Motivação. Essa parece ser a palavra mágica quando pensamos em mudança de comportamento para uma vida mais saudável. O autor do best-seller A Idade Verdadeira, Dr. Michael Roizen, criou a solução para manter as pessoas motivadas a ponto de mudar hábitos em prol de sua saúde: o método RealAge. A convite da Healthways, uma empresa Sharecare, o médico da Cleveland Clinic esteve no Brasil para contar sobre o conceito que identifica a ‘idade real’ das pessoas e as ajudam a rejuvenescer.

Quantos anos você tem? Fuma? Bebe? Exercita-se? Como é sua alimentação? A partir de uma avaliação sobre hábitos diários, frequência ao médico, prática de atividades físicas, entre outras, o RealAge calcula qual é a sua idade verdadeira, que pode ser maior ou menor que a idade cronológica e, assim, permite que cada indivíduo trabalhe de forma personalizada para gerir e melhorar a saúde em cima dos resultados obtidos.

“O RealAge é uma maneira de transformar a ciência em uma forma de motivar as pessoas. O método não apenas diz qual é a idade real do corpo, mas oferece uma lista de opções para se tornar mais jovem. As pessoas ficam com vontade de ser mais ativas e de ter a energia de quando eram mais novas. E isso é possível”, explica Dr. Roizen.

Baseado em pesquisas e estudos científicos, o RealAge determina, por exemplo, que o estresse pode influenciar sua idade real em até 32 anos, a sua alimentação pode afetar até 27 anos e parar de fumar pode rejuvenescer até 12 anos. Isto reforça o valor das pessoas mudarem comportamento e as empresas investirem em programas de Coaching em Saúde e Bem-estar. O controle da pressão sanguínea pode reduzir a idade em até 25 anos e a quantidade e qualidade do sexo podem devolver mais 16 anos. O RealAge já foi utilizado por mais de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos e relaciona ainda o rejuvenescimento a diversos fatores incomuns para a maioria, como o limite de velocidade da direção, o temperamento e o círculo de amigos.

Segundo Dr. Roizen, um dos riscos que as pessoas menos mudam é a velocidade com que dirigem. “O limite de velocidade é considerado um fator, pois está relacionado à prevenção. Reduzir a velocidade diminui o risco de se envolver em acidentes”, conta. A técnica avaliou que o estresse é a maior causa do envelhecimento e ter um círculo social ativo é um grande fator para controlar o estresse e diminuir o RealAge. “O contato com amigos e família pode dar até 32 anos de benefício. O suporte dos amigos e da família ajuda a reduzir o estresse, pois a pessoa pode compartilhar seus problemas e desafios e se sentir mais acolhida”, explica Dr. Roizen.

E como manter a motivação? A avaliação RealAge está integrada na Plataforma Sharecare a diversas funcionalidades que acompanham os hábitos dos usuários, como qualidade do sono e estresse da voz, entendendo as características do dia a dia de cada um. Dessa forma, o engajamento acontece automaticamente, sem demandar esforço e tempo. O Dr. Roizen explica que é necessário criar um ambiente propício para as pessoas mudarem seu comportamento efetivamente. “É preciso algo maior que a força de vontade. Temos de mudar a forma da estrutura, para que novos hábitos sejam automáticos. O ambiente é a chave!”, afirma.

Além de dar novo significado aos hábitos e bem-estar do corpo, o RealAge tem grande papel também na redução de custos com tratamento de doenças, principalmente as crônicas, devido ao trabalho voltado à prevenção e à qualidade de vida. O RealAge faz parte da Plataforma Sharecare e está previsto para chegar ao Brasil ainda este ano. Acompanhe nossa página!