Por que devo tomar a vacina da gripe?

13 de abril de 2020

Em virtude da pandemia causada pela COVID 19, o ministério da saúde adiantou o calendário vacinal para a gripe, causada pelos vírus influenza A e B. Essa vacina é feita anualmente, pois os vírus sofrem mutações e a vacina do ano anterior deixa de ser eficaz. Normalmente, a campanha de vacinação contra gripe começa no início do outono, fase onde ocorre um aumento significativo nos números de infecções respiratórias.

A infecção pela COVID-19 e a gripe são doenças virais causadas por agentes infecciosos diferentes. A imunidade a uma delas não protege contra a outra. Então, por que a recomendação de reforçar a campanha de imunização contra gripe neste momento?

Apesar de não proteger contra a COVID-19, vacinar a população contra gripe evita casos por esta doença, diminuindo o número de pacientes que necessitará de internação pela gripe, evita co-infecções que podem ser mais graves e auxilia no diagnóstico (caso o paciente apresente sintomas respiratórios, e já estiver imunizado, a gripe está potencialmente excluída).

Se você ainda não se vacinou e é um dos grupos de risco, ou seja, está grávida ou é puérpera, tem mais que 60 anos, possui doença crônica, é indígena ou profissional de saúde ou segurança, após o fim do isolamento e dos sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde e imunize-se. Assim, você evita uma nova infecção, prevenindo danos a sua saúde e auxiliando as outras pessoas, tanto por não propagar esta infecção, quanto evitando ter que procurar serviços de saúde de urgência nos próximos meses.

Seus familiares que estão em grupos de risco também devem ser vacinar. Neste caso, incluindo crianças entre 6 meses e 6 anos de idade.

Neste momento, atualize também sua carteira de vacinação, imunizando-se contra outras doenças infectocontagiosas.

Quem não pode receber a vacina?

Pessoas com alergia a ovo, Timerosal (Merthiolate), doenças neurológicas como Sindrome de Giullian Barre.

Fique atento ao calendário na sua cidade e não deixe de se proteger. E se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, você pode entrar em contato conosco no 0800 591 6091 e falar com um de nossos consultores de saúde.

FONTE:

https://www.saude.gov.br/component/tags/tag/gripe[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]