Como as soluções da Sharecare podem ajudar em tempos de epidemias e pandemias

By 1 de maio de 2020Covid 19, Notícias

soluções sharecare

A crise causada pela COVID-19 já é apontada por muitas pessoas como o desafio das gerações atuais. Contudo, pandemias não são tão raras quanto pode parecer. De tempos em tempos elas surgem e o sistema público não é capaz de absorver a demanda, sobrecarregando toda a área da saúde.

Entretanto, as soluções da Sharecare são prova de que hoje estamos mais preparados para lidar com a situação. Pensando nisso, criamos este artigo especial para mostrar os impactos das epidemias na saúde suplementar, o que pode ser feito para amenizar a situação e como as soluções da Sharecare contribuem para momentos de pandemia. Confira!

Os impactos das epidemias na saúde suplementar

Um surto localizado de uma doença pode causar transtornos na dinâmica dos sistemas de saúde de uma região. Ainda assim, trata-se de uma situação relativamente fácil de ser gerenciada, tanto para o setor público, quanto para as operadoras de saúde. Já uma epidemia, que pode ser caracterizada como um surto em várias regiões ou em um país, tende a sobrecarregar os canais de atendimento hospitalares.

Uma pandemia como a causada pelo novo coronavírus representa um problema de nível global — são diversos focos de contágio em diferentes países e regiões. Isso torna a cooperação entre instituições uma ferramenta crucial para conter a situação e evitar problemas maiores.

No caso de uma doença que se espalha pelo ar, o contágio acontece em ritmo exponencial, sobretudo quando a transmissão ocorre antes mesmo de a pessoa apresentar os sintomas — ou seja, ela passa o vírus para outras sem sequer saber que está contaminada.

Em pouco tempo, o sistema suplementar começa a receber um volume enorme de pessoas, seja em situação de emergência, seja por pura preocupação. É compreensível que o medo leve as pessoas ao pronto-socorro, mas o resultado pode ser ainda pior. Afinal, a taxa de transmissão tende a ser ainda mais alta em hospitais, onde certamente as pessoas contaminadas estarão.

Resumidamente, o impacto total é muito negativo. Com um volume de atendimentos acima da média, a infraestrutura pode ser rapidamente saturada e novos pacientes — tanto vítimas da pandemia, quanto de outros quadros clínicos quaisquer — podem não encontrar vagas para internação, o que coloca em risco suas vidas.

Como devemos agir, então, nesse momento de caos?

As melhores práticas para lidar com a pandemia

Uma estratégia valiosa para esse tipo de situação é a chamada triagem digital. Por meio de plataformas tecnológicas, um atendimento primário é feito aos pacientes que entram em contato. O objetivo é identificar as demandas, fornecer informações essenciais e dar orientações. Sintomas leves e comuns, como dores de cabeça e tosse, não são necessariamente um motivo para dar entrada na emergência.

Uma equipe médica é capaz de avaliar caso a caso sem aumentar o risco de exposição. Além disso, o atendimento digital tem custo reduzido, é mais cômodo para o paciente e aumenta a agilidade do sistema suplementar.

O uso de bots (robôs virtuais) também pode ser uma alternativa interessante. Estamos falando de chats online, por meio dos quais o paciente pode receber as mesmas informações de um sistema automatizado. A vantagem é a multiplicação da capacidade de atendimento.

Tudo isso envolve uma estratégia de hierarquização dos serviços de atendimento. Atendimento por canais digitais, por telefone e presenciais (em domicílio), além da própria telemedicina, são alguns exemplos de como isso pode ser feito.

Soluções da Sharecare que podem aliviar o sistema de saúde suplementar

A Sharecare é referência internacional em soluções de gestão de saúde suplementar, oferecendo tecnologia e expertise para otimizar os serviços oferecidos pelas operadoras.

Veja a seguir alguns exemplos de como a Sharecare pode ajudar você a aliviar a demanda emergencial causada por uma pandemia.

Programa de combate à COVID-19

A Sharecare criou uma solução completa para ajudar as operadoras de plano de saúde a dar o suporte necessário à sua população em momentos de pandemia. O programa de combate à COVID-19 inclui check-ups diários realizados pela Enfermeira Virtual Sara, consultas online (telemedicina) e suporte clínico 24 horas com médicos e enfermeiros de plantão.

Assim, você pode acompanhar mais de perto os casos sem que as pessoas precisem ir pessoalmente ao pronto-socorro.

Outras soluções

A Sharecare conta com uma plataforma completa de programas e soluções voltadas à otimização da gestão de saúde. Em diversos casos, isso ajuda a prevenir em grande escala o volume de atendimentos, sobretudo por meio da prevenção. A Gestão de Crônicos e o Envelhecimento Saudável, por exemplo, são programas clínicos que dão o suporte que grupos de risco precisam para ter uma qualidade de vida melhor.

O Coaching Preventivo é outro programa que merece destaque, sobretudo em momentos de forte estresse para a população, como uma epidemia. Seu principal objetivo é promover uma vida mais saudável e evitar o desenvolvimento ou agravamento de doenças.

Em uma situação adversa, como o trabalho remoto (home office) em uma quarentena, o apoio de um especialista é ainda mais fundamental. Esse contato ajuda a pessoa a manter bons hábitos que preservem sua saúde dentro de casa, onde há limitações para a realização de atividades físicas e socialização, por exemplo.

Por fim, vale destacar ainda que a Sharecare tem um programa voltado especificamente à questão da saúde mental. Trata-se de uma forma de identificar perfis de risco relacionados às condições emocionais mais prevalentes na população para que seja possível investir em prevenção.

Estamos falando de um suporte ainda mais fundamental em tempos de isolamento social. Com a mudança repentina na rotina de trabalho, o estresse causado pela pandemia e o próprio fato de não sair de casa por períodos mais longos, todo problema emocional deve receber atenção redobrada.

Esse tipo de trabalho só pode ser feito com o suporte tecnológico e o conhecimento que as soluções Sharecare garantem às operadoras. Então, conte com o apoio de quem mais entende do assunto e esteja preparado para lidar com momentos de pandemia da melhor maneira possível!

Se quer mais detalhes sobre essas soluções, entre em contato com a Sharecare agora mesmo!