A superlotação nos Prontos Atendimentos públicos e particulares é uma das principais queixas dos pacientes em relação à espera por atendimento, além de estarem sujeitos aos riscos do ambiente hospitalar. Para contribuir com a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas que muitas vezes se encontram nessa situação, a Sharecare desenvolveu um programa avançado de atendimento em saúde, personalizado e à distância, o Ligue Saúde.

 

Atendimento à distância

O objetivo do programa é solucionar eventuais problemas de saúde a partir de um canal de atendimento direto e confiável entre paciente e enfermeiro, baseado em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais. Dessa forma, o especialista é capaz de identificar, mesmo à distância, a melhor forma de conduzir o atendimento com eficiência, assim como a necessidade de cuidados avançados, reduzindo riscos e tornando a estabilização clínica mais ágil, e direcionando para o serviço de saúde adequado.

Toda e qualquer queixa de saúde pode ser atendida pelo canal, sejam problemas de saúde específicos, epidemias e casos de suspeitas de doenças como H1N1, zika vírus, dengue e febre amarela, surtos (como hepatite e outros) e emergências. Após avaliar o caso, o enfermeiro pode direcionar o usuário dentro da rede credenciada da empresa em que trabalha, do convênio médico ou do SUS. Caso haja necessidade, um médico da equipe continua o atendimento ou, em situações mais graves, é acionado o serviço de ambulância.

 

Sistema internacional

Esse sistema de triagem, Nurse Triage System, é utilizado há mais de 16 anos em todo o sistema público de saúde do Reino Unido e em diversos países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Noruega, Dinamarca e Suécia, oferecendo suporte a mais de 320 milhões de pessoas. O sistema gera uma economia de 1,7 milhão de consultas médicas e mais de £ 200 milhões/ano, além de um grande índice de aceitação dos usuários, com 12 milhões de chamadas recebidas anualmente.

“Mais uma vez estamos à frente e pensando ainda mais em nossos clientes, proporcionando atendimento personalizado a favor da sua saúde. Essa é a cultura da Sharecare no mundo. E replicar a solução no Brasil com o lançamento do canal mostra nossa preocupação nos cuidados ao colocar em rotina atendimento clínico da equipe de enfermagem para o melhor manejo do risco do paciente”, afirma Dra. Ana Claudia Pinto, diretora de Produtos e Soluções Digitais da Sharecare Brasil.

 

Gestão de saúde

O programa Ligue Saúde já está disponível para populações dos clientes Sharecare Brasil (operadoras de saúde, empresas e órgãos públicos). Juntamente com a solução personalizada para os indivíduos, a Sharecare disponibiliza aos clientes uma análise aprofundada do perfil populacional de seus funcionários e/ou beneficiários, favorecendo o acompanhamento da gestão de saúde.