Confira 5 funções do App Sharecare e aproveite os benefícios

By 3 de novembro de 2020Notícias

O Aplicativo Sharecare é uma ferramenta criada com o objetivo de revolucionar a relação da população com a gestão da saúde. Com uma interface intuitiva e fácil de usar, ele empodera as pessoas, colocando-as no centro do processo de cuidado. Para tanto, ele conta com uma ampla variedade de funcionalidades.

Neste artigo especial, mostraremos como o App da Sharecare proporciona vantagens para os usuários de planos de saúde, assim como para as empresas que oferecem esse benefício aos seus colaboradores. Então, continue lendo e conheça as funcionalidades que tornam essa solução tecnológica tão interessante!

1. Teste RealAge

Para começar, um dos grandes diferenciais do Aplicativo Sharecare é o RealAge. Trata-se de um cálculo feito com base em um método científico para calcular, como o próprio nome sugere, a idade real do usuário. Isso significa comparar a idade biológica com suas condições de saúde, levando em consideração seu comportamento.

Os dados são coletados por meio de um questionário, no qual a pessoa descreve alguns hábitos e dados clínicos: tabagismo, consumo de álcool, prática de atividades físicas, alimentação, altura, peso, pressão arterial, resultados de exames etc. A partir dessas informações, o aplicativo calcula qual é a idade aproximada da pessoa.

O objetivo é fornecer um indicador mais palpável para o usuário, a fim de permitir que ele tenha uma noção mais prática sobre quais hábitos precisam ser mudados para que sua qualidade de vida seja maior. Mas a ferramenta não se resume a isso.

O Aplicativo Sharecare oferece ainda conteúdo educativo para mostrar ao usuário como isso pode ser feito. O tabagismo e a falta de uma alimentação saudável podem resultar em uma idade mais avançada, por exemplo. Nesses casos, dicas para reduzir e até eliminar o vício — além de melhorar a qualidade nutricional das refeições — são disponibilizadas também no app.

Tudo isso de maneira personalizada para as demandas específicas de cada pessoa.

2. Monitoramento de movimentos do usuário

O App Sharecare pode ser pareado com dispositivos wearable, como pulseiras e relógios, para coletar dados biométricos, como batimentos cardíacos, pressão arterial, movimento do corpo etc. As informações processadas são centralizadas para que o usuário possa gerenciar sua própria saúde de forma mais eficiente.

Outro ponto relevante é a qualidade do sono. O aplicativo identifica isso por meio de sensores de luz para, então, calcular quantas horas de sono a pessoa teve. Para um uso ainda mais preciso, o próprio usuário pode corrigir manualmente as informações, a fim de ter uma análise mais acurada da própria saúde.

Um dos benefícios é justamente ter uma base para a mudança comportamental. Os dados ficam acessíveis em um ambiente digital intuitivo e organizado. Como destacamos anteriormente, as dicas fornecidas pelo aplicativo desempenham um papel importante, já que elas tomam como base essa realidade individual do usuário.

São orientações que passam por uma curadoria especializada da própria Sharecare, a fim de garantir todo o suporte que o indivíduo precisa para desenvolver continuamente hábitos de vida mais saudáveis. Isso nos leva a um outro ponto relacionado aos dados coletados.

3. Reconhecimento de padrões de voz

Especialista em gestão de saúde, a Sharecare compreende a necessidade de superar o mito de que saúde mental e física são coisas distintas e independentes. O aplicativo é prova disso — assim como outras soluções da Sharecare, em especial o próprio Programa de Saúde Mental. No app, o usuário conta com uma tecnologia de reconhecimento de padrões de voz trabalhando a seu favor.

E como isso funciona? É simples. Por meio de um algoritmo inteligente, o aplicativo identifica variações no tom de voz que indicam mudanças nos níveis de emoção e estresse. Isso é feito durante as ligações e, posteriormente, o usuário vê uma análise do seu estado naquele momento.

É possível, por exemplo, verificar com quais pessoas ou em que dias o usuário estava mais tranquilo ou estressado. Vale lembrar que os transtornos mentais estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de doenças crônicas.

4. GreenDays

O GreenDays é outro grande trunfo do Aplicativo Sharecare. A funcionalidade é, na verdade, um sistema completo de gamificação. A ideia é bem simples: o app oferece uma premiação com base nos hábitos de saúde do usuário. Um ícone no formato de coração verde vai sendo preenchido conforme as metas estabelecidas são cumpridas.

Para isso, basta realizar ao menos 8 das atividades diárias que o aplicativo considera fundamentais para uma vida saudável. Algumas deles são:

  • dormir determinada quantidade de horas;
  • praticar exercícios físicos;
  • não fumar;
  • ter uma boa alimentação.

O grande incentivo ao cumprimento das metas são as recompensas que isso pode trazer. Ao somar pontos, o usuário pode garantir vantagens e conquistar descontos em parcerias.

5. Descontos em medicamentos

A Sharecare conta com uma série de parcerias para facilitar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Graças a uma parceria com a ePharma, os usuários podem ter acesso a alguns descontos em medicamentos. Isso significa que, além de melhorar sua saúde por meio do autocuidado, o usuário pode adquirir remédios por preços mais acessíveis, caso seja necessário.

São iniciativas que fazem do Aplicativo Sharecare uma ferramenta tecnológica que desponta como grande tendência para a saúde suplementar. Com os dados na palma da mão, cada pessoa pode gerenciar sua rotina de maneira mais eficiente, adotando práticas mais saudáveis e se educando constantemente.

Não é à toa que a tecnologia tem se tornado uma aliada ainda mais importante para instituições dos mais variados setores — e na saúde suplementar não é diferente. As vantagens, como mostramos aqui, são expressivas.

Lembre-se de que o investimento das empresas no bem-estar dos colaboradores tem um retorno extremamente valioso com a diminuição do absenteísmo, a redução dos afastamentos e o próprio aumento da motivação no trabalho. Coloque o Aplicativo Sharecare para trabalhar a seu favor e leve esses resultados para sua empresa!

Se quer mais detalhes sobre como isso pode ser feito no seu contexto específico, entre em contato com a Sharecare e fale com quem é referência internacional em gestão de saúde!