Outubro Rosa nas empresas: como conscientizar os colaboradores?

By 13 de outubro de 2020Eventos

O mês de outubro já virou referência quando o assunto é a prevenção do câncer de mama. Assim, o Outubro Rosa nas empresas é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos colaboradores sobre a doença.

Afinal, esse é o tipo de tumor mais comum entre a população feminina, sendo que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2020, surgirão 66.280 novos casos. A ideia do movimento é elevar as taxas de diagnóstico precoce e, consequentemente, as chances de cura.

Quer saber quais ações efetivas você pode adotar para marcar essa data? Acompanhe o post a seguir e descubra como a tecnologia tem um papel importante em relação às medidas preventivas contra o câncer.

Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ideia é envolver toda a população com informações sobre sintomas e exames preventivos da doença e, com isso, aumentar o sucesso do tratamento.

A iniciativa teve início em 1990 nos Estados Unidos com a organização de uma corrida pela cura desse tipo de câncer. No evento, foram distribuídos laços rosas, que até hoje simbolizam a campanha. No Brasil, as primeiras ações começaram em 2002, em São Paulo.

O Outubro Rosa nas empresas é essencial para conscientizar sobre a saúde da mulher, especialmente sobre a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia. As organizações têm um papel fundamental nessa questão, visto que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a taxa de cura chega a 95%.

Além disso, as ações de promoção de saúde das empresas promovem o bem-estar no ambiente de trabalho, a autoestima do trabalhador, além de reduzir as faltas e afastamentos e melhorar a produtividade.

Como conscientizar os colaboradores?

Mas como dar destaque ao Outubro Rosa nas empresas de forma a conscientizar, de fato, os colaboradores sobre a doença e medidas de prevenção? Confira a seguir algumas ações para colocar em prática.

Realize palestras com profissionais

Convide médicos e especialistas para ministrar palestras presenciais ou on-line que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como:

  • histórico familiar da doença;
  • sobrepeso;
  • sedentarismo;
  • aspectos genéticos;
  • consumo exagerado de bebida alcoólica.

É uma maneira interativa de focar na prevenção. Além disso, os colaboradores podem tirar as dúvidas e, assim, alertar também familiares, amigos e outras pessoas próximas.

Insira o tema nos informativos

Outro jeito é trazer a questão do câncer de mama à tona por meio de informativos em papel, por e-mail e também utilizando as páginas das redes sociais da empresa, possibilitando que as equipes compartilhem os posts, alcançando um número maior de pessoas.

São materiais que os colaboradores podem ler com calma para entender mais sobre o câncer de mama e se conscientizar sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e a necessidade de realizar os exames preventivos de forma periódica.

De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis como:

  • alimentação equilibrada;
  • prática regular de exercício físico;
  • manutenção do peso adequado;
  • redução do consumo de bebida alcoólica.

Promova o dia casual rosa

Uma medida para o Outubro Rosa nas empresas é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Com essa ação, é possível engajar as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.

Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, o casual rosa demonstra que a organização é focada na saúde do colaborador, o que vai, inclusive, melhorar sua imagem junto ao público externo.

Incentive a realização de exames

Por último, uma ação eficaz é incentivar que as colaboradoras realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família.

Em relação a isso, o primeiro passo é disponibilizar o plano de saúde, um benefício que gera bem-estar para os profissionais e garante o acesso aos exames e consultas. No entanto, só isso não basta. É preciso incentivar a realização das ações de prevenção de forma a aumentar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, garantindo que o tratamento tenha um bom resultado.

A recomendação do INCA em relação à mamografia, por exemplo, é que seja feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos. A frequência deve ser anual e a idade antecipada em caso de histórico familiar ou de outras condições que aumentem o risco da doença.

Tecnologia a serviço da prevenção

Para estimular a realização de exames preventivos não só de câncer de mama como de outras doenças, sua empresa pode contar com a Sharecare e a solução APS digital, que oferece atenção completa em todos os níveis de saúde.

É um recurso que se vale das facilidades da telemedicina, que vai cuidar da saúde do seu colaborador reduzindo a exposição a riscos e também diminuir os custos da organização, uma vez que evita idas desnecessárias ao pronto-atendimento.

Funciona assim: a primeira etapa é com o Care Team, que faz uma intervenção inicial e a condução dos próximos passos, como teleconsulta, encaminhamento a laboratórios ou consultas presenciais em clínicas especializadas. No caso da prevenção do câncer de mama, o recurso facilita e incentiva a ida da colaboradora para as consultas de rotina.

Com isso você previne uma série de problemas, já que a APS digital faz um acompanhamento individual dos usuários, levando em conta alguns indicadores. Além disso, oferece suporte por telefone ou chat.

Não deixe o Outubro Rosa nas empresas passar em branco. Esse é um movimento que nos faz direcionar a atenção para o câncer de mama, especialmente para a saúde das colaboradoras. Planeje-se com as ações para engajar sua equipe e conte com a tecnologia da Sharecare para promover a saúde de seus profissionais, o que vai resultar em prevenção de doenças, redução de custos e aumento da produtividade.

Quer conhecer mais detalhes da APS digital? É só entrar em contato com a nossa equipe e descobrir todas as vantagens dessa solução!