Qual é a importância da Campanha outubro rosa para a saúde feminina?

8 de outubro de 2021

Você certamente já ouviu falar na campanha Outubro Rosa, mas será que está oferecendo o apoio adequado em sua empresa? Esse é um ótimo gesto de responsabilidade social, que contribui tanto para funcionárias quanto para clientes. É por isso que decidimos tratar sobre o assunto no post de hoje.

O movimento visa promover a saúde e a qualidade de vida de mulheres no mundo todo. Seu foco é conscientizar quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo essencial para reduzir as taxas de mortalidade e os diversos sofrimentos causados pela doença. 

Quer saber como surgiu o Outubro Rosa e como abordá-lo no seu negócio? Continue a leitura!

A história do Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, iniciada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, no final do século XX. O objetivo sempre foi conscientizar a sociedade, chamando a atenção das mulheres para um assunto que até então era considerado tabu: o cuidado com suas mamas. 

Uma das primeiras práticas realizadas foi a Corrida pela Cura, na qual se distribuíram os primeiros laços rosa, que se tornariam o símbolo do movimento. Pouco a pouco, novas ações foram surgindo e se espalhando pelo país, até que Outubro se tornou oficialmente o mês da prevenção do câncer de mama.

No Brasil, a campanha teve início nos anos 2000, quando o Obelisco do Ibirapuera foi todo iluminado com a cor rosa. As práticas ganharam força lentamente, mas, hoje, são percebidas como essenciais e contam com o apoio de empresas, artistas e de toda a área da saúde

A importância do Outubro Rosa para a saúde da mulher 

Um levantamento realizado pelo Global Cancer Observatory (GCO) detectou que, em 2020, foram registrados 2,26 milhões de casos de câncer de mama no mundo. Trata-se do tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres, mas a população ainda tem poucos conhecimentos a seu respeito.

A falta de informação leva à desatenção, que, por sua vez, aumenta significativamente as chances de um diagnóstico tardio. Quanto antes for identificado, melhor será o tratamento e maiores serão as chances de cura dessa doença, o que torna as ações do Outubro Rosa essenciais — elas ensinam e incentivam cuidados que podem salvar inúmeras vidas. 

A campanha deve se aprofundar em alguns temas fundamentais, como o chamado autoexame, os fatores de risco e as práticas adequadas para cada faixa etária. Também é importante incentivar a realização periódica de exames, como a mamografia preventiva ou a diagnóstica.

Vale lembrar, ainda, que o público masculino também pode desenvolver esse câncer. Assim, o assunto é pertinente não apenas para mulheres, mas também para a saúde dos homens. Apoiar o Outubro Rosa é investir em uma sociedade mais saudável e consciente quanto ao autocuidado.

As melhores estratégias para o Outubro Rosa 

Participar do Outubro Rosa é uma forma de cuidado com as colaboradoras, incentivando seu bem-estar e qualidade de vida. A empresa pode, inclusive, criar ações voltadas para o público externo, estimulando não apenas as funcionárias, mas também as clientes a se conscientizarem. Há diferentes práticas que podem ser adotadas. Confira as nossas dicas!

Estimule a busca por informação

Como já comentamos, são várias as informações importantes quanto à prevenção do câncer de mama. Incentive, portanto, que suas funcionárias e clientes busquem tais conhecimentos, adotando as práticas adequadas em sua rotina. Você pode convidar profissionais da área para realizarem palestras e, se desejar, transmiti-las ao público externo.

Para estimular a participação nesses eventos, uma ideia é oferecê-los durante o horário de trabalho. Assim, as pessoas não precisam permanecer na empresa por mais tempo que o habitual. Incentive a busca por informações de confiança e o contato com os profissionais certos, em caso de dúvidas, de receios ou na hora de realizar exames.

Incentive os exames

Estimule as colaboradoras a permanecerem em dia com seus exames, realizando-os na periodicidade adequada. O mais comum é que a mamografia seja feita anualmente, mas existem casos em que é necessário o aumento dessa frequência. Isso é indicado, por exemplo, quando são encontrados nódulos ou outras anormalidades.

Incentive-as a ficarem atentas e não ignorarem esse autocuidado. Vale lembrar que, para além da mamografia, existem outras ações, como os exames clínicos. Para facilitar, a empresa pode oferecer dias de folga para a realização dessas práticas e até fornecer um plano de saúde que inclua esses serviços. Assim, a prevenção se torna mais acessível. Caso aconteça algum caso da doença entre a equipe, também é necessário oferecer todo o apoio possível.

Promova campanhas de doação

Esse é um ato de conscientização e, ao mesmo tempo, de responsabilidade social da empresa. Afinal, a campanha Outubro Rosa também inclui oferecer suporte para mulheres que já sofrem com o câncer de mama. Podem ser feitas doações de lenços ou de cabelos para perucas, por exemplo. É possível convidar tanto as funcionárias quanto as clientes a ajudarem.

Distribua brindes

Os brindes funcionam como mais um incentivo para a campanha, chamando a atenção para o tema e complementando as ações de engajamento. Ofereça itens que farão parte dos dias ou da casa das funcionárias, como canecas, camisetas ou canetas temáticas. Assim, eles terão sempre um lembrete da importância da prevenção. Por mais que o mês de Outubro seja dedicado ao assunto, os cuidados e a atenção fazem parte do ano inteiro.

A comunicação eficiente para a campanha Outubro Rosa

Para uma campanha eficiente, não basta utilizar dicas soltas e abordar o assunto de qualquer forma: as informações devem ser transmitidas com o devido cuidado e de maneira adaptada para seu público. É assim que se promove uma real conscientização, atingindo bons resultados com o Outubro Rosa nas empresas. Confira as nossas sugestões!

Desperte a curiosidade do público

Convide seu público a pensar e a querer saber mais sobre o Outubro Rosa. Estímulos visuais são ótimos para chamar a atenção, então você pode decorar o ambiente da empresa ou apostar na iluminação externa, por exemplo. Tendo despertado a curiosidade, não deixe de oferecer informações qualificadas sobre o tema.

Ofereça informações com responsabilidade

Muitas pessoas não estão realmente cientes do que se trata o Outubro Rosa, além de não conhecerem os riscos e sinais do câncer de mama ou a importância da prevenção. Assim, não basta utilizar a cor e os laços: é interessante levar informações de qualidade, que fazem real diferença para a vida das mulheres

Utilize canais e linguagem adequados

A linguagem deve ser clara e de fácil compreensão, transmitindo tudo que for necessário da melhor forma. Também é preciso pensar em quais os melhores meios para disseminar os conhecimentos: as redes sociais, por exemplo, podem ser fortes aliadas, caso suas funcionárias e clientes as utilizem com frequência.

Invista em posts informativos, que podem inclusive trazer orientações e instruções médicas. Além disso, é possível promover lives, compartilhar depoimentos e abordar o tema em newsletters, listas de WhatsApp ou com panfletos e flyers, se achar relevante.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a campanha Outubro Rosa e a importância de apoiá-la em sua empresa. Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas contribuam para suas funcionárias.

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