de populações. 

7. Apresente resultados

Muitas vezes, o que traz motivação para as pessoas é saber que aquilo que elas estão fazendo de fato está surtindo efeitos positivos. Então, é interessante que você compartilhe os resultados que estão sendo alcançados com os programas de saúde.

Vale apresentar números gerais da empresa mostrando a redução de casos de doenças e problemas, ou então dos afastamentos devido a condições de saúde. Também é válido apresentar casos individuais, com a devida autorização do colaborador em foco.

É interessante mostrar a evolução das pessoas, apresentar relatos positivos dos benefícios que foram alcançados com esses programas. Isso pode servir como inspiração para que outros sigam o exemplo.

Quais são os benefícios de engajar os funcionários nas campanhas?

É muito importante promover o engajamento dos colaboradores nos programas de saúde para que eles alcancem os objetivos pretendidos. Afinal, é preciso que essas pessoas estejam interessadas em cuidar de si mesmas por meio das propostas e das soluções apresentadas para ela.

Ainda que sejam implementados programas com grande potencial, sem o engajamento, eles não surtirão o efeito esperado. Entretanto, quando conseguimos a colaboração e a participação dos funcionários, são alcançados diversos benefícios, que vão além de ter uma equipe mais saudável. Veja a seguir os três principais que você pode alcançar.

Maior taxa de resolutividade

Quando uma empresa pretende implementar programas de saúde, o ideal é que, antes, ela entenda as necessidades da sua equipe para que possa trazer soluções alinhadas às necessidades que apresenta.

Significa que os programas são personalizados, e é por isso que quando os colaboradores engajam neles conseguimos alcançar uma maior taxa de resolutividade dos problemas de saúde.

Afinal, as medidas foram pensadas especificamente para atender essas necessidades e demandas. Assim, sua eficácia é muito maior do que se o colaborador adotasse medidas por conta própria, sem seguir um planejamento.

Melhor retorno de investimento

Conforme explicamos, ainda que os programas de saúde sejam muito promissores ou que já tenham proporcionado grandes resultados em outras organizações, só vão funcionar na sua empresa se houver o engajamento da sua equipe. Então, apenas é obtido um retorno positivo quando os seus funcionários estão engajados.

Incentivar a participação dessas pessoas é indispensável para que você consiga alcançar um melhor retorno do investimento feito nos programas, nas ações e nas medidas, percebendo reflexos positivos na empresa como um todo.

Mais eficácia dos programas

Quando uma pessoa se dispõe a perder peso e, para isso, inicia a prática de exercícios físicos, ela consegue alcançar seus objetivos quando de fato se dedica a essas atividades. Essa mesma lógica se aplica aos programas de saúde nas empresas.

Quando o colaborador está engajado, ele segue à risca as propostas do programa, mantendo a assiduidade nos cuidados e seguindo as recomendações sugeridas. Ou seja, ele se torna protagonista dos cuidados com a sua própria saúde, e isso aumenta a eficácia dos programas implementados.

Como a Sharecare pode ajudar?

A Sharecare conta com um portfólio amplo e trabalha com diversos dos passos recomendados ao longo do artigo, disponibilizando um grande ecossistema de saúde. Gestão de dados, gamificação, promoção de conteúdos, acompanhamento e relacionamento com o paciente são exemplos do que você pode encontrar.

“A Sharecare oferece um ecossistema completo de soluções, que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. O aplicativo, por exemplo, mapeia a população e oferece ações conforme os riscos identificados. A estrutura de Atenção Primária Digital cuida da população total, com linhas de cuidado de promoção à saúde e de prevenção”, evidencia Maurício, que complementa: “Para casos mais específicos, programas clínicos como os de gestão de crônicos, gestão de casos ortopédicos e saúde mental podem ser identificados. Também atuamos na atenção às urgências e emergências, com o Pronto Atendimento Digital 24h.”, relata Maurício.

Veja, a seguir, como essas soluções funcionam.

APS Digital

A APS Digital é um programa de saúde completo que permite identificar o perfil de risco de cada colaborador para que ele seja encaminhado para uma determinada linha de cuidado, de acordo com suas necessidades e características.

É possível criar uma jornada para promover saúde e prevenção oferecendo um cuidado integral e acessível, que estimula o engajamento. Afinal, as medidas propostas são personalizadas para cada pessoa.

Ao longo dessa jornada de cuidados, a APS Digital passa por atualizações automaticamente e de acordo com gatilhos identificados pelo próprio sistema. Assim, ao seguir nessa jornada, o paciente demonstra evolução ou suscetibilidade para um determinado problema, então, são sugeridas medidas que devem ser adotadas para atender as necessidades da pessoa em cada momento.

O diferencial da APS para outros programas de saúde é o fato de que ela disponibiliza um time de profissionais para atender o colaborador. O médico acompanha esse paciente ao longo de toda a jornada e seus ciclos e se mantém informado das necessidades do paciente. Isso permite emitir diagnósticos mais precisos e oferecer apoio à saúde de uma forma muito mais precisa e assertiva.

Olá Doutor

O Olá Doutor é uma solução da Sharecare que combina o Ligue Saúde e o Pronto Atendimento Digital. É um canal que oferece atendimento imediato 24 horas por dia. O paciente pode entrar em contato com médicos qualificados em casos de urgência e emergência, ou mesmo para esclarecer dúvidas e solucionar seu problema sem ter que buscar o atendimento presencial.

É buscar atendimento no Olá Doutor por telefone ou por telemedicina, dependendo da classificação de risco para cada pessoa, feita no momento da triagem. De acordo com o grau de complexidade, a equipe faz o direcionamento para o atendimento médico quando necessário, ou a enfermagem fornece a orientação.

Atualmente, o Olá Doutor 24h tem mais de 85% de resolutividade nos atendimentos com recursos próprios, ou seja, evitando a necessidade de o paciente buscar o Pronto Socorro.

Programas clínicos (linhas de cuidado)

Os programas de saúde da Sharecare são operacionalizados conforme linhas de cuidado. O paciente com uma determinada condição crônica ou maior suscetibilidade para ela é encaminhado para a linha de cuidado específica para pessoas com esse perfil.

Afinal, problemas como asma, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas requerem cuidados diferenciados. As linhas garantem a personalização da jornada para que ela traga resultados melhores.

Entretanto, ao direcionar o paciente para uma determinada linha de cuidado ele recebe uma jornada personalizada. De acordo com as necessidades identificadas para essa pessoa, são feitas propostas de cuidados que atendem o que ela precisa no momento e que permite alcançar resultados muito melhores e obter um engajamento maior.

Assim, promover programas de saúde e incentivar a participação dos beneficiários é essencial para que as operadoras de saúde consigam atingir objetivos importantes, como a diminuição dos custos assistenciais e o contínuo crescimento na adesão dos contratos.

A Sharecare tem a solução certa para ajudar nesse sentido. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para descobrir qual delas atende suas demandas.