Saúde do trabalhador: os benefícios para colaboradores e para a empresa

11 de julho de 2022

Investir na saúde do trabalhador é uma tendência entre as organizações de todos os segmentos. É cada vez mais comum ouvirmos falar de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, de modo que isso se tornou uma prioridade para as empresas. 

Para obter os melhores resultados nesse cenário, é preciso fazer os investimentos certos e compreender a real importância desse assunto. Neste artigo, mostramos como os colaboradores e a companhia se beneficiam quando colocam a saúde em foco, e trouxemos dicas para ajudar o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância de investir na saúde do trabalhador?

A saúde é um fator primordial, que interfere em todas as áreas da nossa vida. Quando a empresa promove a saúde dos funcionários, ela está, consequentemente, investindo no seu próprio rendimento. Essa é a melhor maneira de construir um dia a dia otimizado, dando espaço para que todo o potencial da equipe venha à tona.

Trata-se, também, de uma questão de responsabilidade, afinal, o trabalho é uma das principais causas de manifestações de doenças físicas, mentais e emocionais. É preciso, portanto, criar uma visão integral, promovendo a saúde nos mais variados aspectos. Esse é um ponto essencial para uma gestão humanizada, inovadora e eficiente.

Quais são os benefícios de trabalhar em uma empresa que valoriza a saúde?

Os funcionários encontram diferentes vantagens quando a empresa volta a atenção para a saúde. Não é à toa que, ao procurar oportunidades, os talentos priorizam organizações preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida. A seguir, separamos os principais benefícios para os colaboradores. Confira!

Qualidade de vida

Uma empresa que investe nesse assunto promove o bem-estar para além do ambiente de trabalho. Ao oferecer um plano de saúde, por exemplo, ela facilita o acesso aos serviços, garantindo que o funcionário e a família dele estejam sempre bem amparados — com suporte tanto para consultas de rotina quanto para momentos de emergência.

Mais segurança no trabalho 

Os acidentes são mais frequentes quando há falta de atenção, cansaço excessivo ou altos níveis de estresse entre os funcionários. Ao serem promovidas condições mais saudáveis na empresa, essas ocorrências diminuem. Além disso, é responsabilidade da companhia promover a ergonomia no trabalho — é preciso manter um cenário adequado e seguro, com todas as adaptações e equipamentos necessários.

Mais satisfação com a empresa

Se a companhia oferece condições agradáveis e diferenciadas, o trabalho dos funcionários se torna mais prazeroso. Eles se sentem, portanto, mais satisfeitos e motivados no dia a dia, apreciando o que fazem e o ambiente em que se encontram.

Quais são as vantagens para a empresa que investe na saúde do trabalhador?

Ao proporcionar todos esses benefícios aos funcionários, a empresa está promovendo o próprio desempenho. Confira, a seguir, os principais ganhos das organizações que investem em saúde.

Redução de ausências no trabalho

Quando a empresa promove a saúde dos funcionários, reduzem-se as faltas e os afastamentos por doenças, transtornos e resfriados. As condições de trabalho estão menos propensas a tais riscos, ao mesmo tempo em que as pessoas são mais incentivadas a se cuidar. Investir em prevenção e conscientização faz toda a diferença.

Aumento da produtividade

A atenção à saúde deve estar presente em todos os âmbitos da companhia, inclusive na comunicação, na organização e na distribuição de tarefas. Quando isso ocorre, é criado um bom clima organizacional, com uma rotina mais agradável, otimizada e menos conflituosa. Assim, o potencial da equipe é mais bem aproveitado e a empresa ganha em desempenho.

Melhoria dos resultados

Além do aumento da produtividade, a companhia com foco em saúde também amplia sua retenção de talentos. Os funcionários percebem que são valorizados e se tornam mais engajados, com mais motivos para permanecer na organização. Ao mesmo tempo, o negócio cria uma boa reputação e se torna mais atrativo, chamando a atenção dos melhores talentos nos processos seletivos.

Redução das doenças ocupacionais

O investimento em um ambiente adequado faz toda a diferença para evitar as doenças ocupacionais. Em conjunto a isso, o incentivo à prevenção leva a perceber sintomas quando ainda estão precoces, evitando que os quadros se desenvolvam ou se agravem, quando surgirem.

Algumas das doenças ocupacionais mais comuns incluem Lesão por Esforço Repetitivo (LER), estresse e transtornos auditivos. A empresa pode realizar campanhas de conscientização, informando os cuidados principais a serem tomados e os sinais aos quais os funcionários devem ficar atentos.

Redução de custos

Ao investir na saúde, a empresa se protege contra uma série de complicações. O número de acidentes é reduzido, o que evita gastos com processos judiciais. Ao mesmo tempo, a redução do absenteísmo e do turnover evitam a perda de tempo decorrente da falta de funcionários, assim como a necessidade de contratar substitutos e realizar novos processos seletivos.

Como promover a saúde do trabalhador na empresa?

Para obter resultados otimizados, é preciso que a atenção à saúde faça parte da cultura empresarial. Ela deve estar presente na sua gestão, nas decisões, nos modelos de trabalho adotados e nas demais ações do cotidiano, construindo uma organização realmente saudável e otimizada.

Reveja suas políticas, normas, sua comunicação e organização de tempo. Cuide do ambiente de trabalho e dos benefícios oferecidos, desenvolvendo um verdadeiro programa de qualidade de vida. Além dos cuidados no dia a dia, você pode oferecer palestras e workshops sobre temas diversos, que auxiliem, alertem e orientem os funcionários. Oferecer massagens ou criar grupos esportivos também é uma ideia interessante.

Por fim, não deixe de fornecer um bom plano de saúde, pois isso é essencial para facilitar o cuidado. Busque uma solução com bom custo-benefício, que contemple a saúde mental e física, e que seja uma opção inovadora — contando com as facilidades da telemedicina, por exemplo. Tudo isso faz com que o seu programa seja ainda mais eficiente.

Agora você conhece as principais vantagens de investir na saúde do trabalhador! Esperamos que, com este artigo, você consiga promover a melhor experiência possível para os funcionários na sua empresa.

O que achou do conteúdo? Se quer conhecer mais práticas vantajosas para o seu negócio, confira nosso artigo sobre a saúde no trabalho na era digital!