Todo janeiro é a mesma história, o ano começa e, com ele, os planos para uma vida mais saudável. O resultado: academias e consultórios de nutrição lotados. Porém, estimativas do Conselho Regional de Educação Física apontam que somente 50% dos alunos continuam a prática da atividade física após o Carnaval. As dietas milagrosas também são frequentes neste período.

É preciso prestar atenção! Essa prática além de ineficiente, não é nada saudável e pode contribuir para gerar o efeito contrário. O estilo de vida e os hábitos diários são fatores determinantes para uma vida mais longa e com qualidade. Por isso, é importante viver bem o ano todo e não somente no verão.

A Plataforma Sharecare pode te ajudar a transformar as resoluções de início de ano em realidade  com conteúdos e dicas que te apoiarão no processo de mudança de comportamento o ano todo. Separamos algumas delas aqui:

1 – Inclua a prática esportiva em sua rotina

Sabe-se que a atividade física está relacionada à produção de substâncias químicas cerebrais, como a endorfina e a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar, mas para isso é preciso se exercitar com regularidade, não apenas de vez em quando. 

Um estudo revela que poucos minutos de exercícios, realizados em ritmo moderado, produz substâncias químicas cerebrais que estimularam a sensação de bem-estar por até 12 horas depois.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prática de atividade física é a realização de 150 min de exercícios moderados ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana.

2 – Faça o controle do estresse

O estresse pode gerar inúmeros problemas à saúde, que vão desde depressão a doenças cardíacas. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontaram que o estresse pode diminuir os níveis de klotho, uma proteína que atua no bom funcionamento do organismo e regula o processo de envelhecimento.

O ideal a se fazer é buscar formas de controlar o estresse e investir em atividades relaxantes como yoga, pilates e meditação.

3 – Dormir bem é fundamental  

O sono é fundamental para regular as funções metabólicas e restabelecer a energia. Não dormir o suficiente (em média sete horas para a maioria dos adultos) diminui a produtividade, leva ao declínio da memória e afeta o foco.

Estudos mostram que a falta de sono ou a má qualidade dele aumenta a chance de doenças crônicas, como as cardiovasculares, que estão diretamente relacionadas a alta mortalidade dos indivíduos no país.

4 – Diga adeus ao cigarro

É senso comum que o cigarro é prejudicial à saúde, mas ainda assim, estima-se que cerca de 10% dos brasileiros fumam, mesmo sendo a maior causa prevenível de doença e morte prematura, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo americano realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA apontou que não fumantes vivem, em média, 10 anos a mais do que quem fuma. Porém, nem tudo está perdido aos fumantes. O mesmo grupo avaliou que ao abandonar o hábito até os 40 anos, a chance de morte por doenças relacionadas ao tabaco cai para 90%.

5 – Alimentação equilibrada

Manter uma alimentação nutricionalmente equilibrada é fundamental para uma boa saúde, além de ajudar a retardar o envelhecimento. A dieta auxilia na manutenção do peso adequado e na melhora da performance física e mental.

Um bom exemplo é a dieta mediterrânea. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Barcelona, na Espanha, confirmou os benefícios em adotá-la. De acordo com o estudo, 30% dos ataques cardíacos, derrames e mortes decorrentes de problemas do coração podem ser evitados com o consumo regular de grãos integrais, frutas, vegetais, leguminosas, sementes, temperos naturais e azeite, entre outros.

Os especialistas consideram que a combinação desses alimentos fornecem nutrientes importantes para o organismo, como as gorduras monoinsaturadas, carboidratos complexos, fibras, vitaminas A, C e E, polifenóis e minerais, melhorando as condições de  saúde dos indivíduos.

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