Cuidados que você precisa saber sobre higienização de objetos e superfícies

13 de abril de 2020

Segundo pesquisa divulgada pelo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), o novo coronavírus “foi detectável em aerossóis por até três horas. Além disso, estima-se que o SARS-CoV-2 possa viver em cobre por até quatro horas, em papelão por até 24 horas e em plástico e aço inoxidável por dois ou três dias”.

Com base nessas descobertas, você e sua família devem tomar precauções extras neste momento de isolamento.

Qual a frequência de higienização

O ambiente em que você estiver isolado deve ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Se você estiver em condições físicas, esta limpeza deve ser feita por você mesmo.

Se você mora com outras pessoas, os ambientes da casa que você precise utilizar devem ser higienizados a cada uso, assim como as superfícies tocadas (exemplo: maçaneta da porta, torneiras, mesa etc).

Principais Instruções

A pessoa que realiza a limpeza deve utilizar luvas para este procedimento e de preferência também máscara, óculos e avental. Após, deve retira-los e lavar as mãos com água e sabão.

Quando o banheiro é compartilhado, é necessário desinfetar as superfícies utilizadas pelo paciente como vaso sanitário, interruptores, maçaneta, descarga, box e regulador de temperatura do chuveiro os itens de higiene pessoal (sabonetes, pastas de dente, toalha de rosto, etc) devem ser de uso individual e ficar separados. Escova de dentes e toalhas merecem atenção especial e ficar separadas.

Os produtos ideais para a realização da limpeza são sabão ou detergente doméstico. Após limpar, passar hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfectar. Você pode utilizar também álcool a 70%, mesmo a formulação em gel, para objetos em que não for possível utilizar água.

Objetos como celular, telefone, computador, fones, controles remotos e headsets devem ser de uso individual e higienizados com álcool a 70%.

Roupas pessoais e Roupas de Cama

Devem ser acondicionadas dentro do cômodo usado para isolamento em saco plástico até a lavagem. O procedimento de lavagem deve ser realizado preferencialmente com máquina de lavar, evitando o contato com outras pessoas e os produtos utilizados podem ser água e sabão em pó ou líquido para roupas comum.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]