Envelhecimento populacional: o que você precisa saber sobre o assunto

By 1 de novembro de 2019Notícias

Ao longo das últimas décadas, melhorias em nossa sociedade aumentaram a expectativa de vida da população mundial como um todo. E no Brasil não é diferente. Os idosos são uma presença crescente nas carteiras de planos de saúde. Isso traz a necessidade de adotar novas estratégias para lidar com o envelhecimento populacional.

Seja participando do mercado de trabalho por mais tempo, seja mantendo o plano na aposentadoria, essas pessoas exigem uma atenção especial. Pensando nisso, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os programas que permitem gerenciar essa questão com sucesso. Confira!

O impacto do envelhecimento populacional

Doenças crônicas tendem a prevalecer de forma mais acentuada em pessoas de idade mais avançada. Elas são presença constante na lista das 10 maiores causas de mortalidade. Isso mostra que, em geral, quanto maior o número de idosos em uma população, maior a incidência desse tipo de doença.

Consequentemente, o impacto nos planos de saúde é significativo. Afinal, trata-se de um grupo que usa os serviços com mais frequência e, em muitos casos, isso envolve tratamentos e procedimentos mais caros do que o atendimento clínico voltado aos problemas mais corriqueiros.

Para a maioria das operadoras, essa é a faixa etária com maiores custos per capita. Porém, uma gestão de saúde atuante é capaz de ajudar a reduzir complicações e até mesmo prevenir alguns desses problemas, agregando valor ao serviço oferecido.

Uma consequência direta é a redução de despesas envolvidas no oferecimento e na gestão dos planos. Mas, afinal, como isso pode ser feito?

A importância do direcionamento aos canais adequados

O aumento do custo dessa população em particular é algo que pode ser gerenciado por meio do uso mais adequado dos recursos. Isso significa estabelecer uma estratégia de orientação e direcionamento para agilizar o trajeto do paciente pelos serviços especializados — o idoso tem acesso ao cuidado certo no momento certo.

Um bom exemplo disso é o direcionamento para o uso correto das estruturas de urgência e emergência, evitando que esse se torne o principal canal de entrada dos pacientes. Já do ponto de vista da prevenção, um programa clínico eficiente pode colaborar para alcançar bons resultados.

Adotar o acompanhamento voltado para a atenção primária e o uso de médicos generalistas (médico da família, clínico ou geriatra), por exemplo, ajuda a evitar que o contato seja diretamente com múltiplos especialistas. Esse é um passo importante no sentido de reduzir desperdícios.

Para ir além, é preciso investir em uma gestão de saúde que promova o bem-estar dessa população como medida preventiva, evitando agravos e complicações. Isso acontece por meio de programas que melhorem, por exemplo, a adesão às consultas e terapias.

De forma complementar, a conscientização sobre o assunto dentro das empresas é fundamental. Os trabalhadores devem compreender que bons hábitos de alimentação e exercícios físicos trazem grandes benefícios para sua saúde e reduzem os riscos de problemas clínicos.

Programas para doenças crônicas

Um problema crônico traz consigo a complicação de que, pela sua própria natureza, ele exigirá acompanhamento permanente. O impacto na vida das pessoas é grande, assim como na gestão de saúde. Portanto, adotar um programa para lidar com isso é uma estratégia essencial para quem quer equilibrar as contas dos planos.

A Sharecare tem soluções que atendem um amplo leque de perfis dentro da população das operadoras de saúde, desde o indivíduo saudável até o portador de doenças crônicas. Não se trata apenas de prevenção, mas de promoção de saúde.

O programa de gestão de crônicos da Sharecare foi desenvolvido por uma equipe especializada na mudança de comportamento. Seu objetivo é, por meio de uma avaliação integral dos participantes, colocá-los no protagonismo dos cuidados com a própria saúde.

Isso significa que eles são orientados para gerenciar os determinantes da sua saúde nos aspectos físico, emocional, social e até econômico. Dentro do conceito de coordenação de cuidado, os programas contam com equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistente social.

Veja alguns exemplos de problemas crônicos que o programa ajuda a gerenciar melhor:

  • diabetes mellitus;
  • insuficiência cardíaca congestiva;
  • asma;
  • doença arterial coronária;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • hipertensão moderada e severa;
  • síndrome metabólica.

A estratégia, por sua vez, inclui a troca de informações com a equipe médica e/ou de gestão de saúde da operadora, auxiliando na alocação desse indivíduo nas estruturas de saúde mais adequadas às suas necessidades.

Os resultados falam por si mesmos: 94% da população fazendo acompanhamento médico regular, 57% se alimentando de forma mais saudável e 45% praticando exercícios físicos moderados ou intensos. O retorno sobre o investimento é garantido.

Ligue Saúde

O Ligue Saúde é a central de atendimento da Sharecare, que oferece um canal 0800 acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano todo. Seu principal foco é o esclarecimento de dúvidas mais frequentes da população, orientando as pessoas para que elas lidem com essas demandas e, ao mesmo tempo, indicando a qual o tipo de serviço ao qual elas podem ou devem recorrer.

Vale destacar que esse apoio telefônico é prestado por médicos e enfermeiros. Alguns dos seus objetivos são:

  • facilitar a navegação pela rede de serviços de urgência (quando necessário);
  • favorecer a ajuda médica in loco;
  • indicar o recurso ambulatorial mais adequado para cada situação.

O uso de pronto socorro é das despesas mais importantes quando avaliamos a sinistralidade de planos de saúde. Muitas dessas visitas levam ainda a internações desnecessárias. Quanto mais focada na prevenção e na promoção de saúde, mais otimizada e eficiente é a gestão de saúde.

Como você pôde ver, é possível lidar com o envelhecimento populacional de forma estratégica na gestão desses serviços. Com especialistas ao seu lado, isso se torna ainda mais fácil. Por isso, coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor e conte com as soluções da Sharecare para alcançar resultados cada vez melhores!

Se quer saber mais detalhes sobre esses programas, entre em contato conosco!

Leave a Reply