Experiência do paciente no hospital ou PS: qual é a importância?

11 de outubro de 2021
experiência do paciente

A alta competitividade na área da saúde trouxe ao setor uma importante evolução nos últimos anos: contamos com hospitais mais modernos, fluxos personalizados e novas tecnologias para resolver os problemas dos usuários. No entanto, essa mesma competitividade também aumenta a cobrança dos gestores da saúde — daí a importância de uma boa experiência do paciente.

Esse conceito engloba todas as interações entre o usuário e o sistema de saúde. Elas incluem vários aspectos, como o fácil acesso às informações, a obtenção de consultas oportunas e a boa comunicação. Assim, os setores da saúde estão preparando seus profissionais e investindo em tecnologias adequadas para tornar a experiência do paciente mais agradável.

Dada a importância do assunto, falaremos a seguir sobre as estratégias para melhorar a experiência do paciente com a rede pública de saúde. Também explicaremos por que essa métrica deve ser levada em consideração para uma gestão que transmita mais confiança e autoridade. Continue lendo para saber mais!

A importância de investir na experiência do paciente

Em meio às maiores preocupações dos gestores de saúde, a experiência do paciente vem ganhando um destaque especial. Hoje em dia, os consumidores de todos os serviços têm a facilidade de acesso a qualquer tipo de informação; por isso, os pacientes procuram melhores atendimentos, com relações mais confortáveis e humanas — daí a importância de um conceito como a experiência do paciente, que foca o usuário final do serviço.

Ao entrar em contato com o setor de saúde, o usuário espera ter uma experiência positiva, independentemente do tipo de serviço solicitado: seja para esclarecer uma dúvida ou para agendar um procedimento, essa busca tem grande peso. Dessa forma, para garantir uma boa experiência do paciente, os gestores de saúde devem investir em uma boa comunicação, aliada a uma tecnologia de ponta.

A saúde digital possibilita que o serviço seja mais atrativo e funcional, agilizando a liberação de procedimentos, a marcação de consultas e os resultados de exames. Quando o paciente tiver um contato mais fácil com a instituição de saúde, ele sentirá mais segurança quando precisar de algum atendimento.

A tecnologia como apoiadora da satisfação do paciente

O investimento em recursos tecnológicos para cuidar do paciente melhora a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, a experiência dos usuários. Os hospitais do mundo inteiro estão se aliando a essas ferramentas, tanto para ajudar nos tratamentos quanto para melhorar o atendimento.

A digitalização da saúde permite que os serviços prestados sejam padronizados e, ao mesmo tempo, personalizados. Em um atendimento de marcação de consultas ou procedimentos, por exemplo, o paciente é atendido e encaminhado de acordo com suas necessidades individualizadas.

Na era da telemedicina, o uso das tecnologias melhora a experiência do paciente. A telemedicina uma prática de atendimento que inclui o atendimento médico a distância: diagnósticos, interpretação de exames e emissão de laudos, entre outros. Com a utilização desses recursos, os pacientes podem ser atendidos e tratados remotamente, diminuindo assim as filas de espera por atendimento.

Perceba que não é apenas nos grandes hospitais que a tecnologia faz a diferença: mesmo em consultórios médicos particulares, exemplos rotineiros como o prontuário digital e o agendamento online já são uma realidade predominante. Outro setor que vivenciou a transformação digital em seus primeiros estágios foram os laboratórios de análises clínicas, que hoje já etiquetam materiais e coletas digitalmente.

Os resultados obtidos pelo investimento em tecnologia na saúde

Um dos principais problemas enfrentados pelos gestores da saúde é a superlotação dos postos de Pronto Atendimento (PA). O investimento em tecnologia para atendimento a distância reduz o tempo de espera dos pacientes e desafoga o PA. Com o atendimento digital, eles são diretamente encaminhados à equipe médica ou ao local da realização de exames.

Além de beneficiar diretamente o paciente, o uso da tecnologia contribui substantivamente para os profissionais da saúde. Com a digitalização dos procedimentos, as informações dos pacientes são centralizadas em um único banco de dados. Isso possibilita o acesso dos especialistas ao histórico de saúde dos usuários, de qualquer lugar em que estiverem.

A utilização dos recursos tecnológicos otimiza processos e traz melhorias para o setor da saúde como um todo. Dentre as vantagens em usar as ferramentas adequadas para um bom atendimento ao paciente, estão:

  • concentração das informações para consultas remotas;
  • melhorias no atendimento ao usuário;
  • diminuição de gastos desnecessários em atendimentos presenciais;
  • agilidade nos processos.

Para melhorar a experiência do paciente no setor de saúde pública, é importante contar com parceiros especializados. A boa notícia é que existem empresas conhecidas internacionalmente pela sua experiência em gestão de saúde e satisfação do paciente.

A Sharecare como uma parceira de peso na experiência do paciente

A Sharecare conta com os melhores recursos digitais e oferece programas de coordenação de cuidados efetivos para melhorar a satisfação dos pacientes. Com o nosso atendimento online, o usuário recebe orientações mais precisas sobre a resolução do seu problema de forma remota. Oferecemos um atendimento a distância de qualidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana, para minimizar os impactos de imprevistos.

Dessa forma, o paciente pode receber as primeiras orientações sobre sua queixa em casa, sem a necessidade de ir ao Pronto Atendimento. Isso contribui para o desafogamento dessas unidades de saúde e traz maior conforto para o paciente.

Além de oferecer os primeiros atendimentos online, a Sharecare disponibiliza ao paciente, onde ele estiver, as consultas médicas por vídeo. Esses serviços diminuem os riscos de possíveis contaminações em unidades de PA ou hospitais, evitando gastos com outras complicações. Além disso, esses cuidados com o paciente melhoram a sua experiência, trazendo assim bons resultados para o investimento em boas parcerias.

Com a Sharecare, você garante que seu atendimento remoto está nas mãos de uma das maiores autoridades no ramo: desde o início da pandemia pela Covid-19, realizamos mais de 60.000 consultas remotas e conseguimos reverter mais de 70% das solicitações com recursos próprios.

Se você quer saber mais sobre como melhorar a experiência do paciente, não perca tempo! Entre já em contato com a Sharecare e saiba como nossas soluções podem ajudar a saúde pública.

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