A falta de tempo ainda é o principal motivo para o sedentarismo no Brasil. E esse número só cresce.  Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 47% da população brasileira acima dos 18 anos é sedentária e  , por ano, 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças associadas à inatividade física. E isso traz más consequências tanto para a saúde, com a probabilidade de desenvolver doenças crônicas como diabetes e doenças do coração; como para a qualidade de vida, refletindo em menos disposição para realizar tarefas simples, por exemplo. Tudo isso sem esquecer de como o sedentarismo pode afetar o rendimento no trabalho.

Para mudar esse padrão, não há necessidade de começar a correr de um dia para o outro, ou se matricular em uma academia. Estudos mostram que mudanças simples de hábito podem trazer grandes benefícios à saúde, se feitas com regularidade.

“A gente sabe que incorporar novos hábitos leva tempo, mas a pessoa precisa, em primeiro lugar, estar disposta à mudança. Depois ela deve estar consciente de que essa atitude não deve ser pontual, por um período determinado, mas esta deve ser uma mudança para toda a vida”, afirma Ana Claudia Pinto, médica endocrinologista e diretora de Desenvolvimento de Produtos, da Sharecare, empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada.

É a partir dessa consciência proativa, que a Plataforma Sharecare, foi desenvolvida.  O aplicativo pode colaborar nessa mudança de hábitos. Por meio de uma ferramenta interativa projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência na busca por informações, o usuário recebe dicas de saúde por e-mail, SMS e na própria plataforma.

A orientação sugerida pelo aplicativo promove a mudança de comportamento, a manutenção dos resultados e esclarece dúvidas sobre saúde e bem-estar. Desta forma, os participantes podem ter apoio constante para realizar suas metas, reconhecendo e atuando sobre os fatores de risco por meio de ferramentas e alertas personalizados. Consequentemente, a melhora da saúde com a redução ou eliminação dos fatores de risco geram uma vida mais saudável e o resultado é traduzido em mais felicidade e aumento da produtividade no trabalho.

A plataforma Sharecare foi baseada em princípios da economia comportamental, para facilitar essas mudanças de forma lúdica e interativa. Está disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas que queiram conhecer o perfil de saúde dos seus colaboradores e criar estratégias assertivas para a promoção da saúde dos seus times.

Para conhecer as vantagens do uso da plataforma Sharecare no ambiente corporativo, acesse nosso site.