Por SEGS

Solução de prevenção de saúde da Sharecare é único no Brasil: o controle de peso trouxe resultados positivos para 40% dos participantes; no controle de estresse, 36% melhoraram

Estresse, alimentação desbalanceada, sedentarismo e a falta de cuidado com a saúde em geral, são maus hábitos comuns na população e representam fatores de risco para doenças crônicas, que geram alto custo para a saúde e para a sociedade. Por meio do programa Coaching Preventivo, a Sharecare atua nas principais mudanças de comportamento, prevenindo doenças, como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. Além de direcionar o participante para uma vida mais saudável e produtiva, contribui na redução dos gastos empresariais e operacionais com saúde.

O Coaching Preventivo, o maior programa de gestão em saúde no país capaz de eliminar fatores de risco para doenças crônicas, conta atualmente com mais de 25 mil participantes. As principais áreas de foco são o controle do estresse, controle de peso e alimentação saudável, aliada à prática de exercícios. A população tem à disposição equipes multidisciplinares de educação em saúde, compostas por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, que prestam suporte clínico e orientam práticas individuais nas áreas de foco do programa, além da prevenção de recaídas.

Dentre as áreas, o controle de peso obteve o retorno mais expressivo: 40% dos participantes apresentaram melhora significativa após iniciar a participação no programa. Em segundo e terceiro lugar estão alimentação saudável e atividade física. O controle do estresse teve 36% de respondentes com melhora no comportamento, assim como a prevenção da depressão. Outros comportamentos em que os participantes apresentaram melhora foram no cuidado pessoal, adesão aos medicamentos e consultas médicas.

Eliane Américo, consultora de saúde, foi incentivada a perder peso por conta do próprio trabalho. Afinal, como coach ela incentiva as pessoas a adquirirem hábitos mais saudáveis. Isso acabou refletindo em sua própria decisão de buscar acompanhamento para emagrecer. Antes, ela estava com 122 kg, agora já eliminou 30 kg. “A abordagem que temos com os participantes os leva a uma reflexão que realmente mobiliza. Isso me chamou atenção e passei a ser participante também. Propomos uma visão de bem-estar em longo prazo e mostramos caminhos. Hoje, sou capaz de evitar recaídas”, afirma Eliane.

Por meio do acompanhamento telefônico, dicas de saúde por e-mail, SMS e plataforma Sharecare, a orientação promove a mudança de comportamento, manutenção dos resultados e esclarece dúvidas sobre saúde e bem-estar. Desta forma, os participantes podem ter apoio constante para realizar suas metas, reconhecendo e atuando sobre os fatores de risco por meio de ferramentas e alertas personalizados. Consequentemente, a melhora da saúde e a redução ou eliminação dos fatores de risco geram uma vida mais saudável e o resultado é traduzido em mais felicidade e aumento da produtividade no trabalho.