Ergonomia no home office: quais ações podem ser adotadas?

29 de setembro de 2021

ler e dort

A pandemia de Covid-19 nos trouxe desafios inéditos, tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional. Para nos adequarmos a ela, modificamos a maneira como nos vestimos, portamos e, também, como trabalhamos. No entanto, embora essas adaptações sejam eficazes contra a Covid-19, elas também apresentam seus desafios.

Com a popularização do modelo de trabalho em home office, estamos passando mais tempo sentados e na frente de computadores e smartphones. Se não tomarmos cuidado com nossa postura e ergonomia, a médio e longo prazo esses hábitos podem trazer prejuízos significativos, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Por isso, cuidar da ergonomia durante o home office é uma tarefa que vem ganhando cada vez mais relevância. Neste artigo, explicaremos por que você deve se preocupar com o tema e como cuidar da ergonomia durante e após a pandemia para evitar LER e DORT. Continue lendo para saber mais!

Afinal, o que são LER e DORT?

Em primeiro lugar, vamos conceituar esses dois problemas. LER é a sigla para Lesão por Esforços Repetitivos, abrangendo diversas alterações no sistema musculoesquelético. Por exemplo, a tendinite, especialmente nos pulsos, é muito comum em pessoas que passam longos períodos digitando no computador.

Porém, nem todas as lesões no sistema musculoesquelético são causadas por movimentos repetitivos. É por isso que a sigla DORT foi introduzida: os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são mais abrangentes e suas causas incluem:

  • postura incorreta;
  • tracionamentos;
  • contração muscular por períodos prolongados;
  • içamento de pesos de forma inadequada.

Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais comuns são as mialgias (dores musculares), sobretudo as lombalgias (dores nas costas, na região lombar).

Confira os dados sobre LER e DORT

De acordo com o Ministério da Saúde, em um levantamento realizado em 2018, os casos de LER e DORT tiveram um aumento de 184% entre os anos de 2007 e 2016 no Brasil. Um dos motivos apontados pelo estudo para esse aumento foi a maior exposição dos trabalhadores aos riscos ergonômicos.

E, embora a ergonomia pareça uma preocupação excessiva, os números dizem o contrário: de acordo com um artigo da American Family Physician, distúrbios musculoesqueléticos são responsáveis por 33% de todas as doenças ocupacionais. Grande parte das condições que entram nessa categoria (como lombalgias e dores articulares) podem ser agravadas por uma ergonomia inadequada.

Dito isso, o estímulo à ergonomia correta durante o home office é mais que um investimento em saúde: é também uma maneira de reduzir gastos na saúde e evitar complicações jurídicas para o empregador.

Como proteger os colaboradores de LER e DORT?

Como você viu, o home office pode facilitar a incidência de LER e DORT devido à falta de cuidados ergonômicos nas casas dos colaboradores. Afinal, muitos não contam com móveis adequados à execução de suas tarefas por muitas horas ou mesmo nem têm informações a respeito dessas questões.

Assim, algumas formas de proteger os profissionais são:

  • promover treinamentos a respeito das técnicas adequadas para execução das tarefas e da importância da ergonomia;
  • fornecer a infraestrutura necessária (ferramentas, utensílios, mobiliário e acessórios) para que a rotina de trabalho seja realizada de forma a minimizar riscos ergonômicos;
  • prover informações sobre a duração apropriada das jornadas, a necessidade de intervalos, a postura correta e outras práticas de ergonomia.

Nos tópicos a seguir, confira em mais detalhes o que é a ergonomia e quais ações práticas a sua empresa pode adotar para minimizar os riscos de LER e DORT dos colaboradores.

O que é ergonomia?

O termo ergonomia resulta da junção das palavras gregas ergon (“trabalho”) e nomos (“lei natural”). O conceito, surgido no século XVII, compreende o estudo da relação do homem com os equipamentos em seu ambiente de trabalho.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra era utilizada para descrever a interação homem-máquina até a década de 1970. A partir de então, com o surgimento de aparelhos mais sofisticados, a ergonomia se refere majoritariamente à interação homem-computador. Daí sua importância crescente com a popularização do home office.

Por que se preocupar com a ergonomia no home office?

Desde a popularização da internet e dos computadores contemporâneos, o trabalho a distância vem crescendo gradativamente. O home office não é exclusivo da pandemia, embora seus índices tenham claramente aumentado durante esse período.

Apesar disso, não há ainda uma definição clara das leis trabalhistas específicas para o home office. De acordo com Ricardo Calcini, professor de Direito do Trabalho, esse modelo de serviço segue as normas do teletrabalho — que, este sim, consta na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O teletrabalho é caracterizado, segundo o professor, pela “prestação de serviços realizada predominantemente fora das dependências da empresa com a utilização de ferramentas de tecnologia da informação e de comunicação”. Além disso, a Lei nº 12.551/2011 diz claramente que não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador ou no domicílio do empregado.

De acordo com essa base legal, portanto, o home office exige os mesmos direitos trabalhistas do trabalho presencial. Isso inclui a responsabilidade do empregador na manutenção da saúde de seus funcionários.

Além disso, doenças e agravos derivados de uma ergonomia inadequada podem se caracterizar como doenças ocupacionais ou até acidentes de trabalho. Como você viu, isso representa impactos negativos na qualidade de vida e no bem-estar do colaborador, gastos excessivos e perda de produtividade.

Quais ações de ergonomia adotar?

Embora a preocupação com a ergonomia seja de interesse mútuo, sua correção depende majoritariamente dos funcionários da empresa. Nesse cenário, cabe ao empregador instruir sobre boas práticas de ergonomia e estimulá-las.

A seguir, listamos algumas das principais ações que podem ser utilizadas nesse propósito. Confira.

Estimule a organização do ambiente de trabalho

Uma das principais medidas para melhorar a ergonomia é organizar o ambiente de trabalho para adequá-lo às posições corretas. É recomendado, por exemplo, que os ângulos articulares dos joelhos, quadril e cotovelos sejam aproximadamente de 90 graus. Além disso, devemos manter a coluna ereta e a visão no plano horizontal.

Lembre os funcionários de manter sua postura

Um ambiente de trabalho organizado e ergonomicamente adequado se torna ineficaz se a postura do funcionário não for mantida. Felizmente, a partir do momento que adquirimos o hábito de sentar corretamente, conseguimos corrigir nossa postura inconscientemente. No entanto, é necessário recordar constantemente de corrigir a postura para atingirmos esse objetivo.

No home office, é possível utilizar lembretes espaçados para que os empregados corrijam sua postura. Eles podem ser enviados durante reuniões ou métodos corriqueiros de comunicação — como e-mails. Dessa maneira, você mantém o assunto sempre em alta e ajuda na criação desse hábito tão importante.

Inclua pausas na rotina

Mesmo com o home office, é comum manter a jornada de trabalho similar à presencial. Dessa forma, o funcionário pode passar horas na mesma posição caso não haja pausas. Fisiologicamente, isso pode causar uma sobrecarga muscular e articular, predispondo às doenças ocupacionais.

Por isso, é importante estabelecer um planejamento de pausas na rotina, pensando na correção da ergonomia. Elas não precisam ser longas, a ponto de impactar na produtividade da equipe: alguns minutos por hora já possibilitam ao trabalhador mudar de cômodo, trocar sua posição ou realizar outra atividade rápida.

Preocupe-se com a iluminação

Diferentemente do que dita o senso-comum, a ergonomia não envolve apenas o sistema musculoesquelético: a iluminação também faz parte da interface homem-computador e, portanto, está inclusa no conceito. A deterioração visual pode ser considerada uma doença ocupacional, se a iluminação não for adequada.

Por isso, mesmo no home office, é importante se preocupar com a iluminação do ambiente e estimular o trabalho em locais claros e arejados. Isso é especialmente importante em empresas que funcionam ou realizam reuniões em horários noturnos.

Indique apoios e móveis adequados

Atualmente, contamos com cadeiras, computadores, teclados e apoios cada vez mais adequados ao homem. Nas lojas, esses equipamentos são caracterizados como ergonômicos e são mais adequados a longas jornadas de trabalho.

Você pode estimular o uso desses apoios e móveis indicando os mais bem-avaliados ou certificados cientificamente aos funcionários. Outra boa ideia é organizar uma compra coletiva desses equipamentos na empresa, reduzindo seu custo e estimulando o uso.

Adote aulas online de ginástica laboral

A ginástica laboral é uma das mais eficientes estratégias para evitar LER e DORT e promover uma conscientização a respeito da necessidade de manter o corpo ativo durante a jornada de trabalho.

Trata-se de uma série de exercícios simples e de grau de intensidade baixo, que envolvem alongamentos, técnicas de respiração, reeducação postural e compensação muscular. Em geral, a ginástica laboral é realizada em pequenas sessões de 10 a 20 minutos.

Além de contribuir com a saúde física, as sessões de ginástica podem ajudar a reduzir estresse e ansiedade. No home office, a empresa pode procurar bons conteúdos de ginástica laboral online e incentivar seus colaboradores a realizar os exercícios no início, no meio e no fim do expediente.

Como a Sharecare pode apoiar a saúde dos colaboradores?

A Sharecare oferece um ecossistema completo de soluções para a gestão de saúde. Por exemplo, o app Sharecare contribui para a redução de problemas no sistema musculoesquelético porque seu principal objetivo é promover o autocuidado e o entendimento de que são bons hábitos que contribuem com a saúde e a qualidade de vida.

Por meio de diversas funcionalidades, o usuário consegue identificar sua condição de saúde, seus pontos de atenção e, com isso, desenvolver hábitos mais saudáveis. Com uma dinâmica gamificada, o usuário ganha pontos sempre que cumpre metas, como a prática de exercícios físicos, essencial para o fortalecimento do corpo e a prevenção de lesões.

Além disso, a Sharecare combina diversas outras soluções para melhorar a relação das pessoas com a sua própria saúde e, assim, contribuir com os resultados da empresa. Entre elas estão a telemedicina, as linhas de cuidado personalizadas, a atenção primária e muito mais.

A ergonomia no home office é uma preocupação geral durante a pandemia. Além de trazer benefícios à saúde dos funcionários, ela pode ajudar você a reduzir custos assistenciais e evitar problemas jurídicos. Com dicas simples e rotineiras, é possível melhorar a ergonomia e tornar o home office mais seguro e confortável para os funcionários da sua empresa, evitando problemas como LER e DORT.

Quer conhecer melhor as soluções da Sharecare? Então, entre em contato conosco!

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