Dedicado às pessoas com mais de 65 anos, o programa de gestão Envelhecimento Saudável tem como objetivo melhorar a qualidade de vida durante a terceira idade e reduzir custos em saúde. Embora a população idosa seja a mais afetada por doenças crônicas, que exigem cuidado constante, como osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, Parkinson e Alzheimer, é possível retardar o avanço delas e até mesmo preveni-las. Afinal, proteção não tem idade.

Pensando nesse panorama, o programa Envelhecimento Saudável da Sharecare utiliza ferramentas exclusivas para estimular a adoção de hábitos que beneficiem a saúde de cada indivíduo, de maneira personalizada.

Uma equipe multidisciplinar avalia a população e seleciona os perfis que precisam de orientação, por meio de SMS interativo, telemonitoramento, visitas domiciliares e plataforma web. Os recursos do programa incluem monitoramento de saúde, hábitos e comportamentos, cuidados para prevenção de doenças, estímulo à prática de exercícios e à adoção de um estilo de vida mais saudável, além de uma central de emergências.

Dessa forma, os cuidados conseguem ser mais assertivos, promovendo aumento da percepção de saúde para o funcionário e redução de custos ambulatoriais e de custos com internações para a empresa – reduções de R$ 177,09 e R$ 742,58 per capita/mês, respectivamente. O atendimento com o participante é realizado por equipe com mais de 150 enfermeiros, além de nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

E os resultados são positivos: entre os participantes do programa, 87% dizem ter uma boa percepção de saúde e qualidade de vida.