Modelagem preditiva: o que é, para que serve e como implementar?

By 17 de novembro de 2020Notícias

A saúde dos colaboradores é algo que deve ser tratado com muita atenção no planejamento estratégico da empresa. Conforme mostram os dados da Catho, a assistência médica é o benefício mais valorizado pelos funcionários. Ainda assim, os resultados podem ser melhores quando a organização adota a modelagem preditiva para elevar a qualidade de vida dessa população.

Essa metodologia é aplicada como parte de uma estratégia mais ampla de medicina preventiva, beneficiando os funcionários e a própria empresa. Mas, afinal, como ela funciona? Quais os benefícios? Vale a pena implementar? Como isso pode ser feito com sucesso?

Este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é modelagem preditiva?

A modelagem preditiva é um método criado a partir de modelos matemáticos e aplicado por meio de Machine Learning. Seu funcionamento geral tem um objetivo bem simples: calcular a probabilidade de um evento ocorrer no futuro e, em alguns casos, o custo atrelado a ele.

No contexto da medicina preventiva, a modelagem é aplicada para responder perguntas específicas, já que isso ajuda a aumentar a acurácia do resultado. Um exemplo rápido pode ajudar a compreender como isso funciona na prática.

Se sua empresa identifica que está sofrendo com afastamentos relacionados a lesões ergonômicas, por exemplo, a modelagem preditiva pode ser aplicada para responder à seguinte questão: “quem na empresa tem chances de gerar um alto custo com saúde no próximo ano?”. O cálculo é feito com base em dados dos últimos anos e, se feito de maneira automatizada, pode combinar dezenas de fatores para realizar a análise.

O primeiro ponto a ser destacado, como você pode notar, é a capacidade que o método tem de antecipar riscos. Além disso, é importante destacar que a modelagem preditiva ajuda a perceber oportunidades. Afinal, informação relevante é um ativo valioso para as empresas.

Seguindo o mesmo exemplo, se você tem um cálculo confiável sobre o custo previsto dos gastos com saúde advindos da ergonomia, é possível traçar planos de prevenção e, consequentemente, reduzir custos.

Quais são os principais benefícios?

Além de antecipar riscos, a modelagem preditiva ajuda a coletar dados importantes para as tomadas de decisão do dia a dia da empresa. O cálculo atinge seus objetivos e, ao mesmo tempo, permite estruturar as informações de maneira mais organizada, facilitando outras análises que podem beneficiar ainda mais a organização.

Podemos aplicar o método a populações específicas, por exemplo, para prever o desenvolvimento de doenças crônicas, como Diabetes e Hipertensão. Isso é possível graças à tecnologia por traz do método — uma solução digital cruza dados de Big Data para identificar padrões e prever tendências naquela população.

Outro benefício interessante é a diminuição da sinistralidade, já que você pode implementar programas de prevenção para evitar que problemas iniciais evoluam a ponto de exigirem uma cirurgia. Os custos são reduzidos e a identificação de riscos se torna mais rápida.

Como implementar a modelagem preditiva?

O primeiro passo é buscar uma solução de modelagem preditiva que seja condizente com as demandas da sua empresa e a realidade da população brasileira. É preciso estruturar a coleta e o armazenamento de dados, além de planejar de que forma as análises serão inseridas na rotina da empresa.

Esse é um ponto importante, pois não basta ter a tecnologia à disposição e utilizá-la apenas esporadicamente. É importante definir qual seu papel na estratégia de gestão de saúde, transformando as análises em relatórios que sirvam de base para as tomadas de decisão.

Além disso, lembre-se de definir responsáveis por cada etapa do processo. Isso envolve oferecer um treinamento à equipe. Porém, vale destacar que a melhor forma de garantir a eficiência do processo como um todo é contando com o apoio de especialistas no assunto.

Quais são as vantagens da solução de Modelagem Preditiva da Sharecare?

A Sharecare oferece uma solução de Modelagem Preditiva completa e extremamente eficiente. Focada na otimização de recursos utilizados na gestão de saúde e bem-estar, ela ajuda sua empresa a reduzir custos com saúde e garantir resultados melhores em todos os níveis da organização.

O trabalho da Sharecare consiste no mapeamento de toda a população da empresa, identificando a probabilidade de eventos futuros para, com base nessas informações, ajudar você a tirar proveito da medicina preventiva. Vale destacar, por exemplo, que os dados da Sharecare mostram que 5% da população de alto risco é responsável por cerca de 25% dos gastos totais com saúde.

Já imaginou o que pode ser feito a partir do momento em que sua empresa é capaz de mapear com precisão quem são as pessoas que formam esse grupo? Com um poder de análise maior, você ganha agilidade na identificação desse risco e pode atuar para reduzi-lo.

Se os problemas com alimentação e atividades físicas se destacam como grandes geradores de custo, você pode implementar um Programa de Coaching Preventivo para mitigar o impacto desse fator. Nele, especialistas atuam individualmente junto aos colaboradores para conscientizá-los e orientá-los. O objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver hábitos mais saudáveis e, com isso, ter uma qualidade de vida melhor.

O resultado é bastante satisfatório para os colaboradores, que se sentem mais valorizados e, é claro, assumem o protagonismo do cuidado com a própria saúde. Mas não é só isso. Do ponto de vista da empresa, isso gera motivação e diminui tanto o absenteísmo quanto o presenteísmo — consequentemente, há um aumento na produtividade, além, é claro, da redução de custos com os planos de saúde.

A mesma estratégia pode ser desenvolvida para lidar com doenças crônicas, ortopedia, saúde mental etc. O pilar de sustentação de tudo isso, no entanto, é a coleta e a análise inteligente dos dados.

São diferenciais, como você pôde ver, que fazem da modelagem preditiva uma aliada poderosa para qualquer organização. Com ela ao seu lado, você reduz custos com a gestão de saúde e melhora a qualidade de vida dos seus colaboradores. Então, não perca tempo! Leve essa inovação para sua empresa e veja os resultados por conta própria!

Se quer entender melhor como esse tipo de programa pode ser aplicado na sua organização, entre em contato com a Sharecare e fale com quem é referência internacional em gestão de saúde!