Como limpar seu telefone e outros itens de uso comum diariamente?

By 30 de março de 2020Covid 19, Notícias

Levar a sério a COVID-19 é importante, ainda mais porque a disseminação do vírus se tornou uma das maiores crises de saúde global dos últimos tempos. Por isso, adotar procedimentos adequados de saneamento e higiene é um pequeno, mas muito eficaz, passo para a prevenção. Uma coisa que você pode fazer agora mesmo é aprender a limpar seu telefone, além de outros itens domésticos comuns, para se defender melhor da contaminação. 

Como limpar o seu telefone

Seu smartphone é sete vezes mais sujo que um banheiro, segundo a publicação do USA Today de Fevereiro de 2019. E se você pensar sobre isso, faz sentido. Estamos conectados aos nossos telefones e os levamos para todos os lugares. Todos os lugares mesmo!

De acordo com o periódico médico acadêmico, Journal of Hospital Infection, os coronavírus podem viver no vidro, também conhecido como tela do seu smartphone, por até nove dias, por isso é importante desinfetá-lo regularmente.

Use uma solução feita com 60% de água e 40% de álcool isopropílico (frequentemente utilizado na higienização de componentes eletrônicos) para limpar o telefone. Primeiro, desligue o aparelho e evite as portas do carregador ou do fone de ouvido (se houver líquido nessas entradas, poderá danificar o smartphone). Use um algodão ou pano limpo para esfregar a solução desinfetante no telefone, mas retire o excesso para evitar respingos. Se você tiver uma capinha plástica, retire-a antes e limpe-a com um pano desinfetante.

Como desinfetar sua casa

É muito importante também limpar e desinfetar sua casa frequentemente, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Embora essas dicas sejam ainda mais preciosas para aqueles que correm o risco de desenvolver complicações ou para quem já têm um caso confirmado de COVID-19 em casa, elas são boas diretrizes a serem seguidas por qualquer um.

Limpe as superfícies com água e sabão e depois desinfete com produtos químicos bactericidas. O CDC recomenda a limpeza frequente de superfícies com alto nível de contato, como maçanetas, interruptores de luz, mesas, banheiros e pias.

Você deve utilizar luvas descartáveis ​​durante todo o processo para evitar entrar em contato com a COVID-19. Depois da limpeza, descarte as luvas e lave as mãos imediatamente.

Para desinfetar, todos os produtos de limpeza utilizados ​​devem conter álcool 70%. A maioria dos desinfetantes vendidos nas lojas atende esse requisito, mas verifique o rótulo antes de comprar.

Evite tocar em bombas de combustível, maçanetas e outros itens públicos

A COVID-19 ainda está sendo estudado, mas pesquisas realizadas com outras cepas mostram ser possível capturá-lo ao tocar em uma superfície contaminada e depois levar a mão não higienizada para o rosto ou boca. Se você deseja tomar precauções extras, pense bem antes de encostar em qualquer objeto.

  • Mantenha um par de luvas em seu carro para quando precisar encher o pneu ou abastecer;
  • Limpe a alça do carrinho de compras com lenços desinfetantes;
  • Pressione os botões do elevador ou as teclas do caixa eletrônico com o cotovelo no lugar dos dedos;
  • Portas do banheiro devem ser abertas com uma toalha de papel;
  • Evite tocar superfícies públicas como postes e corrimões;
  • Não cumprimente outras pessoas com a mão. Experimente usar o cotovelo ou os pés.

Coloque luvas de látex descartáveis ​​pra fazer compras e mantenha a limpeza das mãos fora de casa com álcool em gel. Deixe um frasco em seu carro ou bolsa para usar quando não tiver acesso imediato a uma pia. Acima de tudo, lave as mãos o mais rápido possível e não encoste no rosto antes de higienizá-las.

E se não encontrar produtos de limpeza nas lojas?

Se as prateleiras do mercado estiverem vazias e você não souber como obter produtos de limpeza de outros estabelecimentos, há ainda algumas coisas que pode fazer.

Primeiro, use o que já tem em sua casa. Provavelmente, você tem soluções de limpeza e desinfecção espalhados por aí. Outra medida é ligar para as lojas locais e perguntar quando os itens serão reabastecidos. Os funcionários devem poder indicar quando as remessas chegarão.

Você também pode fazer sua própria solução desinfetante se tiver alvejante. O CDC recomenda misturar 1 medida de água sanitária (hipoclorito de sódio) a 3 medidas de água para obter uma solução de limpeza eficaz. Se você não encontrar um desinfetante para as mãos, basta lavá-las com água e sabão.

“Apesar das dicas, vale ressaltar que as superfícies infectadas não são consideradas a principal forma de propagação do vírus”, diz o CDC. Acredita-se que o contágio principal se dê de pessoa a pessoa. Portanto, embora essas precauções sejam definitivamente importantes, outras formas de se defender contra a COVID-19 que devem ser respeitadas são o distanciamento social, parar de tocar o rosto com as mãos sem higienizar, evitar aqueles que estão doentes e se isolar se estiver sentindo algum sintoma.

Revisado clinicamente em março de 2020. 

Fontes:

Dalvin Brown. USA Today. 26 de Fevereiro de 2019.”A Tela do seu smartphone é nojenta. Como limpá-la?”

Journal of Hospital Infection. “Persistência do coronavírus em superfícies inanimadas e sua inativação com agentes biocidas.”

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). “Recomendações provisórias para famílias com suspeita / doença confirmada coronavírus 2019.”