APS Digital + Gestão 360: conheça o novo programa da Sharecare

By 11 de setembro de 2020Notícias

Em uma de suas pesquisas mais recentes, de fevereiro de 2020, a Associação Paulista de Medicina identificou que 90% dos médicos pensam positivamente a respeito das tecnologias na melhoria da saúde da população. O país está evoluindo e muitas soluções têm chegado ao mercado. A APS digital, com Gestão 360, é um novo programa da Sharecare e foi criado para oferecer uma atenção completa em todos os níveis de saúde.

Já faz um tempo que a telemedicina, o principal recurso dessa solução, é discutida entre os grandes profissionais. Os benefícios são vários, entre eles redução de custos de saúde para empresas e redução da exposição a riscos, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro.

A chegada da COVID-19 tornou o uso da tecnologia e a atenção à saúde duas necessidades urgentes. Uma união que passou a ser muito significativa para pessoas e as empresas. Nesse sentido, conversamos com Dra. Ana Cláudia, médica e diretora de produtos e soluções digitais da Sharecare. Ela nos contou como o APS digital contribui para prevenções e tratamentos. Confira!

As novas necessidades relacionadas à saúde

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 47% da população é sedentária. Isso pode gerar uma série de problemas de saúde, que podem onerar a assistência médica à saúde em US$54 bilhões anuais, em nível mundial, segundo a organização.

Além disso, o conhecimento da população a respeito de saúde é baixo, e isso influencia no aparecimento de diversas condições que poderiam ser evitadas, caso existissem atitudes diferentes. Um exemplo é a quantidade de brasileiros diagnosticados com diabetes. Em 2013, o número já chegava a mais de 13 milhões. Na pesquisa, a falta de informação sobre bons hábitos e o mau estilo de vida foram apontados como umas das principais causas da condição.

Com a chegada da pandemia, outras necessidades surgiram, principalmente em relação à saúde mental. O isolamento social e o estresse provocado pela nova situação têm levado diversas pessoas a sentir o impacto no bem-estar, também segundo também a OMS.

Para grande parte das pessoas, a situação é complicada: ficar em casa, no home office e sem assistência piora diversas condições de saúde. Ao mesmo tempo, sair de casa e buscar tratamento eleva os riscos de contágio pelo atual vírus agressivo.

Os desafios para as empresas

Segundo a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), os custos com saúde impactam em 12% o orçamento das empresas e isso representa um crescimento acima da inflação. Com a pandemia, isso se torna uma preocupação maior, podendo impactar, ainda, no desempenho geral, já que a quantidade de colaboradores com atestado médico aumentou consideravelmente.

Empresas e planos de saúde passam ainda por outro desafio: os superdiagnósticos nos atendimentos médicos, que levam à realização de uma bateria de exames desnecessária, ocasionando o aumento da sinistralidade e da inflação médica e elevando os gastos.

Tanto em casa quanto dentro da organização, também lidamos com acidentes e falta de ergonomia, outros agravantes aos custos empresariais. Isso tudo, porém, tem condições de ser evitado quando existem recursos tecnológicos de controle e atenção.

A solução APS digital + Gestão 360

Explicando sobre a solução de tecnologia em saúde oferecida às empresas, a Dra. Ana Cláudia conta que a APS digital com Gestão 360 possibilita uma real e eficaz porta de entrada ao sistema de saúde para qualquer necessidade do paciente.

A solução é chamada de Gestão 360 justamente por cuidar desde a prevenção (com a medicina preventiva, incluindo atenção à saúde mental) até casos de alta complexidade, fechando o ciclo de todos os níveis de risco em saúde.

“Já tínhamos um delineamento para atuar diretamente com uma população saudável. Com o advento da Atenção Primária em Saúde, enxergamos a possibilidade de oferecer uma solução mais completa. Como já contávamos com programas focados em certas enfermidades e sempre tivemos a mentalidade de nos preocuparmos com avanços nos problemas de saúde, a idealização dessa solução fez total sentido para nós”, explica a diretora de produtos e soluções digitais da Sharecare..

Na prática, a APS digital trabalha a partir de uma hierarquização de cuidados. O primeiro passo é atuação do Care Team, com intervenção inicial e condução do plano, incluindo teleconsultas e direcionamento a clínicas e laboratórios referenciados.

Dando continuidade, há o automonitoramento de indicadores, com o contínuo suporte da equipe clínica, seja por telefone ou por meio de um chat no aplicativo Minha Sharecare. Para casos de alta complexidade, como o de acompanhamento de um paciente com AVC, além da disponibilidade de orientação médica 24 horas e teleconsulta, há atendimento domiciliar pré-hospitalar e acompanhamento de internação.

A APS Digital Sharecare nas empresas

A solução da Sharecare foi pensada para apoiar a entrada dos usuários e direcioná-los aos melhores recursos de saúde. O objetivo é atuar com uma atenção primária, reduzir gastos e prevenir problemas que tendem a afetar o desempenho das empresas.

Para isso, atua identificando riscos, orientando quanto à prevenção de enfermidades, solucionando casos graves e direcionando, quando for a necessidade, para atendimentos específicos e presenciais. O acompanhamento constante e individual de cada colaborador, juntamente da coleta de dados, contribui para afastar gravidades e, com isso, reduzir custos na organização.

Por exemplo, um funcionário com risco de diabetes pode ser orientado quanto a práticas e estilo de vida, de modo a evitar o aparecimento da condição. Pessoas em home office enfrentando alto estresse contam com apoio de psicólogo, psiquiatra e coach de bem-estar, afastando o aparecimento de depressão ou o aumento no pedido de atestados médicos.

Quando a questão atinge níveis de complexidades bem altos, a assistência recebe outra forma de atuação, com foco na individualização do paciente e em cuidados específicos para a sua necessidade.

Suspeitas de contaminação de COVID-19 também entram na assistência, segundo Ana Cláudia: “na hipótese de coronavírus, temos um programa diferente. Qualquer desconfiança ou confirmação é atendida, de forma especial, pela solução”.

Nas empresas, 100% dos trabalhadores, de qualquer cargo, podem ser acompanhados e ter essa orientação personalizada, evitando a ida a pronto-socorro e a realização de exames, sem grande necessidade. Outro diferencial da solução é propiciar todas os principais serviços em só lugar, sendo desnecessária a contratação de vários prestadores diferentes.

A Sharecare é uma empresa norte-americana, com alta capacidade tecnológica. A iniciativa tem parceria com a Livon Saúde, referência em telemedicina no país. Com essa união, a proposta da APS digital é tornar mais efetivo o acompanhamento da saúde dos colaboradores, oferecendo a atenção da qual necessitam e, ao mesmo tempo, proporcionar economia e aumento de desempenho às organizações.

Precisa de ajuda com melhorias na saúde e bem-estar da empresa? Entre em contato conosco, que temos as soluções certas!