Inspire. Expire. Feche os olhos. Preste atenção em como está sua respiração. Qual foi a última vez que fez isso? Pode parecer uma ação simples, mas criar o hábito de dedicar alguns minutos do seu dia para focar na respiração pode trazer muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Segundo a coach de saúde e fisioterapeuta da Healthways, uma empresa Sharecare, Andreia Bourquin, por ser essencial à vida, a respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo, de forma que não é necessário pensar para respirar. “Porém, com a vida corrida e o estresse cada vez mais elevado, as pessoas param de respirar adequadamente sem perceber”, explica a profissional.

E o melhor caminho para diminuir esse estresse é aprender a respirar de forma consciente. Quando respiramos de forma correta, a oxigenação das células aumenta, eliminando toxinas e energizando a cabeça e o corpo. Dessa forma, inicia-se uma cadeia de reações benéficas ao organismo. Há aumento da função pulmonar, da função imune, do fluxo sanguíneo, além de uma melhora na digestão, na qualidade e padrão do sono e, consequentemente, aumento do bem-estar e qualidade de vida.

Andreia destaca dois exercícios que aumentam a compreensão sobre a respiração:

Percepção da respiração: o primeiro passo é a identificação de como se respira. Uma posição confortável com uma das mãos sob o tórax e outra sob o abdômen faz com que se perceba o movimento realizado durante a respiração. Baseado nesta percepção, podemos verificar se estamos respirando adequadamente, com movimento do abdômen tanto na inspiração quanto na expiração.

Respiração profunda: com uma das mãos sobre o abdômen e outra sobre tórax. Inspire lenta e profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen e empurrando a mão para cima, até onde for confortável. O tórax deve mover-se um pouco e somente junto com o abdômen. Execute inspirações longas, lentas e profundas, que farão o abdômen subir e descer. Concentre-se no som e na sensação de respirar enquanto vai ficando cada vez mais relaxado.

Agora, inicie a rotina! Veja três dicas que podem ajudar no novo hábito:

  • Comece a praticar a respiração antes de dormir, na cama mesmo. Isso vai lhe proporcionar relaxamento e também uma melhor noite de sono.
  • Reserve 10 minutos do seu dia para respirar.

A caminhada é um ótimo exercício respiratório, onde o controle é feito pelo seu próprio organismo, é algo fisiológico