Conecte-se com sua família e amigos

13 de abril de 2020

Neste momento de convalescença, você deve evitar contato próximo/íntimo com outras pessoas, mantendo isolamento. Mas isso não significa que vocês não possam se conectar.

Pelo contrário. O apoio emocional de amigos e familiares será muito importante para sua saúde emocional e, consequentemente, física.

Com essa avalanche de informações e mudanças de hábitos, acabamos desenvolvendo habilidades e adequações ao novo modelo de trabalhar, nos divertir e interagir.

Descobrimos que os abraços virtuais podem existir, que as ligações telefônicas são especiais para matarmos saudades e que as chamadas de vídeo podem resgatar memórias onde os cumprimentos pareciam banais.

Experimente utilizar os dispositivos virtuais como novas interações, e auxilie aquele que ainda não tem esse hábito.

Segue algumas dicas:

  • Use o Skype ou outras plataformas de videoconferência para tomar café com os amigos. Você também pode convidá-los para um almoço virtual em que todos confraternizam, mas cada um come sua refeição na sua própria casa.
  • Utilize o FaceTime ou aplicativos de bate-papo por vídeo para visitar virtualmente familiares ou amigos que moram no mesmo prédio ou do outro lado do mundo, inclusive para parabenizar aniversariantes.
  • Se você possui um navegador Chrome em um computador desktop ou laptop, use o Netflix Party para assistir a filmes e programas com seus amigos simultaneamente. Você pode usar ainda a função de bate-papo em grupo para poder falar sobre o que está vendo como se estivessem na mesma sala;
  • Sua vida religiosa pode ser uma fonte de apoio ainda maior agora. Muitas instituições estão oferecendo serviços de transmissão ao vivo ou versões gravadas. Verifique o site da sua organização ou suas redes sociais;
  • Configure um grupo local do Facebook ou Nextdoor para que os vizinhos possam postar avisos, compartilhar recursos ou alertar outras pessoas sobre suas necessidades. A Nextdoor lançou o Mapa de Ajuda para que moradores de um mesmo prédio ou rua possam localizar aqueles que precisam de comida ou suprimentos;
  • Confira as hashtags do Twitter para ver como outras pessoas ao redor do mundo estão gastando seu tempo e se conectando.
  • Lembre se – ouvir a voz de quem você ama, libera ocitocina.

Referências

Associação Americana de Psicologia. “Mantenha distância para se manter seguro.”

Patricia Pendry, Jaymie L. Vandagriff. “Programa de Visitação Animal reduz os níveis de cortisol de estudantes universitários: um estudo controlado randomizado.” ÁREA Aberta. Abril-junho de 2019, vol. 5, n. 2, pp. 1–12.

Centro de Pesquisa Pew. “Os positivos da vida digital”.

Netflix. “Uma nova maneira de assistir o Netflix juntos”.

Blog do Nextdoor. “Nextdoor lança mapa e grupos de ajuda para reunir vizinhos.”

CBS News. “Estúdios fitness dão treinos ao vivo gratuitamente durante o surto de coronavírus”.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]