Guia rápido sobre a importância do coaching em saúde dentro da empresa

23 de janeiro de 2020
coaching em saúde

A demanda por uma gestão de saúde mais eficiente é grande na maioria das empresas. Quando isso acontece, os impactos positivos vão da redução de custos até a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, beneficiando também seu desempenho. Nesse sentido, o coaching em saúde se tornou um programa essencial para qualquer organização que queira alcançar melhores resultados.

Criamos este guia rápido para mostrar em detalhes como esse serviço funciona e os benefícios que ele oferece para sua empresa. Para tanto, convidamos a Dra. Jane Teixeira, Gerente de Produtos na Sharecare, para compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco.

Então, vamos lá!

O que é coaching em saúde e como ele atua no ambiente corporativo?

O coaching em saúde tem como objetivo eliminar fatores de risco para doenças crônicas no ambiente empresarial. Isso acontece por meio da atuação de um especialista — ou uma equipe — que acompanha os colaboradores e sugere mudanças de hábito que tragam benefícios à saúde e ao bem-estar de cada pessoa. Alimentação balanceada e prática de atividades físicas são bons exemplos do foco desse trabalho.

Como explica Jane Teixeira, “o programa acompanha portadores de condições que são muito frequentes na comunidade e empresas”. Caso essas questões não recebam a devida atenção, “têm grande chance de evoluir com complicações e aumento dos custos em saúde, além de queda do desempenho dos colaboradores”.

É interessante ter em mente uma particularidade que diferencia o programa de outras iniciativas voltadas à saúde nas empresas. O foco do coaching é colocar o colaborador no centro do processo. Isso significa trazer soluções que o levem a alcançar os resultados esperados de acordo com suas demandas individuais — ou seja, mapeando cada caso e entendendo o que cada pessoa mais precisa.

O Coaching Preventivo Sharecare, por exemplo, acompanha participantes que possuam pelo menos uma entre 4 condições: hipertensão leve, obesidade e risco para depressão ou estresse. Conforme Jane Teixeira detalha, o programa combina técnicas como medicina comportamental, entrevista motivacional e Pipeline de Desenvolvimento.

Além disso, o contato com o colaborador envolve ainda “telemonitoramento (linha ativa e receptiva) e chatbots, além de uma plataforma online exclusiva com ferramentas de engajamento e educação. Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos”.

Confira, então, alguns dos principais benefícios do programa.

O que a empresa ganha ao investir no coaching em saúde?

O impacto de um programa de coaching em saúde começa pela qualidade de vida dos colaboradores, que passa a ser melhor. Entretanto, outros benefícios podem ser sentidos pela organização como um todo, a começar pela gestão do plano de saúde.

Utilização adequada do plano de saúde

O programa traz como premissa a promoção do autocuidado, conscientizando as pessoas sobre a importância de zelar pela própria saúde e mostrando como isso deve ser feito. “O participante tem uma linha direta para tirar dúvidas e receber orientações de profissionais de saúde qualificados”, explica Jane. “Nem sempre é necessário procurar uma consulta médica para receber instruções e sanar dúvidas sobre saúde”, complementa.

Assim, o coaching é uma forma de orientação para que a busca pelo pronto atendimento seja no momento adequado. Isso não significa evitar as consultas, mas acessar cada serviço quando ele é a melhor opção. Assim, “o participante também será orientado a fazê-lo de forma mais precoce, evitando complicações, e será estimulado a aderir às consultas e ao plano de tratamento proposto pelo médico assistente”.

Redução de custos com sinistralidade

Com o uso adequado do plano de saúde, o programa diminui custos mais altos com co-participações e reajustes anuais, por exemplo. Além disso, os bons resultados clínicos ajudam a diminuir a ocorrência e o tempo de afastamento dos colaboradores, aumentando sua produtividade.

Maior engajamento dos colaboradores

A redução do absenteísmo consigo outros benefícios. Esse tipo de iniciativa faz com que os colaboradores enxerguem a valorização da empresa ao bem-estar de cada um, criando um ambiente de maior reconhecimento individual.

Consequentemente, há um engajamento maior nos objetivos do negócio, algo fundamental em tempos de transformação digital e em um mercado que exige alta performance nas empresas.

Como a Sharecare pode ajudar na implementação dessa estratégia?

Jane Teixeira explica que “o plano de cuidados gerado se baseia nas condições clínicas e hábitos de vida, bem como na prontidão à mudança de cada indivíduo”. Por isso, é desenvolvida essa abordagem direcionada à individualidade das pessoas. “É identificado o estágio de mudança do participante e ele é orientado a tomar ações apropriadas (…) para aumentar sua confiança e promover prontidão para mudança”.

O diferencial da Sharecare parte das suas equipes multidisciplinares, algo que permite uma abordagem completa das necessidades de cada pessoa. “As mudanças no estilo de vida são o tratamento preferencial para reversão do seu quadro de saúde”, conta Jane Teixeira. Os colaboradores têm acesso ao conhecimento necessário para terem uma qualidade de vida melhor, colocando em primeiro plano uma rotina mais saudável.

Assim, a Sharecare trabalha com foco nas demandas que afetam a maioria das pessoas, mas dá o suporte personalizado. O resultado é a “reversão destas condições pela promoção de saúde adotando hábitos saudáveis, como:

  • prática de atividade física;
  • alimentação adequada;
  • controle do consumo de álcool;
  • cessação de tabagismo; e
  • cuidados com a saúde emocional”.

Por fim, vale destacar outros pilares desse diferencial da Sharecare. Jane Teixeira lista os principais fatores:

  • aplicativo Sharecare, ferramenta exclusiva de educação e engajamento;
  • plataforma para garantir a confiabilidade e a segurança dos dados coletados;
  • plano de cuidados personalizado para cada membro engajado.

Para a gestão desse processo, “a empresa tem disponível um dashboard com indicadores operacionais e clínicos para acompanhar o perfil epidemiológico e o progresso da população exposta”. São formas de garantir que o programa alcance os resultados esperados em nível individual e coletivo, permitindo ainda que intervenções pontuais sejam feitas para que todos os colaboradores conquistem os resultados esperados.

Como você pode ver, a Sharecare se destaca pela abordagem que contempla tanto as demandas da empresa, do ponto de vista gerencial e estratégico, quanto dos profissionais que a compõem. Por isso, o coaching em saúde é a melhor solução para quem quer promover a qualidade de vida e reduzir custos de utilização dos planos.

Vamos melhorar suas ações de saúde e trazer resultados concretos para a organização? Então, entre em contato conosco e conheça de perto nosso programa de coaching preventivo!