Prevenção, bem-estar e redução de custos: conheça o programa de Gestão em Ortopedia da Sharecare

20 de fevereiro de 2018

Por ser uma das maiores causas de afastamentos no Brasil, a dor nas costas pode impactar diretamente as atividades do cotidiano, inclusive o desempenho e a produtividade no ambiente de trabalho. Além do mais, funcionários afastados geram um aumento de custos com planos de saúde e atendimentos emergenciais, que poderiam ser evitados com ações preventivas. Este é o principal objetivo do programa focado em Cuidados Coordenados em Ortopedia da Sharecare, o único que trata lesões na coluna, ombro e joelho.

 

Monitoramento à distância

Por meio de SMS interativo, telemonitoramento, visitas domiciliares e plataforma web, que permitem acompanhar a saúde da população de qualquer lugar do país, uma equipe multidisciplinar, que conta com especialistas, entre eles enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais, faz o acompanhamento do indivíduo em casos de elegibilidade para condições ortopédicas. Em situações que a internação se faz necessária, o programa pode disponibilizar o acompanhamento de alta hospitalar.

 

Identificação

O programa realiza a identificação através da análise de sinistro e algoritmo, identificando os possíveis elegíveis com alterações como cervicalgia ou transtornos discais para a coluna, rupturas de ligamento ou lesões degenerativas para o joelho e para o ombro. Essa mesma análise também é capaz de acompanhar a evolução do paciente.

 

Benefício mútuo

Dessa forma, a solução reflete – indiretamente, mas de forma eficaz – na redução de custos com internações, absenteísmo e queda de produtividade, comuns quando a população não recebe esse tipo de acompanhamento. A ideia é propiciar um cuidado contínuo – com base no conceito de “Continuum” de cuidado – focando a atenção no indivíduo e não apenas na sua queixa de dor, mas em todas as áreas desde a saúde emocional, social, ambiental, física e acesso ao serviço de saúde, resultando em uma fonte de benefício mútuo entre a empresa e seus funcionários.