Para onde quer que vamos, nossos smartphones nos acompanham. Não é a toa que cada vez mais os aplicativos são capazes de monitorar nossas ações, pesquisas, passos, sem a necessidade de interação direta do usuário. Nesse sentido, as plataformas de saúde que utilizam dessas ferramentas têm muito a contribuir para a busca de uma vida mais saudável.

O objetivo do aplicativo Sharecare é reunir todas as informações de saúde em um só lugar e oferecer ao usuário muito mais controle sobre seu bem-estar e estilo de vida. Você pode inserir dados, como peso, altura, pressão arterial e taxas de colesterol, além de outras informações que permitem a descoberta da idade real do seu corpo, sua RealAge.

A partir do teste, você recebe automaticamente diversas dicas de saúde que podem lhe ajudar a reduzi-la e tornar-se mais saudável. A cada oito fatores, você preenche um GreenDay, pontuação representada por um ‘coração verde’ que é preenchido cada vez que o usuário exerce um hábito recomendado.  Mas os benefícios não param por aí. Por meio de sensores de movimento do celular e de captação de som e luz, o app identifica automaticamente o período em que usuário está dormindo, quantificando as horas e avaliando a qualidade do sono.

 

Machine learning

Caso o monitoramento tenha sido diferente do ocorrido, o aplicativo permite que o usuário corrija e faça uma avaliação sobre sua assertividade, fazendo com que o sistema se aprimore por conta própria, método automático conhecido como machine learning. Além disso, a Plataforma pode ser integrada a diversos dispositivos inteligentes, já integrados aos sistemas operacionais dos aparelhos, como pulseiras e relógios que monitoram as atividades.

 

Seja sempre alertado

Já a funcionalidade inédita, disponível na Plataforma Sharecare, é a análise automática de padrões de voz, que identifica o estado emocional a cada ligação do usuário. É possível identificar com quais pessoas e em quais dias se está mais tranquilo ou estressado.

No entanto, o objetivo da tecnologia não é tomar decisões pelo usuário. A Plataforma permite uma visão macro da coordenação de cuidado, com indicações para escolha do próprio usuário – como métodos de prevenção, por exemplo. Toda a praticidade que a Sharecare oferece tem um objetivo: melhorar a saúde e bem-estar de forma fluida e autônoma, para que sobre tempo para curtir a qualidade de vida que a tecnologia pode proporcionar.