Dia Nacional do Combate ao Fumo

13 de agosto de 2018

No Brasil, o hábito de fumar é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além disso, quem fuma tem um risco 20 – 30 vezes maior de desenvolver câncer comparado aos não fumantes. O tabagismo está associado ao aumento do risco para diversos tipos de câncer, além de infarto e derrame cerebral.

Você sabia que fumar aumenta em até oito anos sua Idade Real? E os malefícios não estão limitados apenas a quem fuma, como também aos fumantes passivos, aqueles que convivem com a exposição à fumaça do cigarro. O fumo passivo pode causar vários problemas de saúde a adultos e crianças, e a taxa de não fumantes que desenvolvem câncer de pulmão tem aumentado, segundo estudos. Mas os males que o cigarro causa vão além da saúde: o fumo pode alterar o DNA e causar problemas sexuais e de concepção.

Em 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo, data instituída pelo Ministério da Saúde em 1986 para disseminar esses e mais tantos dados que escancaram os efeitos do hábito de fumar para a saúde. Felizmente, entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no Brasil caiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres.

Mas podemos melhorar cada vez mais! Na plataforma Sharecare, existem diversos artigos e conteúdos sobre o tema, como dicas de como se preparar para largar o hábito, passo a passo e estratégias para evitar o cigarro de uma vez por todas – ou ajudar algum amigo ou familiar que ainda tenha o hábito de fumar! Veja algumas delas abaixo.

 

Preparação

O primeiro passo para parar de fumar é livrar-se das lembranças que despertem o desejo do tabaco. Substituir o hábito por outro mais saudável, como caminhar 30 minutos por dia, pode ajudar a atingir sua meta. O incentivo de amigos e familiares também ajuda muito! O vício pode ser tanto físico quanto psicológico, então apoio é essencial.

Prepare-se para parar de fumar definitivamente

Comece a se exercitar antes de largar o cigarro

 

Passo a passo

“Parar de fumar é fácil. Já fiz isso centenas de vezes!”. Se você já tentou parar de fumar, essa frase de Mark Twain deve parecer muito verdadeira. No entanto, é possível, sim, largar o cigarro de uma vez, sem parar e voltar. Comece definindo uma data com quatro semanas de antecedência e não adie, assim é possível adotar aos poucos outros hábitos saudáveis que podem ajudá-lo nessa meta. Consulte seu médico para que ele o ajude a elaborar a melhor estratégia para você!

Como parar de fumar em quatro passos

Cinco passos para largar o cigarro

 

Dicas e estratégias

Você sabia que seu organismo já é capaz de sentir benefícios à saúde apenas alguns momentos após parar de fumar. Beber leite, praticar exercícios todos os dias, fazer acupuntura, meditação e mastigar algo, como um pau de canela, por exemplo, são algumas estratégias apontadas por estudos. Aprenda muito mais dicas sobre diversos tópicos em saúde com a Sharecare:

Cinco dicas para deixar de fumar

Estratégias para parar de fumar