Saiba como a Sharecare pode ajudar na experiência do paciente

By 20 de fevereiro de 2020Notícias

experiência do paciente

A eficiência de um plano de saúde passa diretamente pela experiência do paciente, que influencia tanto na sua recuperação, quanto no uso adequado dos serviços. Entretanto, ajudar nessa jornada pode ser um desafio para muitas operadoras. Afinal, não se trata apenas da ida à clínica ou ao hospital — cada decisão envolvendo os serviços oferecidos faz parte dessa experiência.

Para mostrar como esse processo pode ser melhor para o paciente, criamos este conteúdo em parceria com quem entende do assunto: a Dra. Ana Claudia Pinto, médica e diretora de Produtos e Soluções Digitais da Sharecare. Entenda por que é tão importante investir esforços nisso e como a Sharecare pode ajudar sua empresa. Então, vamos lá!

Por que auxiliar o paciente na sua jornada?

“A  grande dificuldade de qualquer pessoa que precise de um recurso de saúde é que ela tem que tomar algumas decisões sozinha”, explica a Dra. Ana Claudia Pinto. “Se ela tiver uma dor nas costas, ela vai ficar pensando ‘o que fazer, qual a melhor forma de investigar isso?'”. Em outras palavras, o usuário de um plano de saúde pode não ter conhecimento suficiente para saber como usar os serviços com eficiência.

O auxílio para guiar a pessoa deve ser oferecido ao longo da chamada jornada do paciente, que começa muito antes do contato com um profissional da saúde. No exemplo dado pela Dra. Ana Claudia, a pessoa pode tomar diferentes decisões: ir ao pronto-socorro, agendar uma consulta com o clínico geral ou mesmo buscar um ortopedista. Mas afinal qual seria o caminho mais adequado?

Quando uma pessoa não sabe a resposta para essa pergunta, ela tende a demorar mais tempo para solucionar seu problema. Além disso, ela pode utilizar serviços que, a princípio, não eram necessários. O mesmo acontece depois de sair do hospital — as orientações pós-alta podem ser ignoradas e o paciente volta a ter problemas ou prolonga sua recuperação.

As orientações, aqui, incluem o que a pessoa precisa fazer, quando ela deve voltar etc. “A  gente ajuda a pessoa a construir o caminho e isso evita muita reinternação desnecessária”, conclui a Dra. Ana Claudia.

Ações para guiar o paciente

A Sharecare conta com uma plataforma que tem como objetivo colocar o paciente no centro do processo de cuidado. Isso significa fornecer o auxílio que ele precisa ao longo de toda a jornada, assim como incentivar mudanças de comportamento que reduzam o risco de um problema de saúde ocorrer. Na prática, isso acontece por meio de soluções e programas clínicos — além do suporte tecnológico exclusivo da Sharecare.

Soluções de saúde e bem-estar

A Central de Atendimento da Sharecare, o Ligue Saúde, é uma das soluções que promovem auxílio básico e extremamente eficiente. Trata-se de um canal 0800 disponível 24 horas por dia. O paciente pode recorrer aos profissionais de plantão para esclarecer dúvidas e pedir orientações. No exemplo inicial dado pela doutora, a pessoa poderia ligar e explicar o que está acontecendo.

Com o apoio dos médicos e enfermeiros que compõem a equipe do Ligue Saúde, ela receberia orientações sobre o que fazer para prevenir dores e qual serviço ela deve procurar.

Aplicativo e Enfermeira Virtual

O aplicativo Sharecare também faz parte do grupo de soluções que ajudam o paciente a ter uma vida mais saudável. Um de seus recursos é o RealAge, que calcula a idade real de uma pessoa de acordo com alguns indicadores de saúde que ela informa no sistema. Trata-se de uma forma de avaliar se ela está em dia com os cuidados básicos, além de indicar quais os problemas que merecem mais atenção.

“Ao se colocar que tem um problema de peso, por exemplo, a pessoa pode receber interações digitais e/ou telefônicas para verificar o interesse dela em participar de um programa de perda de peso”, explica a Dra. Ana Claudia. Um exemplo dessa interação é o ChatBot, com a atuação da Enfermeira Virtual Sara, uma inteligência artificial que pode tirar dúvidas, coletar informações, e, nesse caso, enviar orientações para o paciente.

Programas clínicos

Outra ação da Sharecare para melhorar a experiência do paciente é o coaching preventivo, um programa que incentiva a mudança de comportamentos que tragam riscos à saúde. O papel da equipe é fornecer o apoio necessário para ajudar a pessoa a evitar o excesso de peso, combater o estresse, cessar o tabagismo, melhorar a alimentação, cuidar da saúde mental etc.

Problemas crônicos, por sua vez, exigem atenção constante do paciente, mas nem sempre ele sabe exatamente o que deve fazer. Por isso, a Sharecare conta com um programa de monitoramento personalizado, o gestão de crônicos. A equipe fornece “uma série de orientações que são dadas para que a pessoa consiga efetivamente ter a atenção necessária”, conta a Dra. Ana Claudia.

“Ela pode escolher, inclusive, o melhor canal para se comunicar. As pessoas mais idosas preferem o telefone, por exemplo”, ela conclui.

A Sharecare e sua missão

A Sharecare é especialista em reduzir o risco e o custo com saúde na população de uma empresa, além de referência mundial na gestão de crônicos. Isso envolve um investimento constante em tecnologia, protocolos cientificamente validados e diversas ferramentas de assistência, como os programas mencionados aqui.

Esse sucesso se traduz em números: já são mais de 70 milhões de pessoas atendidas pela Sharecare em todo o mundo. Isso significa retorno para as operadoras e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que, com o auxílio de profissionais da saúde, conquistam vidas mais saudáveis.

Sobre a missão da Sharecare, a Dra. Ana Claudia Pinto é objetiva: “ajudamos a navegar no sistema de saúde com as melhores orientações possíveis”. Para isso, “toda a saúde deve estar acessível em um só lugar”. Então, essas práticas geram dois impactos principais para os beneficiários da operadora.

Primeiro, eles passam a utilizar os serviços de saúde da maneira mais adequada, ganhando tempo e evitando o desperdício desses recursos. Para complementar, eles desenvolvem uma cultura de autocuidado, prevenindo os problemas de saúde e conseguindo ter vidas mais saudáveis.

Como você pode ver, isso torna a experiência do paciente melhor ao longo de toda a sua jornada pelos serviços. Então, conte com a Sharecare para elevar a qualidade de vida dos seus colaboradores e reduzir custos com saúde!

Se quer saber como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!