Já imaginou ter a sua saúde no controle das suas mãos, acessando-a por uma única plataforma? Compreender melhor sobre o funcionamento do seu corpo e ganhar autonomia para gerir mudanças de comportamento? Esse é o rumo que a área da saúde está seguindo no caminho da inovação: disponibilizar produtos e tecnologias à disposição do consumidor. E a Healthways, uma empresa Sharecare, será uma das pioneiras nessa estrada.

No mês passado, o presidente da Healthways, Nicolas Toth Jr., esteve na Feira Hospitalar, que reúne as mais importantes novidades do setor, e palestrou no Fórum que debateu as tendências na área de gestão de negócios para estabelecimentos de saúde. O tema abordado foi Consumerization & Modernization to Self-care – Trends, que pode ser traduzido em consumo de serviços de saúde por meio de produtos inteligentes, aplicativos e plataformas que estimulam a inclusão e o engajamento da população, eliminando etapas convencionais de atendimento.

Conforme a tecnologia foi ganhando espaço, o mercado sofreu uma evolução natural em diversos campos, do rádio, que um dia já foi vinil, ao surgimento de smartphones. Apareceram as redes sociais, aplicativos de transporte, de alimentação, de relacionamento. O Brasil se tornou o país que mais utiliza as redes sociais na América Latina, segundo pesquisa da eMarketer.

Então, como levar a inovação à saúde? Criada para proporcionar qualidade de vida e bem-estar através de gestão de saúde populacional, reduzindo também custos às empresas e aumentando a produtividade, a Healthways notou que os serviços estão sempre convergindo para o celular. E percebeu que o futuro na área da saúde passa também pela convergência do sistema para o celular, através de algumas macro-tendências. “O mercado da área de saúde caminha para o usuário estar no centro do Sistema com a evolução da consumerização, digitalização via mobile e wearables, integração de todos os stakeholders do sistema de saúde, telemedicina, Inteligência Artificial e Big Data, resultando em intervenções de acordo com o perfil e necessidades de cada pessoa”, explica Toth.

A partir disso, a Healthways iniciou o projeto de trazer a Sharecare ao Brasil por meio de uma plataforma online de saúde e bem-estar que irá englobar diversos tipos de funcionalidades com acesso pela web e celular, otimizando o acesso ao sistema e estimulando o hiper-engajamento do usuário, de uma forma muito amigável. Dentre as ferramentas como captura automática de dados, realidade virtual, avaliação completa da sua idade real e monitoramento diário da evolução da saúde, o objetivo da plataforma é oferecer a possibilidade de o usuário fazer a gestão da própria saúde, com maior conhecimento sobre seus hábitos e autonomia de prevenção como nunca antes. O projeto está previsto para ser lançado ainda este ano. Fique atento!