Criar um novo hábito requer mais do que força de vontade: é preciso tempo e persistência para vencer barreiras físicas e mentais.

Pensando nisso, Diego Ucha, educador físico, coach e consultor de saúde na Healthways, uma empresa Sharecare, elaborou oito conselhos para ajudar quem é sedentário e quer começar uma atividade física:

  1. Dê um passo de cada vez

Ninguém vira atleta de um dia para o outro. Por isso, vá com calma. Procure, aos poucos, movimentar-se mais, com atividades físicas indiretas para sair do sedentarismo: vá a pé a lugares próximos, suba escadas sempre que tiver a oportunidade e tente não ficar sentado o dia todo. Aos poucos, seu corpo sentirá a diferença e cada vez mais a necessidade de se exercitar.

  1. Reflita sobre sua condição

Avalie como está seu condicionamento físico. Ao praticar atividades que indiretamente movimentam o seu corpo, como subir escadas, você verá que, em um primeiro momento, ficará ofegante. Isso funciona como gatilho para você perceber que precisa melhorar. É uma porta de entrada para a reflexão.

  1. Monte um plano de ação

Defina com antecedência como será a sua agenda de atividade física. Escolha local, horário, tempo disponível, modalidade e recursos necessários. Crie um compromisso.

  1. Falta de tempo não é desculpa

A maioria das pessoas alega falta de tempo para praticar qualquer atividade física. Mas vale lembrar que o seu tempo é definido por suas prioridades. Portanto, torne o esporte uma delas. Além disso, envolva sua família em atividades de lazer nos fins de semana. Saia de casa, vá ao parque e brinque com os filhos, se for o caso.

  1. Faça pausas durante o expediente

O trabalho domina o cotidiano de todos, mas isso pode ser usado a seu favor. Comprometa-se a caminhar pelo quarteirão no horário do almoço, em vez de ficar sentado após a refeição. Uma caminhada leve de 10 a 20 minutos já faz muita diferença. Além disso, procure levantar-se a cada hora para esticar as pernas. Aproveite para se alongar no banheiro.

  1. Pense nos pontos positivos

Procure voltar sua atenção a todas as coisas boas que o exercício físico proporciona para o seu bem-estar. Foque nas vantagens e não nas dificuldades.

  1. Encontre um amigo para te acompanhar

Ao conversar sobre saúde física com amigos e colegas de trabalho, você vai encontrar pessoas com as mesmas dificuldades: sem tempo e sem motivação para começar. Por isso, pratique exercícios com algum amigo ou familiar. Eles são um ótimo estímulo para momentos em que a vontade for de ficar em casa, comendo besteira. A frequência e a chance de recaída são menores, pois um serve de apoio para o outro.

  1. Experimente o novo

Não gosta de musculação? Tente modalidades diferentes! Quais eram seus hobbies na infância? Futebol? Dança? Resgate o seu passado e peça sugestões para um profissional. Somente experimentando você descobrirá o esporte perfeito para sua rotina, seu corpo e, acima de tudo, seu bem-estar.