Devo limpar minhas roupas e sapatos sempre que voltar para casa após sair?

28 de abril de 2020

Com as ordens de isolamento social se estendendo por diversas localidades do país, tem se tornado cada vez mais comum simplesmente mudar a roupa de ficar em casa para o pijama antes de dormir e vice-versa.

Contudo, de vez em quando, pode ser necessário ir ao supermercado ou à farmácia para deixar o estoque de comida e medicamentos em dia. E por mais que você esteja tomando todas as precauções e mantendo-se a pelo menos um metro e meio de distância dos demais, o que dizer das roupas que está vestindo? Será que é preciso limpá-las, assim como os sapatos, sempre que sair?

É possível o contágio pela roupa?

Embora pesquisadores tenham descoberto que o SARS-CoV-2 pode permanecer em algumas superfícies por até 72 horas, o estudo não incluiu tecidos. “Até o momento, as evidências sugerem que é mais difícil se contaminar com o vírus a partir de uma superfície macia (como o tecido) do que em superfícies rígidas tocadas com frequência, como botões de elevador ou maçanetas”, diz a Dra. Lisa Maragakis, médica e diretora de prevenção de infecções no Johns Hopkins Health System.

Apesar da principal forma de transmissão se dar por meio do contato próximo e exposição a gotículas respiratórias contaminadas, ainda pouco se sabe sobre contágio por tecidos. Contudo, tendo em vista que as evidências atuais sugerem que o vírus pode sobreviver por horas a dias em uma variedade de superfícies, esta não deixa de ser uma possibilidade

E os sapatos?

Enquanto os sapatos geralmente consistem em material poroso equivalente ao vestuário, eles também têm componentes de borracha e couro, que são menos porosos, semelhantes ao plástico no qual a COVID-19 pode sobreviver por dois a três dias.

Levando todas essas informações em consideração, pode sim ser uma boa prática higienizar roupas e calçados ao retornar para casa depois de sair, especialmente se entrar em um local altamente povoado, como uma mercearia ou supermercado, por exemplo, onde poderá encontrar mais pessoas ou outros objetos que possam transmitir o vírus com eficiência. Quando se trata de sapatos, é sempre seguro deixá-los na porta, ainda mais porque além do vírus, diversas outras bactérias podem estar na sola do calçado.

Como higienizar corretamente as roupas?

Se você está preocupado com o vírus pegar uma carona em suas roupas, há algumas dicas a serem observadas:

  • Tente não sacudir as roupas sujas, para evitar espalhar o vírus pelo ar;
  • O calor pode matar o vírus, portanto, certifique-se de utilizar água quente durante o processo de lavagem;
  • Você tem uma secadora? Melhor ainda! Utilize-a como precaução extra para eliminar qualquer vírus. Caso não tenha, não há problemas. É só usar o ferro de passar;
  • Se há alguém doente em sua casa, não há problema em misturar as roupas na hora de lavar. Basta manuseá-las com luvas até o momento de colocá-las na máquina, descartar as luvas assim que terminar e lavar bem as mãos em seguida.

Revisado clinicamente em Abril de 2020.

Fontes:

Anthony S. Fauci, MD, H. Clifford Lane, MD, e Robert R. Redfield, MD. New England Journal of Medicine. Fevereiro de 2020. “Covid-19 – Navegando no desconhecido. ”

The New England Journal of Medicine: “Aerossol e estabilidade da superfície do SARS-CoV-2 em comparação com o SARS-CoV-1”.

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). “Limpeza e desinfecção para famílias.”

Organização Mundial da Saúde: “Primeiros dados sobre estabilidade e resistência do coronavírus SARS compilados por membros da rede de laboratórios da OMS.”

The New York Times: “Como devo lavar a roupa agora?”

Medscape. 16 de abril de 2020. “Coronavírus em tecidos: O que você precisa saber.”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]