O desafio de trabalhar em casa com crianças por perto

By 11 de maio de 2020Covid 19

Barulho, interrupções constantes e falta de espaço. Como lidar com os filhos durante a pandemia enquanto trabalha em casa.

Com as escolas fechadas e ainda se adaptando a educação a distância, muitos pais estão lutando para encontrar o equilíbrio entre trabalho e casa. Enquanto algumas famílias já estão familiarizadas com os desafios de exercer suas funções remotamente, outras tentam estabelecer uma nova rotina que envolve fazer malabarismos entre teleconferências e supervisionar as crianças.

Seja você o responsável por um adolescente ou pequeno, é provável que surjam problemas quando se trata de tempo, espaço e atenção. Por isso, listamos aqui algumas das maiores dificuldades enfrentadas pelos pais, que estão trabalhando de casa durante a pandemia, e dicas de como criar uma rotina mais calma e produtiva quando sua família estiver junto a você.

Lidando com ruídos durante chamadas profissionais

Nunca falha! A casa está calma e silenciosa, mas no minuto que atende uma ligação do seu chefe ou inicia uma sessão de vídeo com clientes, o caos se manifesta.

Se você não está sozinho com as crianças, é fundamental organizar turnos de trabalho dedicados. Enquanto um de vocês dá andamento às atividades profissionais ininterruptamente por um período de tempo pré-determinado, o outro cuida dos pequenos os entretendo.

Quando for o seu turno, procure se afastar do ambiente em que os demais estão acomodados. Além disso, agende previamente chamadas essenciais e avise seu parceiro sobre essas ligações. Essas pequenas atitudes podem ajudar bastante a reduzir o estresse e garantir que possa se concentrar.

Shayne Terry, estrategista de conteúdo de uma das maiores agências de publicidade do mundo e mãe de uma criança de 8 meses, diz que trabalhar em turnos com seu parceiro foi sua salvação. “Criamos um cronograma em que eu me levanto e começo as atividades profissionais imediatamente. Enquanto isso, meu marido fica de plantão com o bebê até a primeira soneca”, diz ela. “Então, trocamos. Fico nos afazeres domésticos até a segunda soneca e ele no trabalho.”

Contudo, se sua situação for diferente e você estiver sozinho em casa com as crianças, o ideal é procurar relaxar. Jéssica Bashaw, Coordenadora do Programa de Treinamento da Universidade Estadual de Nova York e mãe de uma linda garotinha de 10 anos sabe que muitos estão tentando encontrar algum equilíbrio entre parentalidade e trabalho durante esse período.

“A realidade é que todos estamos em um momento semelhante”, observa ela. “Então, em vez de tentar fingir que não tenho um filho em casa, se ela aparecer durante uma reunião, eu apenas a apresento.”

Superando as interrupções

Se você precisa trocar fraldas ou acabar com disputas constantes entre irmãos, pode parecer difícil, senão impossível, trabalhar focado. Mas uma solução é ajustar o horário em que se encarrega dos afazeres profissionais, se possível.

“Normalmente começo a trabalhar mais cedo, antes que minha filha se levante, assim tenho um tempo ininterrupto para lidar com atividades realmente importantes e que precisam da minha atenção”, diz Jessica. “Então não me sinto mal com os vários intervalos que preciso fazer durante o dia para supervisioná-la de perto.”

O horário da noite pode funcionar melhor para alguns: “Quando os turnos não dão certo porque algo extraordinário aconteceu, nós apenas tentamos gerenciar o dia da forma que dá e, em seguida, ambos voltamos a ficar on-line depois que o bebê vai para a cama”, admite Shayne.

No entanto, muitas vezes não há como evitar a necessidade de estar presente durante o horário normal de trabalho. Mas existem maneiras de manter as crianças entretidas durante esse período. Isso dependerá apenas da idade do seu filho. Os bebês podem se acalmar se você trabalhar com eles no colo ou em um canguru ergonômico. Para crianças pequenas e pré-escolares, pode ser necessário montar uma caixa de atividades que eles possam usar com pouca supervisão ou assistência, como livros de colorir, giz de cera atóxico e massinha de modelar.

Para os mais velhos, tente explicar sua necessidade de espaço e concentração. Considere colocar uma placa de “não perturbe” na porta quando for o momento daquela ligação importante. Crie um pote de sugestões cheio de atividades que eles possam fazer no momento em que estiverem entediados, como montar um quebra-cabeça ou passear com o cachorro.

O tempo da TV ou computador também pode ser estendido. A exibição daquela série favorita ou de um filme mais longo dará o intervalo de que precisa para finalizar aquele relatório essencial que deve ser entregue imediatamente. “Tenho sorte que minha filha adora ler, mas também estou entregando o Tablet quando tenho uma longa reunião”, diz Jessica.

Embora a Academia Americana de Pediatria recomende limites no tempo de tela, eles também reconhecem que a visualização aumentará durante a pandemia, e tudo bem. Apenas certifique-se de que o período adicional no televisor ou notebook não substitua hábitos saudáveis, como exercícios adequados ou o horário de dormir.

Estabelecendo espaço (e privacidade)

Se você está acostumado com seu próprio escritório, pode ser uma transição difícil criar uma área de trabalho na mesa da cozinha. Por isso, se possível, considere utilizar um local com pouca movimentação como um quarto de hóspedes ou a garagem. Caso tenha que se movimentar e mudar de espaço ao longo do dia (ou até dividir o computador com as crianças) utilize aplicações que permitam o compartilhamento dos documentos pela nuvem. Assim não precisará recomeçar tudo o que estava fazendo a cada interrupção.

Por fim, seja franco com seu chefe, colegas de trabalho e clientes. Conte-lhes sobre sua situação com antecedência. Muito provavelmente, eles entenderão se algum ruído de fundo aparecer. Eles também poderão compartilhar suas próprias lutas com o trabalho em casa e dividir dicas preciosas de como estão conseguindo conciliar as coisas.

Revisado clinicamente em Abril de 2020.

Fontes:

Jacqueline Sperling. Health.harvard.edu. 18 de março de 2020. “Escola fechada devido ao coronavírus? Dicas para ajudar os pais a lidar com essa situação.”

Avni Patel Thompson. HBR.org. 19 de março de 2020. “Um guia para pais que trabalham (em casa).”

HealthyChildren.org. “Tempo de tela.”

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 28 de março de 2020. “Cuidando de crianças durante a pandemia.”