Janeiro branco: saiba como promover ações na sua empresa

By 16 de janeiro de 2020Notícias

Janeiro branco

O começo do ano é uma oportunidade para colocar em pauta um assunto importante e muitas vezes negligenciado: a saúde mental. Esse é o objetivo do Janeiro branco — ação que segue os moldes do Outubro rosa e do Novembro azul — mas com foco na promoção da saúde emocional da população.

Devido à relevância da questão, esse é um movimento que pode e deve ser levado para o ambiente corporativo, com a implementação de ações voltadas para o bem-estar psicológico dos colaboradores.

Quer entender em detalhes o que é e como surgiu o Janeiro branco? Então acompanhe nosso post! Descubra ainda a importância dessa iniciativa para as empresas e por que é preciso promover a saúde mental dos colaboradores!

O que é Janeiro branco?

O Janeiro branco é uma campanha que nasceu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, MG, que passou a abordar indivíduos na rua e a realizar palestras alertando sobre o tema. O objetivo é que as pessoas voltem seu olhar para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental.

É, portanto, uma maneira de investir em psicoeducação, para que a população passe a ter consciência de suas emoções e saiba como identificar os problemas psicológicos, de forma a se prevenir e evitar que se tornem algo mais grave no futuro. Assim, as pessoas deixam de encarar o tema de saúde mental como tabu e também passam a procurar ajuda, como as terapias, se necessário.

O movimento quer mostrar ainda que não é motivo de vergonha nem de fraqueza admitir que algo está errado com o nosso psicológico. Essa é uma barreira para muitas pessoas atualmente, principalmente por conta da sociedade, que valoriza demais a aparência e cobra a felicidade a todo momento.

Alcance

A conscientização que tem como lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, ganhou força e alcançou mais pessoas: chegou em outras cidades mineiras, em São Paulo e até em países como Portugal, Estados Unidos e Japão, o que demonstra a urgência de colocar esse tema em discussão.

Recomeço

O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos para promover esse movimento, pois estão relacionados a um recomeço. Como geralmente iniciamos o ano com metas e desejos a cumprir, a campanha busca incluir as questões emocionais nessas prioridades.

Qual é a importância dessa campanha no contexto empresarial?

Quando se fala em problemas de saúde mental não tem como não destacar a influência do trabalho nisso. Segundo uma pesquisa da Isma-Br, representante local da International Stress Management Association, 90% dos brasileiros apresentam sinais de ansiedade, dos mais brandos aos considerados incapacitantes. Outro estudo da mesma entidade aponta ainda que 70% da população economicamente ativa brasileira sofre com o excesso de estresse.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas se engajem no Janeiro branco, trazendo à tona a questão da saúde mental no ambiente corporativo. A campanha serve para alertar ainda sobre as consequências que problemas como ansiedade, estresse e depressão têm na rotina dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade e resultados das organizações.

No entanto, é importante ter em mente que a preocupação com o bem-estar dos funcionários não deve ser apenas em janeiro em virtude dessa iniciativa, e sim um compromisso permanente da empresa.

Por que promover a saúde mental dos colaboradores?

Para que uma empresa alcance bons resultados, é imprescindível contar com colaboradores engajados e saudáveis. Assim, há um aumento da produtividade e redução das faltas e do absenteísmo. Todavia, os números mostram que não é isso o que ocorre em muitas organizações, visto que os transtornos mentais são uma realidade presente no trabalho. De acordo com a Previdência Social, a depressão foi a décima maior causa de mais afastamentos em 2017, o que gerou mais de 43 mil auxílios-doença.

Dessa forma, é evidente que não dá para cruzar os braços diante de uma questão tão delicada como essa. As empresas devem buscar estratégias para promover a saúde de suas equipes por meio de programas focados nas condições reais de seus colaboradores. Ou seja, não adianta instituir medidas de cunho geral e sem nenhum planejamento, pois o gestor apenas tem um custo a mais no orçamento e não consegue atender, de fato, às necessidades da sua equipe.

A opção mais inteligente nesse caso é utilizar a tecnologia: com a coleta de informações e análise estratégica dos dados relativos aos fatores emocionais dos colaboradores, a empresa pode organizar programas específicos e atuar com eficiência em prol da saúde e bem-estar das pessoas.

Como promover ações do Janeiro branco em sua empresa?

O movimento Janeiro branco pode ser um estímulo para as empresas adotarem ações voltadas para a saúde mental de seus colaboradores. Confira alguns exemplos:

  • realizar palestras e distribuir materiais informativos focados na importância de cuidar da saúde mental;
  • oferecer um ambiente profissional seguro e confortável, priorizando móveis ergonômicos, temperatura e luminosidade agradáveis, entre outros pontos;
  • conceder benefícios, como o plano de saúde, para que os colaboradores se sintam valorizados e motivados sabendo da preocupação da organização com sua saúde e bem-estar;
  • incluir outros benefícios, como cursos de capacitação, distribuição de ingressos de shows e cinemas, realização de convênios com academias e escolas e até mesmo incentivos financeiros;
  • implementar programas de saúde mental com objetivos direcionados, ou seja, segundo as necessidades emocionais do seu time;
  • instituir pausas durante a jornada a fim de evitar a sobrecarga de trabalho;
  • incentivar e orientar quanto a hábitos saudáveis — como a prática de atividade física regular — e quanto a técnicas de relaxamento, como a meditação.

O Janeiro branco traz um alerta para a sociedade sobre a necessidade de se discutir a respeito da saúde mental. Para as empresas, é a oportunidade para iniciar um programa efetivo para seus colaboradores focado nessa questão — com o intuito de promover o bem-estar das equipes e também melhorar sua produtividade.

Quando se trata de transtornos mentais, torna-se necessário pensar na prevenção. Veja como investir na saúde preventiva e reduzir os custos da sua empresa!