O Ligue Saúde funciona para todo tipo de situação – desde um esclarecimento de dúvidas até suspeitas de doenças como H1N1, dengue e febre amarela. Entenda

Por: 2 meses atrás

Já imaginou como seria resolver um problema de saúde por telefone, sem precisar sair de casa? Muitas pessoas recorrem ao Google quando estão com algum sintoma, mas não há garantias em relação a informação quando a busca é feita na internet.

Diante disso e da superlotação nos Prontos Socorros públicos e particulares, a Sharecare apostou em uma ideia ousada: um canal telefônico que ajuda a entender demandas de saúde de forma mais simples. Chamada Ligue Saúde, a novidade consiste em um sistema avançado de atendimento em saúde, personalizado e à distância, para clientes no Brasil e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A ideia do programa é solucionar eventuais problemas e queixas de saúde a partir de um canal de atendimento direto, realizado por enfermeiras e médicos, baseado em certificados internacionais, protocolos e evidências científicas. Pelo canal, o especialista é capaz de identificar, mesmo à distância, a melhor forma de conduzir o atendimento com eficiência, assim como a necessidade de cuidados avançados.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Nosso diferencial é o acompanhamento dos casos mesmo após o atendimento, o ‘follow up’, principalmente em casos moderados a críticos”, diz Ana Cristina Broca, enfermeira coordenadora de Visitas Domiciliares e Central de Urgências da Sharecare Brasil. “Depois de darmos as orientações no primeiro atendimento, nós entramos em contato com o participante novamente para saber como o caso dele evoluiu, se ele melhorou, piorou ou se manteve a queixa. Conforme a evolução, atualizamos a conduta do paciente e damos uma nova recomendação, caso necessário”.

Sem restrições

Apesar de ser um canal telefônico, o Ligue Saúde atende a toda e qualquer situação, até mesmo suspeitas de doenças como H1N1, zika vírus, dengue e febre amarela, surtos (como hepatite ou outros) e emergências. De acordo com a necessidade, um médico da equipe pode continuar o atendimento ou, em situações mais graves, o serviço de ambulância pode ser acionado. Também são aceitos esclarecimentos de dúvidas e queixas de menor complexidade.

“Seguimos o conceito de que o paciente deve ser atendido pelo recurso certo na hora certa, a partir da coordenação de cuidado. Além de atendermos emergências, ajudamos o paciente a navegar pela rede de serviços e solucionar outras dúvidas de saúde que ele venha a ter, como qual médico procurar em determinada situação, por exemplo. Ajudamos o indivíduo a buscar o recurso que ele precisa para entender e resolver determinado problema, mesmo que não precise de um pronto socorro”, explica Dra. Tânia Abreu de Carvalho, médica gerente de Produtos Clínicos da Sharecare Brasil.

Disponibilidade

O programa Ligue Saúde já está disponível para populações dos clientes Sharecare Brasil (operadoras de saúde, empresas e órgãos públicos). Juntamente com a solução personalizada para os indivíduos, a Sharecare disponibiliza aos clientes uma análise aprofundada do perfil populacional de seus funcionários e/ou beneficiários, favorecendo o acompanhamento da gestão de saúde.