Promoção de saúde: confira 4 dicas que podem ser aplicadas em sua empresa

By 30 de outubro de 2019Notícias

Falar de promoção de saúde no meio corporativo é, sem dúvida, abordar um dos fatores que mais impactam a produtividade dos profissionais no trabalho e os resultados de uma organização, em termos de custos e eficiência operacional. Hoje, esse tema vem ganhando cada vez mais a atenção de gestores e líderes empresariais, especialmente em razão dos efeitos positivos que a saúde e o bem-estar geram no desempenho de profissionais.

Se no passado o foco das empresas estava em otimizar sua infraestrutura e modernizar as instalações, atualmente, há que se somar a esses pontos também a atenção com a saúde dos colaboradores. Com o estresse, a depressão e as doenças ocupacionais ficando comuns na realidade das organizações, percebeu-se a necessidade de se investir na promoção de saúde para a formulação de ambientes corporativos mais saudáveis, motivadores e produtivos.

Diante da importância desse tema para o sucesso das empresas, preparamos este artigo para aprofundar a discussão sobre promoção de saúde no trabalho. Além disso, listamos 4 boas práticas que podem ajudar sua empresa nessa missão. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância da promoção de saúde em uma empresa

Em um cenário de grande competitividade, as empresas precisam buscar estratégias para se manterem produtivas e eficientes no mercado. Contudo, essa realidade muitas vezes acaba por colocar em risco a saúde dos profissionais, quando estes são expostos a rotinas maçantes, jornadas de trabalho excessivas e alta carga de estresse.

Como resultado, problemas com doenças ocupacionais, sejam elas físicas ou mentais, têm se tornado mais presentes na realidade dos RH das empresas. Inclusive, essas ocorrências figuram entre as principais causas de afastamento do trabalho, conforme veicula a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Nesse contexto, a promoção de saúde vem ganhando cada vez mais destaque, sobretudo como uma solução para os problemas de saúde enfrentados por profissionais. Além disso, tais ações têm reflexos nos efeitos sofridos pelas empresas em razão de faltas ao trabalho, baixa retenção de talentos e aumento dos custos com medicina curativa, em detrimento da medicina preventiva.

Assim, a promoção de saúde tem um papel decisivo na otimização da gestão dos recursos humanos dentro das empresas. Além de possibilitar aos gestores e líderes obter a máxima performance das suas equipes, as práticas relacionadas à promoção de saúde garantem benefícios diretos aos profissionais, em termos de qualidade de vida, bem-estar, estabilidade física e emocional, e tantos outros reflexos positivos.

Na prática, tudo isso se reverte em benefícios para a empresa, que passa a operar com profissionais mais dispostos, saudáveis e motivados. Do ponto de vista gerencial, indicadores estratégicos se mostram mais positivos com a promoção de saúde. A exemplo, é percebida a redução:

  • do índice de absenteísmo;
  • da ocorrência de erros e acidentes causados por fadiga;
  • do turnover da empresa;
  • dos custos com ações corretivas, como o acionamento recorrente de planos de saúde; entre outras.

Toda essa importância da promoção de saúde foi confirmada pelos resultados do relatório “Tendências Globais de Capital Humano de 2018”. Essa pesquisa mostrou, por meio de um estudo realizado com 337 líderes de RH e negócios nacionais, que 92% deles consideram primordial a atenção com o bem-estar dos profissionais.

Conheça 4 dicas de como promover a saúde dentro do negócio

1. Invista em ergonomia

A ergonomia está relacionada à forma como o profissional interage e utiliza os diferentes instrumentos no ambiente de trabalho. Assim, dizer que um ambiente é ergonômico, é dizer que ele foi pensado para ser utilizado de maneira inteligente e confortável pelos colaboradores.

A exemplo, em locais em que o trabalho é executado com o profissional preponderantemente sentado, é fundamental que a empresa se preocupe com a qualidade e o formato dos assentos disponibilizados. Dessa forma, é possível reduzir o desgaste corporal, combater problemas lombares e prevenir outras complicações posturais. Ou seja, é fundamental fornecer cadeiras ergonômicas, móveis nos padrões ideais e pensar o ambiente para que ele seja eficiente em termos de mobilidade e conforto.

Parece algo simples — e de fato é —, mas os seus efeitos podem ser bastante significativos na saúde e no bem-estar de um profissional. Imagine como pode ser cansativo para um colaborador trabalhar por longas horas em uma posição desconfortável e que gera dor. Isso certamente afetará sua produtividade e saúde ao longo dos anos.

2. Aproveite bem a SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é uma ferramenta útil e efetiva para a promoção de saúde dentro da empresa. Embora tenha seu foco na prevenção de acidentes, esse evento também pode ser um momento estratégico para fomentar a importância de cuidados com a saúde no ambiente corporativo em outras frentes.

A partir de cursos, palestras e materiais educativos, por exemplo, é possível não só educar acerca dos diferentes temas relacionados à saúde física e mental, mas estimular a criação de uma cultura baseada na prevenção de riscos e na valorização da saúde do profissional, demonstrando a responsabilidade social da empresa.

3. Incentive a promoção de saúde

Uma empresa socialmente responsável não se preocupa com os seus colaboradores apenas quando estão em atividade. Muito mais do que isso, companhias modernas e inovadoras têm uma grande preocupação com qualidade de vida dos seus colaboradores dentro e fora das instalações.

Nesse ponto, por exemplo, é de suma importância estimular o bem-estar e a adoção de hábitos mais saudáveis pelos profissionais. Isso inclui incentivos à prática desportiva, alimentação saudável e equilíbrio emocional e atenção à saúde de forma preventiva, e não apenas de forma curativa.

4. Desenvolva uma gestão de saúde eficiente

A promoção de saúde dentro da empresa deve ser feita de forma profissional, baseando-se principalmente em indicadores e dados concretos que efetivamente gerem impactos positivos para as equipes.

Nesse ponto, desenvolver uma verdadeira gestão de saúde corporativa é fundamental. Avaliar o ambiente interno, coletando informações que possam demonstrar, por exemplo, quais são os riscos mais comuns na população das empresas e, com base nisso, direcionar investimentos e melhorias capazes de minimizá-los, sem dúvida, é o que se espera de uma gestão eficiente e efetiva.

A Sharecare, especialista em gestão de saúde populacional, tem ampla experiência nesse tipo de processo, auxiliando empresas a compreender o cenário interno da saúde dos colaboradores por meio de avaliações e dados. Ou seja, oferece um suporte informativo confiável e valioso para direcionar as ações.

Entenda como as soluções da Sharecare permitem a promoção de saúde nas organizações

Com base em análises, cruzamento de dados e avaliações estatísticas, a Sharecare pode contribuir diretamente para a redução de custos com sinistralidade do plano de saúde empresarial, direcionando gestores e líderes nas ações de promoção de saúde, levando em consideração a realidade da empresa e das suas equipes.

Para isso, a Sharecare oferece um conjunto de soluções para as empresas, todas elas com objetivo central de prevenção e promoção de saúde. Conheça algumas delas!

Modelagem preditiva

Baseada em modelos matemáticos, a modelagem preditiva utiliza algoritmos estatísticos de machine learning na identificação e antecipação de eventos futuros. Ou seja, são utilizados dados atuais para antecipar cenários futuros.

Aplicativo Sharecare

O aplicativo Sharecare é uma ferramenta interativa projetada para formular perfis individuais de saúde e facilitar a experiência dos usuários na busca por informações. Essa ferramenta foi pensada para mudar o discernimento do profissional em relação à sua própria saúde, a partir de materiais educativos ricos e com embasamento científico.

O que a Sharecare faz é educar o usuário da ferramenta para gerenciar a sua própria saúde. Assim, ele fica no centro do seu cuidado e se responsabiliza, entendendo que ele é o agente ativo mais importante nesse segmento.

Além dessa solução, o portfólio da Sharecare conta com outras ferramentas estratégicas e tecnológicas para reforçar a questão da saúde no ambiente corporativo. Entre elas, podemos citar:

  • ligue saúde;
  • coaching preventivo;
  • gestão de crônicos;
  • envelhecimento saudável;
  • saúde mental;
  • gestão em Ortopedia.

De forma precisa e alinhada às demandas da sua empresa, a Sharecare é capaz de otimizar o trabalho de líderes e gestores na hora de investir e definir planos de ação para promoção de saúde e bem-estar interno. Assim, garante o máximo aproveitamento dos recursos humanos a partir da redução de custos médicos em saúde, redução do absenteísmo e presenteísmo e reforço da produtividade.

Então, quer tornar a sua empresa mais competitiva e produtiva? A promoção de saúde é um dos caminhos mais indicados para alcançar esses objetivos. Entre em contato com a Sharecare e conheça melhor as nossas soluções!

Leave a Reply