Cumprimento do calendário de vacinação como ação de saúde nas empresas

22 de abril de 2021
Calendário de vacinação

Seguir o calendário de vacinação deve ser um compromisso da população para evitar a disseminação de doenças contagiosas. Aliás, o Brasil conta com o Plano Nacional de Imunização (PNI), que tem reconhecimento internacional.

Dessa maneira, é importante destacar que a imunização é uma estratégia de prevenção, por isso as empresas que buscam medidas para cuidar da saúde dos colaboradores devem reforçar a necessidade da vacinação, contribuindo para o cumprimento do calendário.

Quer acompanhar mais detalhes sobre o tema? Confira nosso post!

Importância da vacinação

Garantir o cumprimento do calendário de vacinação pode combater a disseminação de doenças graves e até erradicar uma patologia. Um exemplo é a poliomielite (paralisia infantil), cujo vírus não circula no Brasil desde 1990.

No entanto, esse controle só é eficiente quando a população se engaja nas campanhas. Um caso é o sarampo, do qual o país estava livre em 2016, porém houve o surgimento de novos casos em 2018. Isso porque muitas famílias deixaram de levar seus filhos para vacinar, reduzindo assim a cobertura da imunização.

É um cenário preocupante, especialmente porque essa decisão é, muitas vezes, baseada em fake news que circulam nas redes sociais e falam de supostos perigos de tomar as doses.

Vacina e Covid-19

Não poderíamos deixar de comentar como a vacinação ganhou destaque atualmente com a Covid-19, sendo a medida mais viável para reduzir a transmissão e permitir ao país sair da pandemia.

Muita gente que não costumava aderir às campanhas percebeu como a imunização pode ser a melhor saída para a redução dos casos graves e mortes pelo novo coronavírus.

A imunização colabora para a atenção primária à saúde

Diante disso, a vacinação é uma medida importante de atenção primária à saúde. Isso porque tem um caráter preventivo, evitando:

  • o contágio de doenças infecciosas, que podem ter efeitos graves ou levar à morte;
  • manifestações mais graves de doenças que levariam a uma internação.

É importante pensar também que a prevenção é essencial para bebês, crianças, gestantes e idosos. Contribui ainda para evitar complicações em pessoas com doenças crônicas. Assim, cumprir o calendário de vacinação é uma estratégia que atua junto à realização de consultas, exames preventivos e à adoção de um estilo de vida mais saudável.

Impactos positivos da atenção primária à saúde aos beneficiários

Quando se fala em cumprimento do calendário de vacinação, pode parecer um assunto que não tenha relação com as empresas. Contudo, é algo que pode estar incluído entre as medidas de saúde voltadas para a atenção primária.

Isso porque o foco na saúde e qualidade de vida das equipes deve ser com a prevenção. Dessa maneira, além de oferecer o convênio médico, as organizações também podem direcionar esforços para programas de medicina preventiva.

Como fazer isso? Com ações voltadas para a conscientização do colaborador sobre o autocuidado em saúde, como o uso de app para essa finalidade.

É possível ainda atuar na gestão de crônicos, garantindo que os colaboradores com diabetes, hipertensão e outros problemas realizem as consultas e exames com regularidade. Incentivar a alimentação saudável e a prática de atividade física também é importante.

Vantagens para as empresas

Ao ter o olhar voltado para a prevenção em saúde dos colaboradores, adotando medidas eficientes, a empresa:

  • aumenta a produtividade, pois trabalha para o bem-estar físico e mental de seus profissionais;
  • reduz o número de faltas e sobrecarga de trabalho para outras equipes;
  • melhora o clima organizacional;
  • diminui os afastamentos;
  • demonstra que valoriza o colaborador, reduzindo a rotatividade e os custos com novas contratações e treinamentos;
  • tem um uso mais consciente do plano de saúde corporativo, reduzindo idas ao pronto-atendimento e internações, o que consequentemente gera uma despesa menor.

Estratégias de incentivo ao cumprimento do calendário de vacinação

Como você pôde conferir, seguir o calendário vacinal é importante para os cuidados preventivos com a saúde.

Mas como as empresas podem agir nessa questão de acompanhar a vacinação? Como incentivar os colaboradores a receberem as imunizações e a levarem os filhos (se for o caso) para as campanhas?

Veja a seguir algumas estratégias que as organizações podem adotar.

Reforçar a importância da imunização

A primeira medida é fazer um trabalho de conscientização, com informativos por e-mail, palestras ou lives que expliquem o que são as vacinas e a necessidade de cumprir o calendário vacinal.

É importante destacar como os imunizantes agem no organismo, criando anticorpos. A gravidade de doenças que estão sob controle no Brasil graças às vacinas também é um tema que pode ser abordado.

Aqui é possível até falar da gratuidade das vacinas no país, ou seja, a adesão envolve apenas o deslocamento até o posto de saúde mais próximo.

Trabalhar junto às campanhas sazonais

Trazer essas informações é necessário, e essa ação pode ser reforçada na época das campanhas sazonais, como a da gripe, informando quais grupos devem ser vacinados.

Nesse ponto, é fundamental que os colaboradores com alguma doença crônica tenham a preocupação de tomar as vacinas para evitar complicações e possíveis internações. Incentivar a vacinação contra a Covid-19 também deve fazer parte dessa ação.

Combater fake news

Por último, um ponto que merece a atenção das empresas que trabalham com foco na prevenção em saúde é o combate às fakes news. Seja em redes sociais, seja em grupos de WhatsApp, o fato é que muita informação falsa é disseminada por aí. Quando o assunto são as vacinas, as fakes news correm soltas, sugerindo reações graves ou associando imunizantes ao autismo, por exemplo.

Nesse sentido, as organizações podem direcionar esforços para combater essas informações, mostrando que o desenvolvimento das vacinas ocorre com muita pesquisa científica e passa por diversos testes. Isso sem contar que elas só são aplicadas na população depois da avaliação e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nossa ideia foi mostrar como as empresas podem reforçar a necessidade de seus colaboradores cumprirem o calendário de vacinação. Nesse ponto, cabe ainda conscientizar as equipes sobre a importância dos cuidados básicos de saúde mesmo na pandemia.

Quer mais dicas de medidas de saúde para empresas? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn e confira mais conteúdos!