Atividades seguras que você pode fazer no início da Primavera.

By 28 de setembro de 2020Covid 19

Com o início da Primavera e as cidades em processo gradual de reabertura, as pessoas estão ansiosas para sair e aproveitar o calor. Mas a grande questão é: mesmo que o comércio e outros setores estejam abrindo suas portas, é seguro ir para a rua?

Apesar do avanço nas fases de reabertura, a COVID-19 ainda está muito presente. Por isso, é importante continuar prestando atenção aos protocolos de prevenção e avaliar seu nível de risco antes de sair. Mas há certas atividades que, se feitas corretamente, são seguras e podem contribuir para um melhor aproveitamento da estação mais florida do ano.

Churrasco respeitando o distanciamento social

Prepare um churrasco em seu quintal ou em um espaço ao ar livre perto de sua casa. Certifique-se de que a área para esta confraternização seja suficiente para manter o distanciamento social de pelo menos 2 metros. Também vale ficar atento ao número de convidados. Restrinja sua lista ao mínimo e lembre-se de questioná-los sobre sua saúde antes de permitir a entrada no evento.

Ao pensar na comida evite pratos que possam ser compartilhados. O Dr. Rashid Chotani, epidemiologista e especialista em doenças infecciosas do Hospital Orlando Health na Flórida, explicou em entrevista ao site Today que é importante, neste momento em especial, repensar o modo de se servir os alimentos que antes ficavam expostos e a disposição como a farofa, o arroz e a maionese. A melhor maneira de manter a segurança de todos é servir esses itens já porcionados em pratos individuais e entrega-los aos convidados em uma bandeja. A Dra. Shira Doron, infectologista do Tufts Medical Center em Boston, também indica o uso de pacotes descartáveis de condimentos como sal e pimenta. Além disso, ela sugere instruir seus convidados a beberem apenas de latas higienizadas e não as dividir com ninguém.

Nade em um lago, represa, no mar ou piscina

Até o presente momento não há evidências de que a COVID-19 possa ser transmitida pela água, então lagos, represas e mar são bons para nadar. Se quiser relaxar na piscina, certifique-se de que foram usados ​​desinfetantes (incluindo cloro e bromo).

Embora a água não seja um vetor, fique atento caso vá à praia ou a piscina seja compartilhada. Ainda há o risco de contaminação por causa das multidões que se formam nestes lugares. Certifique-se de manter o distanciamento social adequado em todos os momentos e use máscara sempre que estiver em público.

Outras atividades de baixo risco a serem consideradas

Você não deve deixar de lado os protocolos de distanciamento social e demais medidas preventivas como a higienização com água e sabão por pelo menos 40 segundos, mas essas atividades podem ser consideradas de menor risco, desde que feitas ao ar livre:

  • Fazer uma caminhada;
  • Acampar;
  • Assistir a filmes ou outros espetáculos em um drive-in;
  • Ir a um restaurante.

É seguro fazer uma viagem?

É importante lembrar que ainda há uma pandemia acontecendo e viajar longas distâncias pode levar à propagação e riscos desnecessários. Dito isso, se você está planejando dirigir para algum lugar, existem alguns passos para se manter seguro.

Em primeiro lugar, certifique-se de levar seus EPI’s, como máscaras e álcool em gel 70%. Não há garantia de que eles estarão disponíveis em estabelecimentos no caminho ou até mesmo em seu destino final (caso seja um local remoto).

Utilize sua cobertura facial sempre que fizer uma parada. Também é importante higienizar as mãos depois de abastecer ou tocar um objeto público. Além disso, evite lugares lotados. Procure atividades ao ar livre e locais onde o distanciamento seja possível.

Por último, conheça os índices de transmissão comunitária na área que pretende visitar. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda ainda verificar com autoridades locais quais as restrições vigentes e liberações previstas no período de sua permanência.

E se eu tiver que usar um banheiro público?

Se for preciso usar o banheiro, alguns cuidados podem ser tomados. A chance de obter COVID-19 neste ambiente é baixa, mas existem fatores de risco a serem considerados, como ventilação, procedimentos de limpeza e superfícies comuns ao toque.

Para mitigar o risco evite colocar as mãos em qualquer objeto exposto. Caso necessário use um papel como barreira entre o item que deseja utilizar e sua pele. Também é importante lavar as mãos com água e sabão antes de sair do banheiro.

Se estiver utilizando o lavabo da casa de um amigo durante um churrasco ou outro evento os cuidados devem ser os mesmos apesar de provavelmente esse ambiente ser mais seguro do que um banheiro público, já que o tráfego de pessoas utilizando essa instalação é muito menor. Ainda assim, todo cuidado é pouco. Uma pesquisa recente apontou que dar descarga pode espalhar partículas de COVID-19 no ar, então feche a tampa do vaso sanitário antes de apertar a válvula.

Em geral, certifique-se de que qualquer atividade que queira fazer siga os protocolos e medidas preventivas acima mencionados. Ainda assim, você pode se expor e aumentar o risco de contrair o vírus conforme se aproxima de outros. Por isso, as atividades ao ar livre são a aposta mais segura quando se trata de passar um tempo com pessoas de fora do seu círculo de convívio.

Também é importante pesar seu risco pessoal e o daqueles ao seu redor quando for escolher as atividades que irá fazer, mas existem muitas opções bacanas que proporcionam entretimento e segurança ao mesmo tempo.

Revisado clinicamente em Setembro de 2020.

Fontes: 

Becky Upham e Justin Laube. EveryDay Health. 23 de Junho de 2020. “Guia de segurança contra a COVID-19 neste verão.”

Today.com. 16 de Junho de 2020. “É seguro ir a um churrasco? 5 coisas que você precisa saber antes de ir para uma festa.”

Katie Kerwin McCrimmon. UCHealth.  21 de maio de 2020. “É seguro nadar durante a pandemia? Piscinas, lagos e praias são seguros neste verão?”

Doctoroz.com. 20 de Maio de 2020. “É seguro ir para a praia após a reabertura?”

Natalie B. Compton. The Washington Post. 21 de Maio de 2020. “Aqui está o que os especialistas querem que você saiba antes de fazer uma viagem durante a pandemia.”

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 06 de Agosto de 2020. “Departamento de Saúde Estadual e Territorial.”

AIP Publishing. Physics of Fluids. “Um banheiro pode promover a transmissão do SARS-CoV-2? Uma perspectiva de dinâmica dos fluidos.”

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 05 de Julho de 2020. “Distanciamento social.”

The New York Times. 15 de