[Infográfico] – Medicina Personalizada: o que é e como impacta o setor?

3 de janeiro de 2022

Em 2013, a assessoria de imprensa de Angelina Jolie publicou o artigo chamado “My Medical Choice, em que é explicada a decisão da atriz por uma mastectomia profilática. A cirurgia de retirada do tecido mamário ocorreu porque, de acordo com testes genéticos, ela teria 87% de chances de desenvolver câncer de mama.

Esse é um dos casos mais famosos envolvendo a Medicina Personalizada (MP). Com os avanços tecnológicos na área da saúde, algoritmos de inteligência artificial, testes cada vez mais precisos e diagnósticos moleculares ajudam a prevenir doenças e a aplicar tratamentos feitos sob medida.

Para tanto, são utilizados marcadores genéticos — como o DNA e o RNA — e marcadores comportamentais. Eles ajudam a identificar riscos e predisposições de doenças para uma intervenção precoce. Quando já há uma enfermidade, a análise do perfil genético do paciente promove tratamentos cada vez mais eficazes.

Desse modo, a MP é uma abordagem que está a favor da Medicina preventiva, além de ajudar na gestão de custos com saúde. Afinal, são reduzidas as taxas e a duração de tratamentos médicos. Quanto mais adequadas são as iniciativas de prevenção e diagnóstico para cada paciente, melhores são os resultados clínicos.

Medicina Personalizada

Como você viu, a MP traz grandes vantagens na gestão de saúde e nas jornadas clínicas dos pacientes. Afinal, a estratificação de pacientes em grupos de riscos e a análise individualizada de predisposições culminam em ações preventivas mais eficazes. Isso impacta diretamente a gestão mais sustentável dos recursos de saúde.

Desse modo, há redução de custos e otimização na gestão de high users (pacientes que mais utilizam os serviços médicos). Atenta a essas tendências, a Sharecare tem um ecossistema de saúde alinhado à personalização e à digitalização da Medicina.

Entre nossas soluções, a APS Digital e todas as iniciativas para a hierarquização de cuidados e a atuação preventiva altamente direcionada favorecem uma gestão de saúde cada vez mais precisa. Assim, a Medicina Personalizada pode ser aplicada desde já, levando a gestão de saúde a um outro patamar.

Gostou das informações? Então, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

Panorama sobre os custos da obesidade para o sistema de saúde brasileiro