Publicado no Infomoney

Eliane Américo, analista de Qualidade, foi incentivada a perder peso por conta do próprio trabalho. Afinal, em sua função ela incentiva as pessoas a adquirirem hábitos de vida mais saudáveis. E isso acabou refletindo em sua própria decisão de buscar acompanhamento para emagrecer. Antes, ela pesava 122 kg, agora já eliminou 30 kg.

“A abordagem que temos com os participantes leva-os a uma reflexão que realmente mobiliza. Isso me chamou atenção e passei a fazer parte do grupo também. Propomos uma visão de bem-estar a longo prazo e mostramos caminhos. A mudança foi tão grande que ela faz parte do meu estilo de vida e isso faz com que evite recaídas e volte a engordar”, afirma Eliane, que recentemente foi promovida de coaching a analista de Qualidade.

Eliane fazia parte de uma pesquisa importante sobre saúde no Brasil: dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade cresceu quase 60% no país em 10 anos, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O excesso de peso também subiu, de 42,6% para 53,8%, no mesmo período. O aumento da obesidade em todo o mundo é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde, que vê um surto epidêmico da doença.

Outra preocupação é com doenças que costumam estar associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, já que o aumento do sobrepeso também pode significar o crescimento dessas doenças.

Dados do data Science da Sharecare apontam que os hábitos são determinantes para a saúde de um indivíduo (50%), seguido de fatores genéticos e ambientais, ambos com 20%. Por isso, a adoção de um estilo de vida saudável se torna tão importante para garantir qualidade de vida e maior produtividade.

Para virar esse jogo, a Sharecare desenvolveu o programa Coaching Preventivo oferecido a empresas, que visa justamente atuar nas principais mudanças de comportamento, prevenindo doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Além de direcionar o participante para uma vida mais saudável e produtiva, contribuindo na redução dos gastos empresariais e operacionais com saúde.

As principais áreas de foco do programa são o controle do estresse, controle de peso e alimentação saudável, aliada à prática de exercícios. Com ele, a população tem à disposição equipes multidisciplinares de educação em saúde, compostas por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, que prestam suporte clínico e orientam práticas individuais nas áreas de foco do programa, além da prevenção de recaídas.

“Nossos consultores integram o conhecimento científico às metodologias de engajamento e mudança comportamental para ativar a motivação intrínseca de cada pessoa para a adoção de hábitos saudáveis”, explica César Antonio Tegon, diretor de Operações da Sharecare.