Você sabia que a prevenção do câncer de pele pode estar dentro de casa?

8 de novembro de 2017

O verão se aproxima e os dias mais ensolarados deverão ser mais intensos em todo Hemisfério Sul. E proteger-se dos raios do sol é fundamental para a saúde da pele. Além do protetor solar e a ingestão de líquidos, muitos aliados estão muito mais próximos do que se imagina. Na cozinha encontramos alimentos repletos de nutrientes que podem ajudar a se proteger dos raios ultravioleta (UV) que são prejudiciais e podem causar câncer de pele.

Acompanhe aqui cinco alimentos que previnem o câncer de pele, segundo levantamento da Sharecare:

  1. Café

Paixão nacional e muito consumido pelos brasileiros, a bebida pode auxiliar a proteger a pele contra os danos causados pelo sol. Estudos apontam que as mulheres que bebem mais de três xícaras de café por dia reduziram seu risco de carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele. De acordo com pesquisadores, a cafeína presente no café pode frear as células cancerosas após o contato com o sol.

  1. Limões

Os limões, assim como outras frutas cítricas, possuem grandes quantidades de vitamina C, sendo considerados poderosos antioxidantes e protetores das células da pele contra os radicais livres prejudiciais. Com todas as suas propriedades, principalmente as alcalinizantes e desintoxicantes, evitam o câncer. Além disso, podem ajudar a manter a pele mais jovem. A vitamina C nos limões ajuda também a aumentar o colágeno, mantendo a pele firme e consistente.

  1. Espinafre

O alimento preferido do personagem de desenho animado Popeye conta com muitas propriedades benéficas ao organismo. O espinafre é rico em vitaminas B e E, luteína e flavonóides que auxiliam a prevenir o câncer de pele. A verdura possui quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais luteína do que o brócolis, por exemplo. É também rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ter um alto valor nutritivo. O vegetal também ajuda a aumentar as defesas naturais do corpo para reparar o dano causado pelos raios nocivos do sol.

  1. Cúrcuma

Pelo nome, pouca gente conhece o cúrcuma. Trata-se de uma planta da família do gengibre. A parte usada na culinária fica na raiz. Depois de seca e moída, ela vira um ingrediente que a dona de casa chama de açafrão. Comum na cozinha indiana tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a combater o câncer de pele, além de tratar a acne e manchas escuras na pele. Testes realizados em diversas universidades ao redor do mundo apontam que a cúrcuma elimina células de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. A cúrcuma também pode proporcionar alívio de outras condições da pele, como psoríase e eczema, além de ser indicado para artrite e indigestão.

  1. Chocolate escuro

De acordo com estudos recentes, o chocolate escuro é um bom aliado no combate ao câncer de pele. O chocolate escuro feito com 70% ou mais de cacau é cheio de flavonoides (compostos químicos que podem ser encontrados em frutas, vegetais, chás, vinho, chocolate, entre outros) que auxiliam a pele a proteger-se dos raios UV prejudicial. Esses flavonoides também ajudam a reverter a diminuição de colágeno que causa as rugas. O consumo de chocolate escuro também promove a saúde do coração e melhora o humor.

Fonte: Sharecare