Em menos de um ano, Eliane Américo eliminou 27 quilos da gordura de seu corpo. A consultora de saúde da Healthways, uma empresa Sharecare, sem dúvidas chegou mais leve aos 42 anos de idade em diversos sentidos: o processo de transformação vivido ao longo desses oito meses foram muito além da forma física. “O emagrecimento é algo muito mais amplo do que as pessoas imaginam”, conta.

Os gatilhos para a mudança de Eliane surgiram quando ela ingressou na Healthways e entrou em contato com a história de transformação da Simone Antonio, uma amiga que trabalha na empresa. Foi o pontapé inicial para correr, literalmente, atrás do sonho de participar da Corrida de São Silvestre. “Meu professor da academia falou: ‘com 120 quilos? Nem pensar!’”, lembra ela.

Então, para atingir seu objetivo, teria de emagrecer. E a vontade de vencer suas próprias barreiras dobrou quando ficou sabendo da maratona de revezamento do Grupo Pão de Açúcar, que acabou sendo a primeira das 10 corridas de até oito quilômetros das quais já participou até hoje.

Para conseguir o condicionamento físico necessário para participar das provas, Eliane foi e ainda é acompanhada por uma nutricionista, um personal trainer e pelo programa de Coaching de Bem-Estar da Healthways. O programa funciona com profissionais da área de saúde que mantêm contato em intervalos frequentes, de acordo com as necessidades de cada participante, utilizando técnicas específicas para promover a mudança de comportamento, esclarecer dúvidas e transmitir orientações nas áreas de controle de estresse, controle de peso, alimentação saudável, exercício físico, prevenção da depressão, entre outras.

Os participantes são livres para focar na área de controle desejada, além de poder tirar dúvidas a qualquer momento pelo Portal de Bem-Estar, e as respostas chegam em até 48 horas. A Plataforma Digital da Healthways também traz materiais complementares, como textos e vídeos dos interesses escolhidos. E foi com essas orientações que Eliane se manteve firme em suas resoluções e não abandonou o tratamento nutricional e o acompanhamento na academia.

O programa não tira a responsabilidade do participante de buscar os serviços de saúde. “Nós somos uma extensão daquilo que o participante mantém no dia a dia, como o nutricionista e o personal, para garantir a continuidade dos tratamentos, prevenir recaídas e deixar a pessoa motivada. Fazemos com que seja autor da própria história”, explica Eliane enquanto coach na Healthways.

Isso porque, além da dificuldade de iniciar o processo de transformação, existe a de se permanecer nele. “Um processo de emagrecimento não é apenas passar a comer certo ou fazer exercícios. É um conjunto de atividades e atitudes, até cuidar do emocional, que vão ajudar nesse processo”, esclarece.

A alimentação, por exemplo, geralmente está ligada ao funcionamento emocional da pessoa. No caso, a enfermeira vinculava comida aos prazeres de outras atividades, como ir a festas, por exemplo. “Descobri que comida não é tudo que preciso para sobreviver e que não é nela que vou encontrar prazer”, conta.

Eliane transformou muito mais do que seu corpo ao renunciar seus vícios, investir em uma alimentação balanceada e em exercícios físicos, fontes saudáveis de prazer. Descobriu como sua mente e seus processos funcionam e, acima de tudo, acessou uma força que não sabia residir dentro dela. “Jamais imaginaria que eu seria capaz de eliminar mais de 20 quilos. Esse empoderamento que o processo de emagrecimento te dá é algo muito marcante”, finaliza.